LUIZ EDUARDO COSTA, UM “CARCARÁ”?
Por David Leite | 23/06 às 09h25
A turma da esquerda não brinca... Circula na internet essa belezura de meme a ilustrar este comentário (clique na imagem para ampliar). O autor é oculto, não o assina, mas há quem suspeite do Sindicato dos Professores, com justa razão. Há quatro semanas, o colunista domingueiro do Jornal do Dia, jornalista Luiz Eduardo Costa (LEC), desanca em críticas ferrenhas a representação do magistério e sua estrela maior na série de artigos “O estilo 'carcará' do Sintese e da deputada”.
Uma rápida pincelada sobre LEC: proprietário da Xingó FM em Canindé (SE), é servidor público comissionado do Governo de Sergipe, sem vínculo; foi secretário de Comunicação na gestão do governador Antônio Carlos Valadares e, à época, financiava-se através do semanário “O Quê”, jornal mantido basicamente com recursos de órgãos da administração pública (prefeituras e governo); com a chegada do PT ao poder (2007), foi alçado ao posto de “éminence grise” (ou “eminência parda”), espécie de assessor ou conselheiro que atua “nos bastidores”, ou seja, de forma não-oficial – é nesta condição que escreve dominicalmente.
A série de artigos causou revolta entre os sindicalistas e assessores da deputada Ana Lúcia Menezes. Há quem enxergue certa ingratidão de LEC, por conta dos anos de conforto obtido durante as gestões de Marcelo Déda. “Ele não teria essa ousadia, fosse este ainda um governo do PT”, comentou uma fonte que prefere o anonimato. Faz sentido, especialmente pelo tom da crítica. De uma hora para outra, como um flato intelectual, LEC passou a ter preocupação com o futuro dos alunos da Rede Estadual de Ensino, como se a derrocada da educação pública tivesse seu início de um mês para cá.
De toda sorte, o meme a circular no Zapzap, mesmo sendo uma peça para fazer rir, traz uma verdade severa sobre o uso da máquina pública para detratar adversários do governo. Daí surge, então, a pertinente pergunta: quem afinal seria o verdadeiro “carcará” dessa querela?



IMPOPULARIDADE, REFLEXO DA INCOMPETÊNCIA
Por David Leite | 22/06/2015 – 08h50
Sabem aquela gerentona firme, dura, que tudo sabia e fazia, e que colocava macho para chorar por causa das broncas homéricas diante de algo que a desagradava? Era tudo invenção do marqueteiro João Santana. Ela não existe de fato, como também não existe a tal “Mãe do PAC” ou “Mãe dos pobres”, outra criação do baiano. Eram, pois, uma grande fantasia...
Como ocorreu no caso da compra de Pasadena pela Petrobras, quando foi, coitada, “enganada” (ela era presidente do Conselho da estatal) por um documento fajuto assentindo a aquisição, produzido por Nestor Cerveró, ex-diretor da petroleira condenado a cinco anos de prisão mês e meio atrás, também se sabe agora que nossa amada GovernAnta ignorava as “pedaladas” fiscais feitas sob suas ventas. Um ex-secretário do Planejamento assumiu as responsabilidades pelos “feitos”. Lamentavelmente, para o TCU, constam nos documentos a assinatura da... presidente da República.
As péssimas notícias de sexta-feira, 12/06, reforçam a “fase ruim”, o “baixo astral” do governo do PT. Não me refiro às prisões dos cúmplices do partido no Petrolão, os notórios empreiteiros. Trato apenas da economia, espelho maior da incompetência juramentada da afilhada de Mula da Silva. Vamos aos fatos: (1) A inflação continua subindo, apesar da forte contração da atividade econômica, dos juros escorchantes (13,75% ao ano) e do desemprego – bateu em 9,0% nos últimos 12 meses; (2) A projeção do PIB aponta para queda – o recuo nos quatro primeiros meses deste ano foi de 2,48% e no período de 12 meses soma 1,38%; (3) Em maio, houve queda de 115,6 mil postos de trabalho, primeiro mês de maio negativo desde 1992, quando a série histórica foi iniciada.
Como reflexo de tudo isso, das tantas patifarias praticadas contra o erário, tem-se o número aberrante da impopularidade presidencial, igualzinha a auferida por Frenando Collor de Melo meses antes de ser apeado do Palácio do Planalto por causa de um Fiat Elba pago com “sobras” de campanha. Nossa amada governanta que se segure, pois muita gente adoraria vê-la sucumbir.
---- ---- ----
Veja matéria do programa “Fantástico” de ontem, tratando sobre o tema popularidade presidencial: “Datafolha divulga nova pesquisa sobre a avaliação do governo Dilma” – http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/06/institutodatafolha-divulga-nova-pesquisa-sobre-avaliacao-do-governo-dilma.html