SE THIAGUINHO BATALHA É INGRATO COM O PRÓPRIO PAI, O QUE SERÁ DE NÓS, POBRES CIDADÃOS?
Contam-nos relatos sobre o grande filósofo grego Sócrates, um dos mais importantes do mundo – e, para além disso, também um educador por excelência, pai atencioso e reconhecidamente sábio –, que ao notar o filho mais velho irritado com sua mãe, questionou: “Sabes tu que há homens a quem chamamos ingratos? Percebes que os ingratos são classificados entre os homens injustos?”
Comentou um colega jornalista acerca da assertiva do vereador Thiaguinho Batalha, de reprovar a gestão de João Alves Filho na Prefeitura de Aracaju [em entrevista* ao caro Joedson Telles (27/02)]: “Ele ainda está na puberdade”. Afora a piada com o neófito edil, de fato, Thiaguinho Batalha foi ingrato com o próprio pai, a quem deve os esforços material e político para se eleger.
Filho do todo-poderoso Carlos Batalha, onipresente secretário [de Comunicação e, cumulativamente, presidente da Emurb] na gestão do Negão, o vereador disse que João Alves Filho “não conseguiu alcançar seus objetivos” e, mesmo possuindo “grande experiência em gestão pública, dessa vez não conseguiu contornar a situação [crise econômica], gerando desconforto grande aos servidores”. Para Thiaguinho Batalha, a desgraceira “não foi intencional, mas a avaliação da gestão não é boa”.
Ora bolas, convenhamos, o “prefeito” Carlos Batalha podia não ser o gestor público de direito [eleito], mas era o prefeito de fato [ad hoc]. Era quem mandava e desmandava, tanto que falou pelo próprio Negão em diversas ocasiões, a quem representava no Céu e na Terra, pintando e bordando! – aliás, comentam por aí até que em breve Carlos Batalha poderá ter problemas com a Justiça por causa de certas “estripulias”, muitas das quais urdidas para ajudar a eleger… Thiaguinho Batalha, o ingrato.
Perguntava Sócrates ao filho birrento: “Um homem não é tanto mais injusto quanto maiores forem os benefícios recebidos, se é ingrato após ser beneficiado? Pois bem, onde encontraremos alguém que tenha recebido mais benefícios do que o filho recebe de seus pais?” Pois bem, se Thiaguinho Batalha é ingrato com o próprio pai “prefeito”, ao reprovar a gestão que o elegeu, que dirá de nós, pobres eleitores e cidadãos, a quem ele nada deve, a não ser, talvez, um pouco de decência moral.
Conclusão: mesmo após quase um milênio e meio, os filhos ainda hoje precisam ouvir os ensinamentos do grego Sócrates sobre gratidão e respeito aos pais e mestres…

------