Sexta-feira, 11.04.08 - Ano II - Edição Número 250

ENGOLINDO A PRÓPRIA LÍNGUA
A burla descarada às normas reguladoras do calendário oficial da propaganda eleitoral, engendrada pelo prefeito-candidato Edvaldo Nogueira através de empresas privadas com vantajosas ligações com a prefeitura da Capital, segue sem qualquer intervenção.
Já apresentei o sorriso feliz do prefeito-candidato de carona em anúncios pagos pelas empreiteiras Norcon e Laredo, afixados na traseira de dezenas de ônibus que circulam pela Grande Aracaju.
O mote escolhido pelos estrategistas da Secretaria Municipal de Comunicação para servir de biombo à ilícita antecipação da propaganda de campanha é a comemoração dos dois anos da gestão do PCdoB.
Também mostrei um anúncio publicado no Cinform desta semana no qual a Viação Bomfim, concessionária de serviço público municipal, elogia Edvaldo Nogueira ao salientar “que o percurso que temos pela frente será uma continuação fiel desses dois excelentes anos de gestão”.
O cordão dos futuros prováveis doadores da campanha de reeleição de Edvaldo Nogueira, que já gastam agora “por conta”, não pára de crescer – somou-se ao grupo a generosa Construtora Celi.
Num anúncio de fundo de ônibus, a empreiteira responsável por construir o Viaduto Déda, a obra mais vistosa da Municipalidade, dá seu veredicto quando ao “trabalho e seriedade” do administrador comunista da Capital: “APROVADO” (Veja foto do anúncio abaixo).
Se ricos empreiteiros, abastados donos de empresas de ônibus e operosos concessionários de serviços públicos conseguem enxergar tantas e tamanhas qualidades na gestão de Edvaldo Nogueira, a ponto de investir uma soma significativa na publicidade eleitoreira dele, certamente é porque ela de fato deve tê-las.
Por seu turno, se o prefeito-candidato aceita o “apoio” de gente tão desinteressada, a quem o PCdoB tratava como escória social não faz tanto tempo assim, é porque também deve merecê-lo.
E se a Justiça, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, a imprensa paraestatal e até a oposição se mostram indiferentes às flagrantes ilegalidades cometidas pelo pré-candidato Edvaldo Nogueira, talvez até por ser ele o “escolhido” do governador Marcelo Déda, é porque assim deve ser em benefício do povo.
E se Eles “querem”, quem for contra é que deve engolir a língua...

Apoio da empreiteira que construiu o Viaduto Déda à candidatura de Edvaldo Nogueira já está devidamente formalizado: gestor foi "Aprovado" pela seriedade e pelo trabalho, mesmo que em tão pouco tempo!

Quarta-feira, 09.04.08 - Ano II - Edição Número 249

BOMFIM HOMENAGEIA EDVALDO NOGUEIRA
A dadivosa bondade de parte do empresariado, o silêncio sorrateiro do Ministério Público e a conivência da mídia permitem ao prefeito-candidato Edvaldo Nogueira abusar do escárnio à legislação eleitoral.
A temporada é de propaganda, afinal a eleição vem aí.
Os estrategistas da administração comunistas aproveitam a nervosa calmaria reinante para burlar de modo descarado as normas reguladoras do início oficial da comunicação de campanha. Empresas privadas com vantajosas ligações com o setor público municipal pagam por bons espaços publicitários, onde a imagem do alcaide tem sido meticulosamente trabalhada.
Na segunda-feira, apresentei o sorriso feliz do prefeito-candidato de carona nos ônibus que circulam pela Grande Aracaju. O anúncio afixado na traseira de dezenas de veículos pareceu-me a retribuição da Norcon pela construção, por Edvaldo Nogueira, de uma praça no Juscelino Kubitschek, bairro onde a empreiteira edifica dois dos seus novos condomínios habitacionais.
Ontem, verifiquei a diluição da publicidade do prefeito-candidato através da carona num anúncio de fundo de ônibus pago por outra grande construtora.
Espelhando-se na concorrente Norcon, a Laredo Construções também homenageia Edvaldo Nogueira pela “passagem dos dois anos de administração” – mote escolhido pelos estrategistas da administração comunista para servir de biombo ao ilícito.
Não bastasse a demasiada exposição fora de época nos murais dos ônibus, a propaganda eleitoral antecipada também chegou aos veículos impressos. O Cinform desta semana, por exemplo, publica anúncio da Viação Bomfim elogiando Edvaldo Nogueira (Veja reprodução abaixo).
Adendo importante: a Bomfim expõe claramente suas intenções ao apoiar desde já o pré-candidato comunista. “Estamos certos de que o percurso que temos pela frente será uma continuação fiel desses dois excelentes anos de gestão”. Negócios são negócios!
A Viação Bomfim é concessionária de serviço público e em tese estaria proibida pela legislação de prestar homenagens ao gestor público ao qual está subordinada. Mas isso é bobagem!
A generosidade prévia de futuros (prováveis) doadores de campanha sem qualquer interferência das autoridades do Judiciário, a taciturna “demência” dos Ministérios Públicos (federal e estadual) e a cumplicidade voraz da imprensa paraestatal são singularidades próprias de Sergipe nestes tempos de estranhas mudanças.
É esperar para ver aonde tudo isso vai dar...

