VALADARES FILHO E A CONSPIRAÇÃO DO DESGOVERNADOR
Adepto ferrenho de teorias da conspiração, lá vou eu embarcar na difundida nesta quarta-feira (08) pelo ilustre oposicionista Valadares Filho nas redes sociais da Internet. O danado pede para ligarmos os pontos, a fim de produzir um raciocínio lógico – a dita conspiração! – sobre o jogo político perpetrado pelo festivo desgovernador Jackson Barreto a fim de detonar os adversários.
De ponto a ponto, pela ótica de Valadares Filho: Jackson Barreto alicia Laércio Oliveira para a base governista. Em seguida, o desgovernador se aproxima da senadora Maria do Carmo e do ex-prefeito João Alves Filho na questão do Banco do Nordeste. Ato contínuo, a senadora assina o documento de entrega da liderança da bancada federal a Laércio Oliveira. “Isso mostra mais uma vez para a população que a presença de Maria do Carmo em um evento da minha campanha – mesmo sem ser convidada – aponta para uma conspiração comandada por Jackson Barreto”, intui o parlamentar.
Aqui com meu zíper, penso: “Seria Jackson Barreto sumamente esperto a ponto de ter aliciado Robson Viana – à época desenxabido com seu padrinho e autor do ‘convite’ à senadora ao ato de adesão dele à campanha de Valadares Filho – para melar a candidatura do deputado, ligando este a João Alves Filho, não obstante já estarem no palanque do mesmíssimo evento, a convite do próprio Valadares Filho, figuras como ACM Neto, Vinícius Porto, Manoel Marcos e José Carlos Machado, todos ligadíssimos ao então prefeito [malquerido]?” Se o for, o mandatário falastrão deve ser o Cão Chupando Manga – uma besta-fera genial, misto de Nicolau Maquiavel e Mãe Dináh.
Não, gente, os fatos confirmam que Jackson Barreto não tem e jamais terá a esperteza do Diabo, mesmo sendo ele um velho loroteiro e fanfarrão! Menos ainda, a capacidade de urdir planos políticos mirabolantes. Com ele, a política “conspira” na base rasteira da compra e venda de “ativos” – e só! De fato, como já comentei noutras oportunidades, Valadares Filho perdeu o pleito por não reagir no momento adequado às mentiras de Carlos Cauê na propaganda de Edvaldo Nogueira, e também pelo abuso do poder econômico.
Nada disso, contudo, invalida a observação correta de Valadares Filho quanto ao fato de Jackson Barreto e Edvaldo Nogueira não mais criticarem João Alves Filho e Maria do Carmo, até porque agora ambos precisam do precioso apoio da senadora – e isso é apenas… política! Ademais, Maria do Carmo, diga-se, ainda resguarda uma ponta de iceberg de mágoa pelo tratamento recebido no Iate Clube, coisa que ela vai demorar uns bons anos a esquecer.
Por fim, com propriedade, Valadares Filho observa que o desgovernador busca a todo custo enfraquecer a oposição, “para desviar o foco do caos que está seu governo, rejeitado por mais de 70% dos sergipanos”. O deputado pode até achar “deprimente” tamanha desfaçatez e desmesura com a oposição, mas isso é apenas… política, faz parte do jogo, assim como as conspirações.


BARRIGADA OU BABAÇÃO DO JORNAL DA CIDADE?
A Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República ao Ibope [e divulgada no início deste ano], aponta que os jornais impressos estão na liderança de confiança dos brasileiros como meio de comunicação. O porcentual dos entrevistados que disseram confiar sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais é de 59% – rádio e televisão têm 57% e 54%, respectivamente.
Assim, cabe a um meio tão acreditado como o jornal pautar-se estritamente pela verdade, nada mais do que a cristalina verdade! Não pode jamais, sob qualquer pretexto, usar de meias-verdades para tentar iludir o leitor. Soa, portanto, destoante – para ficar num termo ameno! – a postura engambeladora do Jornal da Cidade, edição desta quarta-feira (08), ao noticiar o reinício das obras de duplicação da BR-101 e da pista do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.
