Segunda-feira, 19 de Novembro de 2012 | 11h35 | Polícia
Morte de radialista: desfecho inusitado


Por David Leite
O assassinato do radialista Edmilson dos Cachinhos, morto a tiros no domingo 28/10, nos estúdios da Rádio Princesa FM de Itabaiana, no momento em que trabalhava, pode ter um desfecho inesperado. Há informações sobre possíveis suspeitos e até acerca da prisão de duas pessoas, entre as quais um menor de idade.
De acordo com a família de Edmilson dos Cachinhos, ele não se queixou de ameaças em nenhum momento, não teria dívidas nem realizava investigações que lhe pudessem por em risco a vida. Mas há um fato que a família e amigos omitiram: homossexual, o radialista teria a perigosa tendência de "cantar" garotos pré-adolescentes através da internet havia anos.
Edmilson dos Cachinhos, por exemplo, teria sido demitido da Ilha FM há dois anos, onde era operador de áudio do programa de Gilmar Carvalho desde os tempos em que este trabalhava na FM Sergipe, após um colega descobrir mensagens num computador, encaminhadas ao seu filho de apenas 11 anos de idade pelo falecido, através do MSN. O bafafá só não veio à público porque a figura é um importante repórter, com atuação na política.
Na ocasião, é bom que se frise, as preferências de Edmilson dos Cachinhos já eram bastante conhecidas por muitos colegas radialistas e jornalistas, e o alarmado pai teria chegado, inclusive, a ameaçá-lo de morte, caso não fosse posto no olho da rua.
No domingo fatídico, quando Edmilson dos Cachinhos encontrou-se com a morte, ele supostamente teclava via "in box" do Facebook com um garoto pré-adolescente. A polícia teve acesso ao conteúdo da caixa de mensagens do radialista e nela encontrou indícios de uma vida ligada ao submundo da pedofilia. O assassinato, portanto, teria viés de vingança, praticado por alguém que descobriu, quem sabe, as cantadas de Edmilson dos Cachinhos contra um parente?
Outras questões ainda (também) em aberto: por que Gilmar Carvalho manteve esta história, ligando dois dos seus auxiliares diretos, em completo silêncio? Teria o CãoCão agido como fizeram os diretores da BBC, no acobertamento de um marginal que abusava (ou pelo menos tentava abusar) de menores?
Por que a Polícia Civil, mesmo já tendo prendido duas pessoas, ainda se mantém em silêncio sobre o caso? Haveria gente graúda envolvida no assassinato de Edmilson dos Cachinhos? Por que, mesmo sabendo previamente do comportamento de Edmilson dos Cachinhos, o Sindicato dos Radialistas tentou atribuir ao crime uma suposta causa ligada ao exercício da profissão no rádio, em vez de aguardar o resultado final das investigações?
Muita água ainda vai rolar neste caso...

------------------------------------------------------
Leia mais:
SSP CONFIRMA PRISÃO DE ENVOLVIDO COM A MORTE DE RADIALISTA E MANTÉM INVESTIGAÇÕES