O QUE JÁ ESTÁ RUIM PODE PIORAR
Ou... SIGMUND FREUD EXPLICA...

Por David Leite | Terça-feira, 05/03/2013 | 09h42
Ontem, num gesto de humildade e respeito ao público, que não suporta mais tanta baixaria no rádio sergipano, patrocinada por um jornalismo amador e disposto a tudo para conquistar uma audiência (também) tosca, o deputado federal André Moura reconheceu que exagerou no bate-boca de sexta-feira no programa do jornalista George Magalhães, e pediu desculpas aos ouvintes.
Vejam bem: uma coisa é tratar na imprensa de assuntos do interesse público – inclusive os de ordem patrimonial dos adversários, ponto que importa em qualquer debate, frise-se –, outra é atacar a vida pessoal de quem quer que seja, como ocorreu no “debate” na Mega FM, reprisado ontem em todos os seus maléficos instantes – valha-me Céus. Santa glória da mediocridade...
Volto a tratar deste tema chato porquanto, até o momento, o deputado Mendonça Prado fez-se de rogado. Magnânimo em seu narcisismo, ainda não se dignou – como fez seu colega de parlamento – em desculpar-se com a patuleia pelo espetáculo malévolo! Ou seja, se não o fez é porque certamente acredita que estava mais do que certo no seu comportamento nefando...
Não estava, não, nobre deputado Mendonça Prado... E pior – se é que pode haver algo ainda mais podre! –, o representante do Democratas diz via Twitter: “Estou à disposição para novos debates. É o melhor método de aprimoramento do processo democrático e conhecimento das pessoas.” Debate? Que debate? Sinceramente, Mendonça Prado precisa antes passar por um processo de rehabit*, se quiser retomar qualquer discussão pública com seus adversários – e usar de ansiolíticos, para manter a fleuma.

FREUD EXPLICA – A psicanálise em sua concepção filosófica jogou uma pá de cal no antropocentrismo. Mostrou que não somos nem mesmo o centro de nós mesmo, por estarmos sujeitos às pulsões advindas do inconsciente. Esta foi a grande contribuição de S. Freud à humanidade: consolidar a pequenez do homo sapiens! Pena que de nada tenha valido esse gigantesco esforço intelectual para algumas mentes que se acham portadoras de divinal sapiência...
- - - - 
- - - -
(*) Do Inglês, Rehabit é a contração do advérbio Rehabilitation, processo clínico ou terapêutico usado para tratar pessoas com dificuldades de manter a sobriedade mental por razões diversas, incluindo as de ordem psicossocial (fobias, neuras...) e cognitiva ou por dependência de fármacos e outros elementos químicos (drogas em geral).

BATE-BOCA NO RÁDIO:
QUE O BOM SENSO PREVALEÇA

Por David Leite | Segunda-feira, 04/03/2013 | 14h27
Tal não foi a minha surpresa – muito positiva, aliás! – ao ouvir nesta manhã, no programa do jornalista Gilmar Carvalho, o deputado federal André Moura admitir o erro na discussão de sexta-feira com o colega de Câmara Federal Mendonça Prado e pedir desculpas ao público. Um gesto nobre, porquanto denota que podemos esperar um debate de melhor nível de agora em diante.
De fato, a repercussão do miserável bate-boca foi a pior possível em todos os recantos da sociedade – imbróglio com prejuízo sobretudo à política, que anda em baixa no Brasil e tem sido alvo da indiferença do povo. Ao admitir que aquele tipo de debate nada constrói e resignar-se diante dos ouvintes, André Moura busca mostrar que há caminhos mais elevados à discussão política.
Espera-se agora que o deputado Mendonça Prado, pessoa educada e que certamente tem bom senso, também possa ter o mesmo gesto de elegância, em benefício de sua imagem pública e da política, que ele abraçou como profissão. Ter humildade é sem dúvida um ato de superior sabedoria...
E que fatos assim jamais se repitam, para o bem dos nossos ouvidos!

