MANOEL SUKITA, O MAIS NOVO HERÓI DE SERGIPE...
OU, ANTÔNIO CARLOS VALADARES QUE SE SEGURE
O Brasil é o país das sacanagens! A agremiação que ora comanda a nação, o histórico PT, começou como um partido de presos políticos na ditadura, e hoje é um partido de políticos presos. Repousam na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, o ex-ministro do governo Lula da Silva, José Dirceu; o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado José Genoino, que presidia o partido durante as patifarias do Mensalão.
Vejam só, anteontem, Ruy Ferraz Fontes, delegado titular da Divisão de Investigação de Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil de São Paulo, informou que o notório traficante de drogas Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, chamado agora de Russo entre os cafajestes paulistas, continua faceiramente a dar ordens de dentro do presídio de segurança máxima de Presidente Venceslau (SP), por intermédio de outros detentos, de familiares e, claro, de advogados.
Não causa surpresa, portanto, que o ex-deputado mensaleiro Valdemar Costa Neto, comande o PR de sua cela na Papuda, em igual situação ao ex-colega Roberto Jefferson, que de uma Casa do Albergado em Niterói (RJ), onde cumpre pena, dê as ordens às lideranças do PTB. E todo mundo sabe que José Dirceu continua como homem forte do PT, influindo até nas eleições do Distrito Federal, onde definiu nomes preferenciais para concorrer a deputado federal pelo partido.
Sergipe não poderia ficar por baixo nessa lambança. No domingo, após 40 dias recluso ao presídio da Terra Dura em Aracaju, acusado de meter a mão no Erário, Manuel Messias dos Santos (vulgo Sukita), ex-prefeito de Capela e ex-vice-presidente do PSB/SE (até dois meses atrás), foi liberado pela Justiça Federal. De fato, ele está isolado no partido – tão logo foi preso, os antigos correligionários se afastaram dele! No entanto, os recados enviados diretamente da detenção surtiram efeito. Para piorar, avisou que será mesmo candidato a deputado estadual pela legenda.
Aliás, interessantes são os comentários dos curiosos sobre os tais “recados”. Há quem garanta que Manoel Sukita teria dito que, se abrir aqueles lábios e bochechas maquilados, um famoso radialista, meia dúzia de jornalistas safados e uns políticos tirados a vestais da probidade perderiam o sono – e mais alguns cabelos no cocuruto, em alguns casos muito específicos! O ex-prefeito é uma bomba chiando... A turma do PSB não tem colhões para negar-lhe a legenda. E hoje na imprensa, de acordo com o comentarista Diógenes Brayner, a informação é de que membros do partido de Manoel Sukita “se assustaram, não se sabe por que”, com a possibilidade de ele vir a persistir na intenção de candidatar-se neste pleito.
Capela até parou para rezar pelo seu filho “injustiçado”, o novo herói de Sergipe. Daqui a pouco, quem vai acabar atrás das grades são os policiais, os promotores e os juízes que autorizaram as prisões da quadrilha que assacou por dois mandatos os cofres públicos capelenses, cujo líder máximo era o próprio ex-mandatário. Nem no “Bem Amado” de Dias Gomes seria possível imaginar uma romaria chorosa, em devoção a um santo do pau oco, um improbo!
Convenhamos todos, diante do exposto, a situação mais complicada é a do senador e presidente do PSB/SE, Antônio Carlos Valadares, atualmente aliado do governador Jackson Barreto. Por falar no cujo, tentando ajudar a candidatura governista, à qual se juntou após ser um de seus mais severos críticos, o coronel de Simão Dias disse que, do “outro lado (referência a oposição), resolveram se juntar os milionários”. O empresário Augusto Franco Neto, candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Amorim, mostrou-se surpreso com a assertiva: “O senador queria porque queria, até pouco tempo, uma composição com meu nome. Como não deu certo, agora não presto mais”.