Anúncio da Viação Bomfim, empresa concessionária de serviço público, elogia o "patrão" comunista: tempos de estranhas mudanças, quem diria?

.
EM BAIXA
Por Magno Martins (http://www.blogdomagno.com.br/)
Arrastado nas eleições passadas pela popularidade do presidente Lula, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), imaginava que surfaria nas ondas do governador mais popular e prestigiado do Nordeste. Passados 1 ano e três meses, Déda não disse ainda a que veio. E o que é pior: virou turista. Foi o único do Nordeste a faltar, ontem, à reunião dos governadores com Lula. E sequer mandou o vice. Seu paradeiro? Foi ao encontro de Bill Gates nos Estados Unidos. É mole?

Marcelo Déda realiza o sonho de cumprimentar Bill Gates, um dos revolucionários da Era da Informação: admiriação pelo gringo megamilionário é bastante antiga.

Terça-feira, 08.04.08 - Ano II - Edição Número 248

GOVERNO CHUMBREGA
Deve ter machucado demais o amazônico ego do governador Marcelo Déda a ausência de sua foto entre os seis governadores brasileiros apresentados na edição da revista Veja desta semana como “os melhores sinais de que há um jeito de administrar a máquina pública com profissionalismo e menos politicagem”. Aliás, também deve ter sido terrivelmente dolorosa a falta de administradores do Partido dos Trabalhadores entre os laureados. Os fatores levados em conta por Veja para “eleger” os melhores gestores públicos do país foram os seguintes:
A perseguição implacável do equilíbrio das contas, com utilização de ferramentas de redução de custos e aumento de receita. • A adoção de práticas voltadas para a qualidade do serviço, como o estabelecimento de sistemas de avaliação de desempenho, com metas e cobrança de resultados. • A profissionalização de postos-chave, como Fazenda, Saúde, Educação e Segurança. • A racionalização da atuação do estado, com valorização de parcerias com a iniciativa privada para atrair investimentos. • O estabelecimento de agendas de prioridades, com planejamento estratégico.
O governador sergipano é citado pela maior revista brasileira apenas num único trecho, quando informa que Marcelo Déda está próximo do equilíbrio das contas estaduais, “mas ainda não têm avanços de monta a registrar em outros itens”. Ou seja, a economia de quase R$ 1 bilhão feita pelo governo do PT no ano passado pode ter ajudado na imagem de austeridade. Porém, não representou qualquer melhoria na qualidade de vida dos sergipanos. Ademais, as outras áreas “sem avanços de monta” são justamente as primordiais para o funcionamento satisfatório da máquina num estado extremamente pobre como Sergipe: saúde, segurança e educação. Outra ausência de Marcelo Déda bastante sentida ocorreu ontem durante a reunião do presidente Lula da Silva com os governadores do Nordeste para analisar as cheias na região e apresentar medidas a para amenizar os efeitos das fortes chuvas. Nesta sexta-feira, o presidente assinou uma medida provisória de R$ 540 milhões para ações de defesa civil nas áreas atingida pelas enchentes. Como Sergipe não precisa do governo federal para auxiliar as dezenas de famílias pobres atingidas pelas chuvas, o governador Marcelo Déda resolveu bater pernas em Miami (Flórida/EUA), onde participa de um encontro da Microsoft de Bill Gates. De um lado, a ausência entre os melhores governadores do país; do outro, a omissão diante de problemas graves do estado, como a dengue, a violência descontrolada e o excesso de chuvas. Assim caminha o governo das prometidas mudanças... .
* * *