BATE-BOCA NO RÁDIO: QUE LIÇÕES PODE-SE TIRAR DO EPISÓDIO?
OU... CENSURA, OS PETISTAS SÃO ASSIM: NÃO DESISTEM NUNCA

Por David Leite | Sábado, 02/03/2013 | 20h38
Um assunto pode numa primeira vista nada ter a ver com o outro. No entanto, casam como luva. Na sexta-feira, os ouvintes de rádio em Aracaju foram surpreendidos com a discussão absurda de dois parlamentares federais. Ontem também, o Diretório Nacional do PT divulgou a resolução pela qual defende um “novo marco regulatório das comunicações”, nome pomposo para esconder o real intento do “controle da mídia”, mera perífrase para se referir à censura.
O jornalista George Magalhães é bastante conhecido no rádio sergipano. Apresenta nas manhãs de segunda-feira a sexta-feira um programa ao estilo “o que rolar, rolou” – aliás, assim é o rádio em Sergipe: programas “jornalísticos” sem pauta, sem roteiro, sem produção... e muitas das vezes, sem vergonha!
O homérico bate-boca envolvendo os deputados federais Mendonça Prado e André Moura dispensaria registro, não fosse o fato de carregar um aspecto terrível: a corroboração do apresentador do programa A Hora da Verdade. George Magalhães permitiu desde o início ataques à honra, além de injúrias de toda ordem, sem intervir nem cobrar decência e decoro.
O primeiro ataque veio de Mendonça Prado. Não eram críticas dirigidas ao mandato de Eduardo Amorim e sim à pessoa do senador, que seria comandado pelo irmão – verdadeiro alvo do deputado. Dentre outras insinuações contra o fazer político da família, disse ele: “Os Amorins, um fala mas quem manda é o outro. Pergunto à sociedade: quem é Edivan Amorim? Como trabalha? Qual o seu perfil, já que ele é quem manda? O senador é apenas uma marionete nas mãos do irmão.” Mendonça Prado fez ainda menção ao partido do senador: “Esse PSC é um partido de duas caras. Em Sergipe diz uma coisa, em Brasília faz outra.”
Era evidente que Mendonça Prado queria confrontar diretamente Eduardo Amorim. Seria o fito destilar seu ódio ao irmão do senador, por quem transparece nutrir um ciúme visceral de tendência patológica? Se era, o deputado cometeu o erro tático de citar o PSC, obrigando George Magalhães a ouvir também o presidente do partido em Sergipe, André Moura. A festa começou...
Feito pinto na lama, o jornalista George Magalhães estava feliz... Havia chamado a atenção de parte da audiência, que por meio das redes sociais digitais repercutia os impropérios de Mendonça Prado – gente ligada ao PT, sobretudo!
André Moura começou sereno. Rebateu as críticas de Mendonça Prado ao PSC e analisou as supostas razões que o moveriam: “O deputado quer se promover politicamente às custas dos irmãos Amorim. Em Brasília é um parlamentar opaco, sem brilho, que ninguém conhece. Queria 15 minutos de fama e conseguiu. Ele tem inveja do nosso sucesso. Vamos comparar os mandatos? Ele tem dez anos de Câmara Federal. Eu tenho dois. Vamos ver quem trouxe mais benefícios para os municípios sergipanos, sem olhar a que partido pertence o prefeito. É assim que trabalhamos e isso incomoda Mendonça Prado.”
O comentário de André Moura quanto à inveja enfureceu Mendonça Prado, que o chamou de “ficha suja” e disse ao presidente do PSC para ter “vergonha na cara”. Daí em diante, o nível da discussão desceu a patamares impublicáveis!
A questão é: por que o jornalista George Magalhães permitiu que se chegasse até àquele ponto, quando poderia ter dado um basta muito antes? Por que deu mais tempo aos ataques de Mendonça Prado? Por que anseia por outro confronto na próxima sexta-feira? E finalmente, por que deixou para dizer que “aquilo tudo havia sido uma baixaria” apenas nos 30 segundos finais do programa?
É por essas atitudes que o rádio sergipano enfrenta uma grave crise de confiança – aliás, afora alguns poucos jornalistas e veículos, a credibilidade da imprensa em Sergipe está em queda livre! Os ouvintes concordam que episódios assim não devem se repetir pois desgastam a todos e provocam a sensação de vivermos um tempo no qual impera o regime dos sem-noção! E aí, o bicho pega...
É por esse tipo de comportamento – e também porque deseja controlar a opinião contrária ao petismo, sobremodo após o Mensalão – que desde o governo de Mulla da Silva o PT tenta criar mecanismos para censurar a imprensa. Até agora deu com os burros n’água. Mas nunca se sabe... Percebam que o tal “controle da mídia” voltou a ser pauta urgente e inegociável para os petistas depois da condenação dos chefões do partido. Eles querem uma imprensa calada, impedida de vigiar os seus corruptos, os peculatários do poder e os quadrilheiros.
Mesmo assim, com total descaramento, o presidente do PT Rui Falcão quer o apoio dos jornalistas para a tal resolução aprovada ontem. Diz que é tudo em favor do mercado de trabalho e da liberdade de expressão. Mas quem conhece o PT sabe como o partido age. Uma prova recente da pluralidade e da imprensa livre que o petismo defende foi a recepção dada pelos seus acólitos à jornalista cubana Yoani Sánchez... Controle da mídia? Fujam desse cabrunco...

