...
Domingo, 06 de Março de 2012 | 15h00 | Política Públicas: A Cidade do Futuro
Exemplos do Rio de Janeiro servem ao mundo – incluindo Aracaju, viu Edvaldo Nogueira?
Ou: Os desafios para os próximos prefeitos brasileiros por meio do TED
O advogado Eduardo Paes é um andejo. Já passou pelo PV, PFL, PTB, PSDB e agora está filiado ao PMDB, partido pelo qual obteve o mandato de prefeito do Rio de Janeiro, cidade com 6,5 milhões de habitantes e problemas estruturais graves, típicos das grandes metrópoles, mas que encontram neste jovem de 45 anos encaminhamentos bastante simples, porém muito eficientes. Boas ideias brasileiras sobre o futuro das cidade estão a servir de exemplo para outras nações...
O projeto “TED - Ideas Worth Spreading” apresenta palestras curtas – ou colóquios, se preferirem – com pessoas cujas boas ideias merecem ser disseminadas mundo afora, por serem inovadoras. Gravados ao longo do ano e publicados na página do TED na Internet, esses eventos reúnem estudiosos, professores, estudantes e curiosos em torno das atualidades em campos diversos: da gastronomia ao comportamento animal, da medicina a astrofísica, passando ainda pelo humor e experimentos científicos.
No caso de Eduardo Paes (seu programa foi gravado em fevereiro deste ano e postado no final de abril), ele compartilha quatro propostas, nominadas por ele de “Quatro Mandamentos”, em desenvolvimento no Rio de Janeiro, com aplicação possível em qualquer grande ou média capital/cidade, visando a prepará-la para enfrentar inexoráveis problemas futuros que já se mostram embrionários no presente, agora...
Fiz um resumo dos 12 minutos e 21 segundos do colóquio de Eduardo Paes e os trago aos caros leitores – veja a palestra na íntegra (em inglês) no endereço http://www.ted.com/talks/eduardo_paes_the_4_commandments_of_cities.html .
Inicialmente, ele fala sobre cidades, especificamente sobre o futuro das cidades: “Como prefeito, creio que os prefeitos estão numa posição de poder contribuir para, de fato, mudar o futuro das cidade”. Diz à plateia do desejo de dividir com ela um momento especial e mostra no telão a cerimônia na qual a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos: “Foi emocionante, mas não foi fácil chegar lá. O desafio foi vencer Madrid, Tóquio e Chicago, mas mostramos para estes homens (imagens do rei da Espanha, do primeiro-ministro japonês e do presidente dos EUA são exibidas no telão) que sim, nós podíamos.”
De fato, apesar da brincadeira inicial para “quebrar o gelo”, o que Eduardo Paes queria mesmo era falar sobre os caminhos que as cidades terão de percorrer se quiserem vencer os grandes e difíceis desafios nominados por ele como “Os Quatro Mandamentos”, para fazer delas lugares melhores de viver. Após mostrar um curto trecho do filme “Rio” de Carlos Saldanha, ele comenta: “No Rio de Janeiro temos um monte de gente, poluição, carros e concreto, muito concreto.” Passa, então, a exibir o primeiro mandamento: “A cidade do futuro terá de ser ambientalmente envolvente, amigável...” ou seja, ao pensar na cidade do futuro, “deve-se pensar no verde, no verde, no verde...”
Cidades foram feitas para as pessoas, diz Eduardo Paes. Mas como fazer para garantir mobilidade a tanta gente? Grande capacidade de transporte requer muito, muito dinheiro. O prefeito do Rio de Janeiro mostra o exemplo do “BRT – Bus Rapid Transit (ou trânsito rápido de ônibus)” de Curitiba, criado pelo urbanista, arquiteto e ex-prefeito da cidade Jaime Lerner, que também tem uma interessante palestra no TED. Trata-se de um ônibus igual aos demais por fora, mas internamente modificado – assemelha-se a um trem urbano, que circula por vias exclusivas separadas dos demais veículos e tem “estações” em pontos estratégicos tão confortáveis como as de um metrô moderno.
Eduardo Paes mostra também um mapa com as linhas de tráfego atuais (vermelha e amarela) no Rio de Janeiro, através das quais a cidade atende somente 18% da demanda por transporte público de alta capacidade. Contudo, apenas introduzindo um sistema de BRT similar ao de Curitiba, seria possível alocar 63% de toda a demanda do transporte público carioca de alta capacidade: “Como disse antes, nem sempre é preciso ser rico ou poderoso para pensar caminhos originais acerca do que é preciso fazer.” Passa, então, a exibir o segundo mandamento: “A cidade do futuro tem um compromisso com a mobilidade e a integração com as/das pessoas...”
Agora, a parte chamada por ele de “a mais controversa”, a questão das favelas: “Hoje posso dizer, favelas nem sempre são um problema. Favelas por vezes podem ser uma solução, se você as atende com políticas públicas.” Segundo Eduardo Paes, dos atuais 6,5 milhões de habitantes do Rio de Janeiro, 1,4 milhão vive em favelas espalhadas pela cidade (conforme se vê num mapa), num convívio entre ricos e pobres. Mas é possível sair do círculo vicioso para adentrar num círculo virtuoso? Como?
Para Eduardo Paes, levar às favelas serviços públicos essenciais, sobretudo educação e saúde com alta qualidade, faz a diferença. Ele mostra um prédio antigo transformado numa escolar para o ensino fundamental “com alta qualidade” numa favela do Rio de Janeiro. Em seguida, mostra um outro prédio, também com estrutura moderna, que ele diz ser uma Clínica de Saúde da Família, “também com alta qualidade”.
Ainda nas favelas, Eduardo Paes propõe a ocupação pública de terrenos ociosos, para realizar projetos de urbanização e transformá-los em áreas públicas atrativas. Mostra, então, um moderno complexo denominado Praça do Conhecimento, para crianças que vivem numa casa pobre ter nas cercanias acesso à alta tecnologia, a um teatro, Cinema 3D, um tipo de mudança que faz grande diferença para elas. Passa, então, a exibir o terceiro mandamento: “A cidade do futuro tem de ser socialmente integrada...”
Eduardo Paes fala sobre as festas tradicionais cariocas – Carnaval, Ano Novo – e também dos problemas com enchentes, desabamentos de encostas. Mas a razão de ele estar no TED era exatamente apresentar um projeto implantado nesta gestão um ano e meio atrás, nominado Centro de Operações / Prefeitura do Rio de Janeiro, através do qual é possível ao prefeito e demais gestores acompanhar em tempo real o que ocorre na cidade. Por meio da internet, Eduardo Paes entra em contato com o chefe do Centro de Operações e fica sabendo como está o tempo e o tráfego na cidade. Um avanço fundamental para prevenir problemas, contornar situações de risco e elevar a eficiência da resposta dos serviços públicos às demandas. Passa, então, a exibir o quarto mandamento: “A cidade do futuro tem de usar a tecnologia para estar presente”, visando melhor administrar os problemas.
Afinal, “Os Quatro Mandamentos” são maneiras objetivas e racionais de governar as cidades, investindo em tecnologia, no verde, abrindo novos espaços públicos, para integrar pessoas... Eduardo Paes diz que em breve, num futuro próximo, teremos 10 bilhões de pessoas vivendo no planeta e para ele isso é bom demais, pois “teremos 10 bilhões de cabeças pensando juntas, 10 bilhões de talentos juntos”. De fato, a cidade do futuro deve cuidar dos seus cidadãos, integrando-os socialmente. A cidade do futuro não poderá deixar ninguém de fora deste contexto de integração!
Lição interessante para quem governa ou pretende governar uma cidade.