...
Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2012 | 12h30 | Eleições 2012
¿Por qué no te callas?
...
Do espanhol, significa “Por que não te calas?” – a frase foi pronunciada pelo rei Juan Carlos de Espanha, dirigindo-se ao presidente venezuelano, o aprendiz de ditador comunista Hugo Chávez, durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada em Santiago do Chile, no final de 2007.
...
Dizem os antigos, a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro! A sabedoria popular, por vezes tão desprezada pela intelligentsia, tem encantos prolíficos nos adágios como o citado – a tal da hipótese do ouvir, como símbolo máximo da capacidade humana de aprender com os acertos e erros alheios.
A filosofia e a sociologia – e, mais recentemente, a psicologia social – têm estudado o tema por milênios, realidade a dispensar comentários extras neste escrito, porquanto o foco aqui são as recentes declarações – e não o silêncio! – de políticos como o governador de Sergipe Marcelo Déda e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira.
O primeiro, após a deletéria incursão da Polícia Militar contra fãs de Rita Lee durante o “Verão Sergipe” na Atalaia Nova, sábado passado, motivo para a reação verborrágica destemperada, intempestiva e plenamente dispensável da artista, veio a público afiançar que não mais pretende processá-la para reaver o cachê pago pelo governo estadual. Palavras sábias de Sua Excelência Marcelo Déda, visando talvez a corrigir o ausente silêncio anterior, sem dúvida resguardado pelo “calor do momento”...
Já o prefeito comunista de boutique, investido da autoridade do falastrão incontinente, arrazoado nutrido por quem durante anos a fio incitou greves e a condenação pública dos poderosos de plantão através de discursos inflamados e colóquios de bastidores, hoje, estando no lado contrário do balcão, ressente-se por não ter conquistado a afeição de servidores públicos, aliados e sobremaneira da população.
Não foi ao acaso, portanto, a adução por Edvaldo Nogueira de contraponto (feita ao www.universopolitico.com) ante as palavras de João Alves Filho acerca da incompetência gerencial dele, cujo corolário resume-se em sentido amplo inversamente proporcional à frustração de cometer uma pífia gestão, talvez por lhe faltar aptidão técnica para a tarefa ou, quem sabe, apenas por simples desapego ao esforço de elucubrar – a propaganda que faz sobre a própria gestão parece ter contaminado o prefeito!
Diz o comunista de boutique: “Ele (o Negão) foi o maior improvisador que já existiu aqui. Inclusive, João Alves Filho é um vendedor de ilusões”. Diante da realidade factual a confirmar a falência plena do “projeto” de Edvaldo Nogueira para fazer de Aracaju a capital brasileira com melhor qualidade de vida, atacar o adversário (ex-governador), atribuindo-lhe responsabilidade direta pela própria má gestão, seria, em última instância, a melhor opção para livrar o braço da seringa...
Na contramão, contudo, pesquisas indicam ser tamanho o descrédito do prefeito que, agindo ele calçado nas Sandálias da Razão, deveria a partir de agora elogiar o Negão. Talvez assim, munido da imensa antipatia popular que possui, pudesse Edvaldo Nogueira ser mais bem sucedido na tarefa de desgastar a imagem de quem hoje desponta como preferido do povo de Aracaju – em todas as classes sociais, diga-se!
Enfim, como sugerido no título deste repasto: na falta do que falar, "¿Por qué no te callas?"


...
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012 | 13h25 | Polícia
Ou o governador acha todo mundo trouxa ou omite a verdade porque gosta...
...
O blogueiro de “O Globo” Jorge Bastos Moreno, que segundo fontes calhordas teria uma estátua de Marcelo Déda na sala do apartamento onde mora no Rio de Janeiro, tamanha a admiração nutrida pelo governador sergipano, acabou de publicar em sua página o que ele denominou de “versão (oficial) sobre o episódio ocorrido com a cantora Rita Lee no seu último show, em Aracaju, no sábado passado” (http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2012/01/30/governador-ninguem-esta-acima-da-lei-429002.asp).
Segundo o petista, Vó Rita Lee teria agido com “paranoia” ao “se sentir incomodada” com a presença da polícia e, prestem atenção a estas palavras, “aparentemente sem nenhuma razão, sem que se pudesse perceber qualquer conflito ou briga no público, a artista começou a agredir verbalmente os policiais que faziam a segurança do evento com palavrões...”. Não se faz necessário repetir o desabafo espúrio da cantora quase septuagenária, tratada por Marcelo Déda como se vítima fosse de um surto psicótico, que afetou seu condicionamento mental.
Ou o governador acha todo mundo trouxa ou omite a verdade porque gosta... De fato, não havia qualquer balbúrdia provocada pelo público, até a Polícia Militar comportar-se de modo truculento, afetado e longe do padrão de segurança previsto para tratar com grandes públicos. São inúmeras as testemunhas dos abusos cometidos pela Tropa de Choque, que chegou batendo, empurrando ou simplesmente intimando – vários garotos foram revistados diante de todos, não em busca de armas, mas de drogas.
Se a polícia tinha desconfiança de que os fãs de Vó Rita Lee iriam assistir ao show portando baseados, por que não fez as revistas em algum ponto pré-determinado, sem constranger o cidadão que, pelos impostos, a sustenta e paga seus proventos? A razão para o destempero de Vó Rita Lee foi exatamente esta, governador: a polícia quis tumultuar um show pacífico – e nisso concordo com Vossa Excelência – que tinha tudo para acabar como começou!
A defesa da PM feita agora por Marcelo Déda – aliás, a SSP agiu com justeza ao prender a artista por desacato a autoridade, pois, apesar de bastante enfurecida, não cabia a Vó Rita Lee injuriar ninguém, mesmo sendo este o desejo de quem sofreu ou testemunhou os abusos da tropa, deliberadamente mal comandada – denota a tentativa de reaproximação com os militares, que nunca foram santos, mas cujo turbilhão de ordens desencontradas visa, isso está na cara, desestabilizar a gestão do PT.
Fatos são fatos. O governador, ao omitir a verdade, em prejuízo da boa conduta, apenas para tentar não comprar mais uma briga com a PM, dá um péssimo exemplo, sobretudo à juventude que esteve no “Verão Sergipe” na Atalaia Nova. Fosse ele outro, agiria com justeza, porquanto ambos, PM e artista, erraram. Os primeiros pela provocação, a segunda pela verborragia violenta, mesmo que alegada a justa causa. Mas todos sabemos como age Marcelo Déda quando acuado...
........
Rir é um santo remédio:
#Urgente: "Tio @MarceloDeda manda prender @LitaRee_real." Detalhes em twitpic.com/8dcemt. Vai bombar, mosfios... >>>
........
14h19 - Agora a pouco, pelo Facebook, informou o repórter Douglas Magalhães (clique no linha azul e vá à página):
Douglas Magalhães
TV Atalaia mostrou tudo, inclusive a polícia agindo de forma truculenta. A TV Sergipe mostrou apenas o show e citou apenas que houve um incidente. Por que será?