AGORA, O PT NÃO PARA DE MIMAR O NEGÃO – DANOU-SE!

Por David Leite | Quinta-feira, 28/02/2013 | 11h10
...
A vida é cheia de surpresas... A iminente derrota do projeto do PT de permanecer no comando do Governo de Sergipe já em 2014 balançou o tutano da turma do poder. Na terça-feira, o mundo político local assustou-se com o afago da proprietária de Organizações Não-Governamentais enroladas com a Justiça Federal deputada Conceição Vieira ao prefeito de Aracaju João Alves Filho: "Quem quiser nos apoiar é importante... A gente deve agradecer... Se pessoas que tinham (?) outro jeito de pensar entenderem que devem colaborar com esta visão para somar, devemos acolher, sendo o projeto do partido."
Ontem foi a vez de outra destacada militante do PT, a professora Ana Lúcia Menezes, atacar de esquecida de todos os impropérios ditos durante toda a sua vida contra os eternos adversários. Para espanto da turba, ainda atordoada com a extremada mudança de opinião do PT, disse ela "que tanto no PT quanto no DEM há pessoas progressistas e não progressistas". É mesmo?
Concordando com o jornalista Diógenes Brayner, prever fenômenos políticos não é tarefa fácil. Mas ouso dizer que fusionar PT e DEM – composição complexa e quase impossível, pelo perfil histórico de ambos os partidos –, soa mais como pura bruxaria política do que como uma aliança eleitoral em si...
O Negão sonha com a possibilidade de retomar o governo. Não por apego pessoal – o que não se pode dizer de assessores e aliados seus –, mas pelo fato de achar que ainda não cumpriu totalmente sua missão de vida pública. Como o prefeito vive um momento de estrela política e passou a ser um nome lembrado pelos eleitores, até o PT sente-se no direito de mimar-lhe o ego!
Otário, o Negão nunca foi... Não creio que vá cair nesse fajuto canto de jacaré de beira de rio! Mas... em política... tudo... 

- - - - -
O bom da vida é rir... muito! Sempre... Boa tarde, amigos..
A boa de hoje de #HumorDoDia! (Clique na foto para ampliar).