ANGU PARA CARLOS CAUÊ Um vale-tudo agita os meios midiáticos desde a circulação no final de semana de e-mail com supostas acusações ao secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, jornalista Carlos Cauê. Escrita em linguagem de semi-alfabetizado, a missiva tem ingredientes explosivos. Vai de lances pessoais, envolvendo a vida íntima do secretário, a um hipotético superfaturamento de anúncios publicados pela PMA na Folha da Praia, do jornalista e poeta Amaral Cavalcante. O molho nada adocicado usado para temperar a cartinha seria o disparate nos valores pagos pela administração comunista da Capital à bissexta publicação praiana. Pondo fé no e-mail, amargaria sobremaneira a delação de ter sido o caudaloso montante, auferido com a propaganda alimentada com dinheiro do Erário municipal, rateado entre o gestor público e a empresa prestadora de serviço numa festa de arromba. Como a história tem cheiro de defunto de dez dias, este ABRA-O-OLHO resolveu conversar com o companheiro Carlos Cauê. São duas as considerações do honorável secretário para sepultar de uma vez por todas o indesejável presunto:

1 – Peço aos colegas que busquem saber se a pessoa que me acusa de fato existe. Também peço que solicitem as provas. Na verdade, sei de onde partiram tais agressões e mentiras. 2 – Não aceito a calúnia como argumento e não serei refém dessas mentiras. As contas da Secom estão abertas para que o Ministério Público investigue se há qualquer ilegalidade.

Diante dos nomes apresentados por Carlos Cauê ao ABRA-O-OLHO como sendo os reais autores do e-mail acusatório, por tratar-se de gente do submundo do jornalismo sergipano, talvez o prato-feito servido através da Internet seja apenas o cardápio rasteiro de quem não conseguiu aquinhoar anúncios para financiar a nova edição de um jornal alternativo. Tomara que assim seja...

Segunda-feira, 07.04.08 - Ano II - Edição Número 247

PROPAGANDA AMBULANTE
Ou a querela de como o Ministério Público Estadual parece ter se mudado para Marte
.
Enquanto a dengue mina a desnutrida popularidade de Edvaldo Nogueira, um poderoso padrinho da sua campanha eleitoral permanece investindo na divulgação da imagem dele na tentativa de fazer o prefeito-candidato reconhecido pelo público.
Depois de ser agraciada pela administração comunista da Capital com a Praça Antônio Teixeira, no bairro Juscelino Kubitschek, onde são edificados dois dos seus novos condomínios, a Construtora Norcon retribui o dadivoso presente com cartazes de elogio a Foguinho.
Afixados no fundo de dezenas de ônibus que circulam pela Grande Aracaju, os cartazes são a mais pura propaganda eleitoral antecipada: “Obras tão importantes merecem nossa homenagem. Parabéns prefeito Edvaldo Nogueira pelos dois anos de administração”.
Fossem outros os tempos, certamente o hoje leniente Ministério Público Estadual – ou quem sabe até o prestimoso e vigilante procurador regional eleitoral do Ministério Público Federal em Sergipe, Eduardo Pelella – já teria tomado providência para eliminar a descarada afronta à legislação que regula o calendário das eleições.
Porém, neste exato momento, o MPE está dedicado à decoração do novo prédio-sede, recém-inaugurado numa das mais vistosas avenidas da cidade marciana de Terra Nova.
Já Eduardo Pelella deve ter atribuições à altura do seu privilegiado intelecto, para preencher-lhe o tempo.
Com os signatários das Constituições federal e estadual a labutar tarefas outras, “do mais elevado interesse público”, a chata missão de fazer cumprir a Lei Eleitoral terá que esperar uma folguinha...
.
De carona num ônibus, o sorriso feliz do prefeito-candidato; no detalhe, el0gios a Foguinho com patrocínio de uma empreira beneficiada pela administração comunista: propaganda eleitoral antecipada conta com a "cegueira" da Justiça.