GUSTINHO RIBEIRO, O LÍDER DOS DORMINHOCOS
E DA CACHORRADA QUE LADRA, MAS NÃO MORDE
Enquanto escrevo estas bem traçadas linhas --hoje, graças ao computador, nem Nosso Senhor escreve doutra forma--, o letárgico líder do governo na Assembleia tira uma boa soneca. Não, minha gente, o deputado Gustinho Ribeiro não sofre de hipersonia (ou sonolência excessiva), distúrbio cuja pessoa acometida tem dificuldade para se manter acordada durante o dia. O cabra é somente membro proeminente da Confraria dos Preguiçosos Contumazes (CPC).
Aliás, certo está o relapso lagartense, quando prefere roncar até o meio dia (e depois do almoço, ainda fazer a siesta --ninguém é de ferro!). Não é moleza comparecer ao local de trabalho se ao final do mês o gordo provento cai no bolso, mesmo sem se fazer presente. Convenhamos, já seria tedioso para Gustinho Ribeiro apenas representar o governo dos famosos bichos-preguiça. A piada maior é ele representar justamente o governo dos mamíferos vagarosos, uma gestão ociosa, sendo ele próprio um indolente de marca maior! Mas dormir em demasia concede “virtudes”.
Gustinho Ribeiro tem sido alvo de piadas. A mais hilária conta sobre um pesadelo com requintes de crueldade, que supostamente teria ele tido. Dizem as más línguas que o deputado governista até caiu da cama e teve de ser medicado, após atirar a própria cabeça ao chão. Motivo: enquanto ressonava, Gustinho Ribeiro se imaginou no plenário da Assembleia e pediu um aparte ao líder da oposição, que descia o sarrafo na gestão preguiçosa. Venâncio Fonseca teria negado o tal aparte, alegando o Regimento Interno. “Vossa excelência não pode se pronunciar deitado e usando pijamas. E por favor, escove os dentes...”
A CPC é onde Gustinho Ribeiro se sente em casa. Tem homenagens de todos os tipos oferecidas pelos confrades --Medalha de Honra ao Mérito Dorminhoco”, “Medalha de Ouro em Sonolência Diurna e Noturna”, “Troféu Olímpico de Ronco e Flatulência em Sofás e Poltronas” e o cobiçado “Medalhão do Preguiçoso Real”, a mais alta honraria da comunidade roncadora... Bicho-preguiça juramentado, com anos de dormências homéricas, o líder da pestana não admite que lhe critiquem o espírito prostrado. Se alguém se atreve a fazê-lo, lá vem Gustinho Ribeiro com coisas do tipo “Vá latir longe daqui...” Opa, que cachorrada é essa? Latir?
Pensando bem, creio até que o líder dorminhoco tenha acordado para um fato que pode ter-me passado despercebido, mesmo sendo eu um sujeito hiperativo (com diagnóstico e tudo!). De uns tempos para cá, o governo sergipano mudou de mãos, e toda mudança sugere, digamos assim, uma representação no mundo animal... E eis aqui um bom motivo para a desaforada discórdia entre o PT de Marcelo Déda (a turma dos bichos-preguiça) e a gestão “transitória” do vice-governador Jackson Barreto: vivemos atualmente um desgoverno cachorro! Cachorro com a saúde, cachorro com a segurança, cachorro com os servidores públicos, cuja inflação corrói o parco salário...
Parabéns, então, ao líder dos preguiçosos e da cachorrada! Gustinho Ribeiro descobriu que animal mais se parece com o governo que tão bem representa. Não obstante, o meu querido amigo governador em exercício Jackson Barreto ser na verdade um camaleão, que muda de cor conforme a conveniência! Mas isto é assunto para outro dia, outra hora, outra conversa... Cansei! Vou tirar uma roncadinha, gente!
Por David Leite | 07/11 às 17h50 

O COMUNISTA DE BOUTIQUE SAI DA TOCA
Ocorreu de eu acordar de manhã cedo com uma voz rouca ao meu pé de ouvido. O ex-prefeito Opará, o comunista de boutique Edvaldo Nogueira, descia o sarrafo no Negão, em entrevista ao programa de André Barros e Rosalvo Nogueira (Jovem Pan FM). Edvaldo Nogueira não é bobo. Foi direto ao ponto. Disse haver “faltado trabalho de manutenção na cidade”, para evitar a carga das inundações de domingo e madrugada de segunda-feira. Estava coberto de razão. O serviço de limpeza pública perdeu em qualidade, é fato!
Piada pronta, contudo, foi ouvir o comunista de boutique afirmar que a PMA tinha condições de arcar com a iluminação pública sem precisar tarifar a população, já muito aviltada. “O Democratas costuma criticar a carga tributária do País, mas onde administra gera mais impostos”. Bingo! Pegou o Negão na contramão, e o danado vai dizer o quê? Edvaldo Nogueira fez diversas críticas à gestão de João Alves Filho e salientou que os aracajuanos não precisam ter paciência com o atual alcaide, por se tratar de uma figura experiente, com anos de estrada... Ai, ai...
Convenhamos, parte das queixas do ex-prefeito tem razão de ser. João Alves Filho parece meio bolado! É como se ele estivesse em permanentemente transe ou sob efeito de algum ansiolítico. Quem assistiu ao prefeito de Aracaju conversando em pleno meio dia com Suzane Vidal (TV Sergipe), observou a dispersão e a falta de concatenação das ideias. Chegou a ser engraçado o próprio Negão admitir que foi barrado por populares em bairros que visitou. Ao não responder às perguntas e ainda dizer que está tudo resolvido, o Negão gerou mais dúvidas sobre as ações da PMA!
Ou seja, como diria meu amigo Marcos Cardoso, na patuleia já começa a bater uma certa saudade de Foguinho. Ao menos, com o comunista de boutique no comando, os vermelhos que hoje permanecem de serviço na PMA --e são muitos, pode crer!-- tinham maior agilidade. Tomara que o recado do ex-prefeito tenha despertado o Negão...
Por David Leite | 05/11 às 19h00