PT ACHA NORMAL TER JOÃO ALVES FILHO NO PALANQUE

Por David Leite | Com informações de Universo Político*
Destacada militante do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, a proprietária de ONGs enroladas com a Justiça Federal, deputada estadual Conceição Vieira, saiu-se anteontem com uma pedrada política que passou quase despercebida, apesar de conter veneno suficiente para matar dez elefantes com uma única gota.
Indagada sobre a possibilidade de o candidato a governador do grupo liderado por Marcelo Déda ter em seu palanque em 2014 o reforço do prefeito de Aracaju João Alves Filho, a petista afirmou (sem qualquer cerimônia, como se estivesse falando de antigos amigos): "Quem quiser nos apoiar é importante... A gente deve agradecer... Se pessoas que tinham (?) outro jeito de pensar entenderem que devem colaborar com esta visão para somar, devemos acolher, sendo o projeto do partido." Ué, que história é essa de "tinham"? E não têm mais? Danou-se...
Pelo lado da senadora Maria do Carmo, não creio que essa estrovenga eleitoral vingue. Certamente, ela jamais esquecerá o que viveu com a violenta perseguição do PT a sua família. Quanto ao deputado federal Mendonça Prado, paira a dúvida: para combater uma possível candidatura de Eduardo Amorim, ele talvez se aliasse a Lúcifer, tamanho o desejo de defenestrar o senador na disputa.
Já o vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado, fiel escudeiro de João Alves Filho por mais de 35 anos, talvez não enxergasse vantagem em alianças sem que o cabeça de chapa fosse o Negão! O próprio João Alves Filho tem restrições graves ao PT. Mas como intenta fazer uma "revolução" em Aracaju, alianças – até as mais estapafúrdias, se seladas sob o fito de trazerem algum alento ao seu projeto administrativo – seriam bem-vindas, certamente.
Conceição Vieira não disse o que disse de graça! Há um boato segundo o qual DEM e PT estariam dialogando, sim... Toda ação suscita uma reação contrária com força idêntica, diz a lei da física. O PT sabe muito bem que, caso João Alves Filho não seja candidato, terá de lidar com um osso duro, muito duro de roer numa campanha homérica. Arrumar a casa, buscando fortalecer com alianças um nome governista, é a prioridade. Sobretudo quando se sabe que o grupo dos Amorim não está para brincadeira...
- - - - - - - - - -
(*) Leia mais: http://www.universopolitico.com/exibir.php?noticia=16339&u=petista-defende-candidatura-de-jackson-barreto-e-aceita-joao-alves-no-palanque.



Atualizado às 14h50
. . . .
JOÃO VAI SE SUJEITAR A SER CABO ELEITORAL
DE QUEM LHE TACHOU DE BANDIDO?”
A polêmica continua... O líder da oposição na Assembleia de Sergipe deputado Venâncio Fonseca ironizou na sessão de hoje do parlamento o desejo declarado de alguns petistas em ter o prefeito João Alves Filho no mesmo palanque do candidato do governador Marcelo Déda em 2014...
Disse ele, em tom de total descrédito: “Agora eles precisam de outra boia de salvação. O PT se segurou em Eduardo Amorim para não cair em 2010. Em 2014 querem João Alves Filho porque agonizam politicamente. Pedem arrego ao Negão, mas quem é do ramo já os conhece. Massacraram, desqualificaram, humilharam, falaram mal a vida toda. O Negão liderou sem poder, deu a volta por cima e passou a ser desejo eleitoral. Só acredita (na aliança PT/DEM ) quem não conhece João Alves Filho.”
- - - - -

A QUEM INTERESSA ANTECIPAR
A SUCESSÃO DE MARCELO DÉDA?

Por David Leite | Segunda-feira, 25/02/2013 | 20h30
A sucessão ao governo sergipano já começou num certo gabinete da Prefeitura de Aracaju. Uma bateria de ataques coordenados está em curso. O alvo preferencial – aquele a quem se deve combater – também já foi estabelecido! Trata-se de uma ação executada à revelia do prefeito João Alves Filho...
As querelas terão como palco básico as redes sociais – destaque para o Twitter! O objetivo é interromper qualquer mínima empatia pública por meio do desgaste da imagem de um candidato que se mostra bastante forte nas maiores cidades do interior mas não teria (ainda) o mesmo potencial de votos em Aracaju.
A tese soa intangível num aspecto: trocar um passarinho na mão por dois voando talvez não seja uma proposta aceitável mesmo a um João cujo magnetismo popular é incontestável – no interior inclusive! A não ser que a concorrência esteja muito debilitada e o povo enxergue nele de novo a “única” alternativa.
Eis o mote da estratégia urdida no tal gabinete citado no introito do escrito: fuzilar o cabedal político na capital deste que ameaça fazer sombra à candidatura de João Alves Filho – mesmo que o prefeito não esteja diretamente envolvido no processo! Tudo quase perfeito até nos mínimos detalhes... Quase!
E se o suposto adversário aceitar debater? E se os aliados do suposto adversário passarem a exibir publicamente os desejos ocultos por trás dessas ações? E se esses mesmos aliados do suposto adversário passarem a tratar o prefeito no parlamento de Aracaju como adversário? É aí onde mora todo o perigo!
Talvez não seja uma boa ideia tratar da sucessão com tamanha antecedência... Pelo menos nos termos propostos até agora.

