UÉ, A CARNALITA SE DISSOLVE NO SOLO?
Começando pelo começo: muito se falou sobre esse mineral denominado carnalita, mas ninguém disse do que se trata e muito menos a que serve, somente se tratou do componente econômico (mal) e da confusão política (muito). A engenheira química e professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica do UFRJ Marisa Nascimento comenta: “Desde a Antiguidade se conhece, empiricamente, a importância do potássio no metabolismo das plantas. Há referências desde o século III a.C. do uso como fertilizantes de cinzas resultantes da queima de árvores, material contendo uma concentração expressiva de potássio (…) O potássio está presente em numerosos minerais, a maioria com presença significativa de potássio na sua rede cristalina, mas apenas um pequeno número deles são considerados de interesse econômico, caso da silvinita e da carnalita.”
Segundo Marisa Nascimento, “no Brasil, as reservas medidas de potássio são da ordem de 16 bilhões de toneladas, incluindo-se aí os depósitos de silvinita e carnalita. Atualmente, as jazidas mais exploradas (de silvinita) encontram-se em Sergipe”: sub-bacias Taquari-Vassouras e Santa Rosa de Lima (localizadas em Rosário do Catete, Carmópolis e Santa Rosa de Lima) – esses grandes depósitos foram descobertos em 1963, durante trabalhos de prospecção de petróleo na região. Até então, coisa de uma década e meia, a tecnologia permitia apenas explorar e processar a silvinita. A Vale do Rio Doce – VRD, patenteou um novo processo de prospecção e refino, tornando viável explorar comercialmente também a carnalita.
Há cerca de uma hora, através do Twitter, um assessor do governo estadual publicou a seguinte nota: “Jackson Barreto: Que resposta vamos dar as futuras gerações se perdemos essa oportunidade histórica de explorar o potássio de Sergipe?” A questão intrigante é saber se a carnalita vai se dissolver no solo e transformar-se em água ou quem sabe até em vinho – para mim, seria um achado fenomenal e se o nosso Terroir* for aprovado pelos grandes enólogos, entraremos no seleto grupo dos melhores fabricantes de vinho do mundo. Santa danação, gente! Se não for explorada agora, a carnalita poderá gerar riqueza mais adiante, em benefício das futuras gerações. É uma riqueza do solo sergipano, e acabou...
Ademais, mesmo que a VRD detenha a patente de prospecção e processamento da carnalita, o que impede que outras mineradoras também criem seu processo e possamos mandar essa barraqueira pru quintos dos infernos? Não esqueçamos que os chineses têm mineralogia de ponta, tão ou até mais sofisticada do que a desenvolvida no Brasil, e estão fuçando por dinheiro.
A carnalita virou tema político porque interessa ao governador Jackson Barreto explorar cada pedaço de polêmica que possa travar com a oposição. O prefeito Ezequiel Leite está correto ao defender Capela como local adequado para a exploração do minério. O caro advogado Ivan Bezerra**, com quem tenho contendas e divergências, fez a ponderação mais ajuizada que encontrei sobre a carnalita entre o lixo escrito na Internet: Não há dúvida que a fábrica da Vale do Rio Doce é importante para Sergipe. No entanto, torna-se necessário analisar esse projeto com mais vagar? Por que determinado município vai ser a sede da fábrica, enquanto Capela, apesar de possuir a maior jazida, não foi escolhida? Critérios técnicos? Somente uma pessoa ingênua ou mal-intencionada, pode pensar que foram os critérios técnicos que orientaram a escolha. Possivelmente, interesses partidários, contrapartidas financeiras e fundo de financiamento de campanha política, tiveram grande peso nessa escolha, levando-se em conta o Brasil como ele é.
Para bons entendedores, já servem apenas algumas palavras...

Por David Leite | © 2014 | Com informações de fontes diversas | Reprodução autorizada se citada a fonte
-----------------------------------
(*) Terroir é um termo de origem francesa e significa originalmente uma extensão limitada de terra considerada, para fins e aptidões agrícolas, ideal à produção vitícola.

(**) Veja o texto original emhttps://www.facebook.com/Ibezerra52/posts/731278763573426.