Diz o matutino que o reinício das obras “atende uma demanda antiga do Governo de Sergipe, o qual vem pleiteando o reinício dos serviços em consecutivas audiências com representantes do Governo Federal”. Sem dúvida, uma verdade incontestável. A meia verdade, porém, vem quando o Jornal da Cidade informa que o anúncio, feito ontem em Brasília, “contou com a presença de deputados, senadores, INCLUSIVE DA OPOSIÇÃO AO GOVERNADOR SERGIPANO”.
Ora bolas, me batam um abacate! Santa cara de pau!
As tais obras, diga-se a bem da verdade, somente serão reiniciadas por intermédio e intervenção direta junto ao presidente da República de André Moura, líder do governo federal na Câmara dos Deputados, e não por pedido ou intervenção [em qualquer nível] do festivo desgovernador Jackson Barreto, aquele que abertamente chamou e chama Michel Temer de “golpista”. Ou seja, o mandatário falastrão e fanfarrão estava por lá como “simples” CONVIDADO, não como PROTAGONISTA.
Atualmente, o Jornal da Cidade passa por grandes dificuldades financeiras – não apenas ele, frise-se; Cinform, Jornal do Dia e Correio de Sergipe também amargam a perda cavalar de anunciantes e de leitores, hoje mais afeitos a se [des]informar através da Internet. Por causa da crise, recentemente vários jornalistas foram demitidos do vetusto matutino, enquanto a redação e as oficinas eram transferidas para uma indústria da família proprietária, a fim de minimizar custos e tentar se manter de pé.
Se tivessem um pouco mais de juízo, os dirigentes do Jornal da Cidade deveriam fazê-lo mais independente, mais voltado ao povo e à verdade! Neste tocante, a manchete de hoje não pode ser confundida com uma BARRIGADA – no jargão jornalístico, um erro de informação –, mas como pura e simples BABAÇÃO – para ficar num termo ameno! –, porquanto o Jornal da Cidade tem sido informado sobre a movimentação de André Moura em Brasília, por meio da AssCom/AM, na questão da BR-101, do aeroporto e da liberação de verbas e água potável para 28 municípios sergipanos atingidos pela seca.
O Jornal da Ciidade optou, contudo, por tentar iludir os seus parcos leitores, talvez na ânsia de agradar a um governo inútil e descarado, de quem certamente aufere… bem, deixa pra lá!
Mas que ficou feio, isso ficou! Santa patifaria...



RASTEIRA EM JACKSON BARRETO. BEM-FEITO!
Como é público e notório, a ocupação diuturna e incansável do festivo desGovernador Jackson Barreto é bater boca e detratar quem lhe faça oposição. Enquanto isso, entre mazelas terríveis, Sergipe figura como estado mais violento do Brasil – foram 96 assassinatos no mês de janeiro, conforme dados da própria SSP, e 12 apenas no último final de semana.
Fosse dado mais ao trabalho e menos às querelas e futricas, o verborrágico mandatário sergipano, membro do PMDB – mesmo partido do presidente Michel Temer, diga-se! –, poderia tirar algum proveito do compadrio político. Não o fez com a ex-governAnta, a quem declamava loas; e não o faz agora, quando seu partido está no poder. Ou seja, só a galhofa lhe interessa.
A comprovar o dito acima eis que nesta terça-feira (07), com a presença do danado desGovernador, o deputado André Moura sacramentará a retomada das inconclusas obras da BR-101 e do Aeroporto de Aracaju (veja vídeo), que o parlamentar conseguiu junto ao presidente, de quem é líder na Câmara Federal. Resumo do forrobodó: Jackson Barreto bate-boca e fanfarra; André Moura trabalha.
Mas, nesta toada, rasteira pouca é bobagem...