- - - - - 
Atualizada em 26/02/2013 às 18h27
O QUE JÁ ESTÁ RUIM PODE PIORAR AINDA MAIS
Dizia Dona Caçula, minha Santa Vó – que Deus a tenha numa suíte celestial porquanto merecedora: "Homens inteligentes jamais se cercam de gente burra." Queria eu levar este conselho a dois políticos que admiro: João Alves Filho e José Carlos Machado!
Digo isso porque uma turma aloprada ligada ao Poder Municipal está promovendo uma campanha temerária, que me parece extremamente perigosa do ponto de vista politico. Por certos canais, fiquei informado que é algo feito à revelia da cúpula!
Denominada #EuNãoVotoEmAmorim, a torpe campanha tem sido engendrada via Twitter e visa, naturalmente, desgastar o provável candidato ao Governo de Sergipe, senador Eduardo Amorim. Como o grupo comandado pelo parlamentar apoia o prefeito de Aracaju – ajudou a elegê-lo e lhe dá suporte na Câmara de Vereadores –, não há como negar que tal ação desgasta qualquer aliança...
Agora, a questão essencial: por que começar tão cedo uma campanha que só se iniciará, de fato e de direito, a partir de meados de 2014, sabendo-se inclusive que o próprio João Alves Filho tem negado que seja candidato?
Dona Caçula, mais do nunca, estaria certíssima...  

POLÍTICA É A ARTE DE ILUDIR

Por David Leite | Segunda-feira, 25/02/2013 | 14h50
Na política nem sempre um NÃO representa um verdadeiro não, aquele que se sente na alma do alheio – o contrário também é absolutamente válido! Ao negar que esteja em campanha pela cadeira de Marcelo Déda, o senador Antônio Carlos Valadares inspira suspeitas nos bastidores, e já se fala até em conspirações.
Como bem ironiza num artigo publicado hoje no portal www.clicksergipe.com.br o advogado e professor da UFS José Lima Santana*, “política é acima de tudo circunstâncias. No momento, Valadares, que acaba de declarar que Jackson Barreto é o candidato (dele), pode estar mexendo seus pauzinhos, a fim de que o Diretório Nacional do seu partido 'exija' a sua candidatura a governador, formando um palanque para Eduardo Campos, se este for mesmo candidato à Presidência da República como se apregoa? Pode, sim. Valadares é um dos sergipanos mais afeitos às tramas políticas. Sabe como ninguém mover-se no tabuleiro dos conchavos e dos cochichos”.
Eis o barato do caro: se o vice-governador sergipano, o cabra que agora foi colocado na geladeira por Marcelo Déda, acreditar na cantilena do senador e ficar à espera do sonhado mandato sentadinho, a derrota será vexaminosa.
Como sabe em que pau trepa, talvez o caro Jackson Barreto não se deixe iludir pelas promessas do senador Antônio Carlos Valadares – o tipo que não-diz-mas-finge-que-diz-e-desdiz! Deixemos o veredicto para mais uns meses... adiante!

