TRAFICANTE INTERNACIONAL DE DROGAS,
RODRIGO GULARTE É EXECUTADO NA INDONÉSIA
A Indonésia é um país terrível para quem pensa em ganhar dinheiro fácil. Lá se executam traficantes de drogas por fuzilamento. Em 17 de janeiro, o instrutor de voo livre – e traficante internacional de drogas confesso, por mais de 20 anos – Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi eliminado com um tiro no peito. Ele havia sido preso em 2004, ao tentar entrar no país asiático com “apenas” 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. Aproveitou-se da condição de notoriedade que o esporte tem entre os indonésios.
A execução provocou uma crise diplomática entre o Brasil e a Indonésia. Houve muito bate boca... E muito choro de Dilma Rousseff, a pedir clemência e, depois, a lamentar pela morte do traficante internacional de drogas, que não era ignorava – já fizera o “serviço” várias vezes – o risco de ser pego e a pena capital. Relembro aqui a argumentação da ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), a questionar o interesse pelo local onde as cinzas do cujo seriam levadas no Brasil: “O sujeito não era herói, era traficante de drogas.”
Por seu turno, Rodrigo Gularte foi detido em 2004 depois de tentar entrar no aeroporto de Jacarta, capital da Indonésia, com a bagatela de seis quilos de cocaína purinha escondidos em pranchas de surfe, outro esporte muito admirado no arquipélago. Durante todo o processo na Justiça indonesiana, a família dele apresentou vários relatórios médicos a diagnosticar uma suposta esquizofrenia e que, portanto, ele não deveria ser executado. Aparentando tranquilidade, o próprio traficante internacional de drogas acreditava na possibilidade de ser poupado. Hoje de madrugada, Rodrigo Gularte foi fuzilado sem honras.
Dois rápidos comentários, para fechar este escrito: que fique o recado a quem acha que pode ganhar dinheiro fácil, traficando drogas para a Indonésia – lá, a lei é dura; por outro lado, ainda bem que os meliantes não eram nordestinos. Se fossem, coitados, também teriam sido massacrados pelas bocas sulistas, acusando-os de sujar a imagem do Brasil mundo afora...
– – – – – – – – – – – –
Por David Leite ©2015 | 29/04 às 09h55 | Reprodução permitida, se citada a fonte | Com informações da imprensa.