Voltando a Manoel Sukita... O PSB não lhe pode negar legenda, até porque o ex-prefeito era, antes de ser preso, um dos mais aguerridos articuladores da candidatura de Antônio Carlos Valadares à sucessão. Seria também seu financiador? Sabemos que a candidatura do senador miou por falta de apoio político e de coragem dos socialistas, não por falta de suporte financeiro, tudo indica.
Trocando em miúdos: o senador tem o milionário que merece, um “ficha suja”, um “malaquias” tirado a esperto, um falastrão sem papas na língua ferina, que a ninguém respeita; uma mercadoria pega em flagrante delito sacando na boca de um caixa do Banese um milhão de reais dos sofres da Prefeitura de Capela, em dinheiro vivo. Se não quer assumir o pacote que ajudou a embalar desde a mocidade, Antônio Carlos Valadares pode até dá-lo de presente a Jackson Barreto, cuja extirpe se assemelha muito a de Manoel Sukita.
Enfim, um dia é da caça, o outro do caçador! O ex-prefeito Manoel Sukita ainda vai dar um trabalho miserável àqueles que, no momento mais severo da vida do cabra que já foi flanelinha e virou empresário do ramo de venda de automóveis, lhe deram um barulhento pé na bunda...
- - - - - -
Por David Leite ©2014 | 17/07 às 14h50 | Reprodução permitida, se citada a fonte | Com informações da imprensa e fontes de pesquisa | Clique na imagem para ampliá-la.
#Curta #Comente #Compartilhe


AS PREVISÕES SÃO DE PÁREO DURO
O comentarista político Diógenes Brayner tem feito algumas análises bem ponderadas do atual processo eleitoral sergipano. O jornalista diz em seu Plenário de hoje que “as eleições de outubro não serão fáceis. É muito claro o equilíbrio das duas alianças. Pelos nomes nelas inseridas e pelos candidatos ao Governo e Senado. Ninguém imagine que será um passeio ou que, a esta altura do campeonato, as favas estão contadas para um dos lados.” Tudo verdadeiro!
Supostamente baseado em pesquisas, Diógenes Brayner sugere que para o Senado Federal, Maria do Carmo Alves é que estaria à frente como candidata, “mas o deputado federal Rogério Carvalho transformou-se em um trator”, no que está coberto de razão. Doutor (ele gosta de ser chamado assim) Rogério Carvalho tem habilidades de fazer inveja a muito prestidigitador e, tudo parece indicar, está forradinho de dinheiro. Por outro lado, o escriba alude que Jackson Barreto “se sobressai com o trabalho que realiza a frente do Estado”, enquanto o senador Eduardo Amorim “percorre há anos o interior do Estado e conquistou lideranças fortes, além de manter maioria na Assembleia Legislativa”. Sem contestação!
O olhar de Diógenes Brayner enxerga que, “com o registro de sua candidatura, Jackson está vendo mudanças do eleitorado a seu favor e até vibra com os resultados das pesquisas (todas não divulgadas). Mas tudo vai depender da condução das duas campanhas, para que a classe média se decida em quem deve acreditar. É ela que geralmente define o pleito, porque sua maioria fica fora dos colégios eleitorais construídos por chefes políticos que negociam consciências”. Neste ponto, discordo do cabra...
Que JB tem crescido, não há dúvida. Mas a classe média anda enfadada dos políticos e, em particular, dos governistas. Aliás, vem dela a maior abstenção nas urnas em 2010 – o total de ausências naquela eleição foi de 21%; em 2012, só em Aracaju, 32.760 eleitores (ou 8,92% dos alistados) deixaram de votar. Para piorar a situação, as gestões do PT, subscritas por Jackson Barreto desde 2006 (e, após a morte de Marcelo Déda, encapadas por ele), são pessimamente avaliadas. Ademais, Eduardo Amorim já provou ser bom de urna e junto ao eleitor apresenta-se como “novidade”. Tudo isso terá reflexos diretos na escolha do próximo governante. 
Aqui concordando com o veterano colega, o páreo de outubro será duro, muito duro! Hoje, seria impossível apostar nos vitoriosos...
- - - - - -
Por David Leite ©2014 | 16/07 às 10h50 | Reprodução permitida, se citada a fonte.