- - - - - - - - - - - -

PIMENTA NO FIOFÓ DOS OUTROS

Por David Leite, com informações do Bom Dia Brasil | 22/02/2013 | 12h45
O Bom Dia Brasil de hoje apresentou mais um caso de descaso – perdão pelo cacófato, mas não dava para dizer outra coisa – sobre a saúde pública em Sergipe. Veja a manchete (assista ao vídeo com a matéria no link abaixo):
Falta de medicamentos atrapalha pacientes com câncer em Sergipe
“Nos últimos três meses a distribuição tem sido irregular no hospital público referência no tratamento de câncer no estado. O problema está nas dívidas com fornecedores acumuladas pela fundação que administra o hospital.”
É desumano ver os pacientes pobres morrendo feito baratas por falta de remédios. Motivo para a ignóbil façanha: a gestão de Marcelo Déda tem dívidas milionárias com os fornecedores de medicamentos, algumas acumuladas há meses. A turma do PT alega que as pendências estão sendo renegociadas. “Mas ainda não há prazo para normalizar o abastecimento” – isso mesmo, prezados leitores: NÃO HÁ PRAZO PARA NORMALIZAR O ATENDIMENTO!
Enquanto isso, que morram os pobres... Pior, mesmo que os pacientes tivessem condições financeiras para comprar os remédios, certos medicamentos usados no tratamento do câncer não estão disponíveis nas farmácias. Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Depender da competência da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe para se manterem vivos é dose para leão.
Agora, vejam o cinismo do governo Marcelo Déda, para justificar tamanha irresponsabilidade – verdadeiro genocídio: a fundação que administra o Huse – ex-Hospital João Alves Filho – diz que alguns remédios em falta não fazem parte da lista obrigatória do Ministério da Saúde. Santa cara de pau!
O Ministério Público já avisou que o estado tem obrigação de garantir a assistência integral aos pacientes. Mas, de modo leniente, ainda não pediu a prisão de nenhum gestor da FHS/SE por crime de responsabilidade (clique na imagem para ampliar).
Ainda bem que Marcelo Déda tem seu plano de saúde e pode tratar-se em São Paulo, tendo assistência de primeiro mundo! Se dependesse do atendimento do serviço público que ele finge gerir para curar o câncer que o acomete, talvez o governador já tivesse partido desta para outra... Cabra de sorte!

- - - - -
- - - - -

Atualizado às 17h32
FALTA MACHO PARA BOTAR NA CADEIA
QUEM DEIXA O POVO MORRER NO HUSE
Está na hora de o Ministério Público de Sergipe criar coragem, mostrar a que veio e pedir a prisão imediata da secretária estadual de Saúde Joélia Silva Santos, da diretora-geral da funesta Funesa (Fundação Estadual de Saúde) Cláudia Menezes Santos e do diretor operacional do calamitoso órgão Wagner Andrade por crime contra a vida e gestão temerária de serviço público essencial.
Conforme material publicado mais cedo (texto acima), apresentei aos caros leitores a repercussão no Bom Dia Brasil de hoje da falta de medicamentos de combate ao câncer no Huse – ex-Hospital João Alves Filho. No Brasil é assim: o cidadão que depende do serviço de saúde pública morre a míngua por falta de atendimento adequado e ninguém, absolutamente ninguém é punido!
Esse quadro dantesco somente mudará no dia em que o Código Penal seja usado com rigor para trancafiar quem não cumpre com o dever em funções públicas essenciais. Basta que o primeiro seja processado, condenado e preso por no mínimo 15 anos – pena prevista para homicídio – para que o povo passe a receber assistência decente. Basta um, senhores promotores do MPE/SE... só um!

Atualizado às 18h40
NOTA DO GOVERNO TENTA CONVENCER
QUE ESTÁ TUDO EM ORDEM NO HUSE
Acabo de receber do jornalista Sales Neto, secretário estadual adjunto de Comunicação, material publicado pela Agência Sergipe de Notícias que contesta o jornalismo da TV Sergipe, autora da denúncia quanto à falta de medicamentos de combate ao câncer veiculada hoje pelo Bom Dia Brasil.
Quem tiver interesse (e estômago) de ler a contestação governista, favor acessar o material neste link:http://agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:32160/bom_dia_brasil_exibe_materia_de_caso_ja_solucionado_na_oncologia_do_huse.html.
Meus caros, a nota do governo pode até ser verdadeira! Tudo talvez esteja funcionando normalmente, como afirmam. Mas e o estrago já feito na vida dos pacientes acometidos de câncer que ficaram dias e até semanas sem usar a medicação essencial para lhes permitir a cura – ou ao menos uma sobrevida?
A própria nota admite tal possibilidade no caso da estudante Juliana Santos, alvo da matéria da Rede Globo: – "Não podemos assegurar que a falta de medicamento não comprometeu o tratamento da paciente. Mas o que me incomoda – diz a coordenadora do Ambulatório de Oncologia do Huse Rute Andrade – é fazer uma matéria requentada, de uma falta de medicamento que já foi sanada há dez dias. Queria que falassem se hoje, sexta-feira dia 22 de fevereiro, tem falta de medicamento", desabafou, acrescentando que a paciente Juliana lhe disse que a produção do Bom Dia Brasil tinha sido informada, na quinta-feira, 21, que o problema tinha sido resolvido.
Enfim, palavras são palavras e as minhas permanecem como ditas mais cedo!

JOÃO ALVES FILHO ENFRENTA A DUREZA DA REAL REALIDADE

Por David Leite | Quinta-feira, 21/02/2013 | 15h40
Era óbvio que estaria precariamente surrada a situação financeira da Prefeitura de Aracaju após onze anos sob o comando do garboso Marcelo Déda (2001-2006) e do milionário comunista de boutique Edvaldo Nogueira Opará (2006-2012), figuras a quem ninguém de bom senso confiaria sequer a administração de uma padaria de bairro! Na minha santa inocência, eu mesmo imaginei que o próprio João Alves Filho soubesse disso melhor do que ninguém...
Na campanha, João disse repetidas vezes que havia estudado em profundidade os graves problemas da Prefeitura de Aracaju e teria para todos eles a devida solução. Não o faria por meio de nenhum tipo de magia celestial, mas através de ações competentes – coisa que a turma que saiu não tinha noção do significado, convenhamos! Agora, vem a triste realidade: parece que até o Negão (também) foi pego de calças curtas, prezados leitores. Resta saber se foi enganado por seus estudos ou não foi um aluno devidamente aplicado.
Eis que ontem, o prefeito da capital sergipana foi à Câmara de Vereadores e desabafou choroso: “A Secretaria de Saúde não tem dinheiro para cobrir as despesas (mais comezinhas)... está (literalmente) falida! Este mês, só fechamos as contas com a posse de recursos da Secretaria de Finanças.” Para quem achava que seria um passeio – o que em verdade não inclui o próprio João Alves Filho, frise-se –, eis a dureza da real realidade...
A questão é uma só: não adianta agora chorar o leite derramado! Marcelo Déda passou quase um mandato inteiro culpando o governo de João Alves Filho, à quem atribuía a própria inação. Então líder governista na Assembleia, Francisco Gualberto falava mais no nome do Negão do que no do próprio chefe. Secretários do governo não passaram um único dia sem citar a “herança maldita” deixada pelo predecessor. E aquela difamante campanha resultou no quê? João Alves Filho ganhou de bandeja um mandato de prefeito, como herói de uma Nova Era...
Talvez seja o momento de João Alves Filho e sua turma pararem um pouco para refletir acerca das terríveis consequências advindas de evocar com inconveniente recorrência a alma penada da gestão que jaz sepultada e (ainda, graças aos Céus) permanece detida numa cripta no Inferno. Por que não dar tempo ao tempo? Por que não começar a trabalhar? Por que não mostrar que tem competência para fazer e ponto final?
O alento para todos que trabalhamos para eleger e votamos em João Alves Filho é que por enquanto – aliás, de igual forma como ocorreu com Marcelo Déda no início do seu mandato –, o Negão ainda tem muito, muito cacife político para torrar com choradeiras... e o povo aracajuano segue confiante de que ele, ao fim e ao cabo, fará uma grande gestão!


MANDA ESSE SEU POVO TRABALHAR, NEGÃO...

Por David Leite | Quarta-feira, 20/02/2013 | 18h55
O tempo voa... Parece até, 2007 foi ontem – início da gestão do PT e deste meu acabrunhado ABRA-O-OLHO. João Alves Filho vivia um duplo inferno astral. Ainda abatido pela injustificável derrota mesmo no poder, o ex-governador também estava sendo vítima de uma cruel campanha de difamação pública.
A máquina de assassinar reputações criada por Marcelo Déda abusou dos meios de comunicação para achincalhar a aura de gestor sério e competente do Negão. As acusações eram tremendas: Lei de Responsabilidade Fiscal não cumprida, dilapidação de recursos federais, sobrepreço em obras e dívidas milionárias.
A serenidade de João naqueles difíceis momentos contrastava com a selvageria da turma governista. O maior contendor era o então secretário de Fazenda Nilson Lima. Por vezes, ele quase chorava quando buscava explicar no rádio e na TV as “imensas dificuldades enfrentadas pelo governo” do PT por causa da “irresponsabilidade do ex-governador”.
A gritaria só acabou quando o próprio Nilson Lima foi a Assembleia dizer diante de deputados aturdidos que de forma espetacular, sob sua batuta, a Fazenda havia economizado inacreditáveis R$ 1 bilhão – inacreditáveis pois ninguém que está quebrado faz poupança! As acusações contra o Negão viraram piada...
De modo surpreendente quem agora usa da mesma perversa artimanha para desqualificar moralmente um adversário é a turma de João Alves Filho. Esses cabras devem ter esquecido das injustiças que tanto o amarguraram por serem atos irresponsáveis. E que esse feitiço não funcionou contra o ex-governador.
Tem causado incômodo aos ouvidos da patuleia a recorrente menção da gestão do comunista de boutique Edvaldo Nogueira Opará nas declarações dos principais assessores de João. Nilson Lima – espécie de profeta do Apocalipse – e Carlos Batalha até já são acunhados por aí de agulhas de vitrola emperrada.
A ladainha sem fim cospe os mesmos insultos ditos contra a administração do Negão em 2007: dívidas milionárias, gestão temerária, insegurança para pagar servidores e fornecedores... Aliás, Edvaldo Nogueira fez recentemente uma revelação interessante sobre o relatório da gestão do prefeito João Augusto Gama (1997-2000) feito por Nilson Lima quando era secretário de finanças de Marcelo Déda (2001-2006): “Quando fomos ver, não era nada daquilo... O mesmo ele faz agora.
Ataques contra a gestão de predecessores soam inconvenientes pois jamais fogem da picuinha política! Alguém precisa pedir a equipe de João Alves Filho para esquecer de vez o mandatário que se foi e começar a trabalhar de verdade, pois os problemas da cidade são muitos e exigem atenção redobrada.
O melhor juiz do ex-prefeito já o julgou. Foguinho não elegeu seu sucessor e ainda deixou o cargo com grande rejeição. Que vantagem há em bater num “cachorro morto”? No caso em voga, como ocorreu com João Alves Filho lá atrás, a desmoralização acaba sobrando para quem faz esse tipo de “denúncia”...
Contudo, o fato mais estranho de toda esta improdutiva querela pública, o que mais desnorteia os pensantes, é observar o silêncio de aliados e ex-assessores de Edvaldo Nogueira, hoje solitário em sua defesa. Cadê a cambada do PT, do PCdoB, do PSB e do PMDB que mamou sem pejo nesses últimos doze anos*? Sem mencionar a imprensa de aluguel e os ratos de ocasião!
Fiquei com tanta pena de Foguinho, abandonado por esses desgraçados arredios, que agora fogem de seu benfeitor como o Diabo da cruz – e Marcelo Déda do trabalho... –, que resolvi escrever este líbero em defesa do bom camarada. Sem as virtudes do poder, ele agora retoma o papel do comunista solitário de outrora. Milionário é verdade, mas apenas um comunista solitário...

- - - - -
(*) Naturalmente, há muita gente que trabalhava na gestão anterior e pessoas ligadas aos adversários do Negão que foram devidamente aproveitadas pela nova gestão por serem “competentes”, conforme disse o prefeito.

Veja entrevista de Edvaldo Nogueira ao Bom Dia Sergipe na segunda-feira última, detonando o besteirol ignóbil da turma do Negão contra sua gestão: http://g1.globo.com/se/sergipe/bom-dia-sergipe/videos/t/edicoes/v/ex-prefeito-fala-sobre-as-contas-da-antiga-gestao-de-aracaju/2412280/