:: Sexta-feira, 26.10.2007 :: Edição N178 ::

VERDADE REVELADA
O deputado Eduardo Amorim deve estar embalado pelo alívio. Ontem, a imprensa divulgava ser grande parte dos medicamentos vencidos estocados no Almoxarifado Central do Estado proveniente de apreensões da Vigilância Sanitária em farmácias de Aracaju e do interior ao longo dos últimos anos, conforme informativo oficial do Tribunal de Contas. Como não havia outro lugar para guardar o material, ele teria sido deixado no almoxarifado.
A polêmica sobre os medicamentos com validade vencida teve início através do deputado-secretário de saúde Rogério Carvalho, que lutava para encobrir a enxurrada de desmandos praticados na atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde. Especialmente quanto às mortes de 11 bebês em fins de agosto por causa da imundice e da superlotação da maternidade Hildete Falcão. Pressionado pela sociedade a explicar a razão de ter ficado meses de bico calado sobre os remédios imprestáveis, Rogério contra-atacou acusando indiretamente o deputado Eduardo Amorim, secretário de Saúde à época.
A incompetência, a esperteza e o cinismo do governo do PT são amplamente conhecidos pelo respeitável público. Sabe-se que Rogério Carvalho é verboso. Escamoteia e sonega informações importantes com a máxima naturalidade. Também é fato, esconde a verdade, ancorado na boa fé da população pobre. A inapetência dele já resultou no genocídio de dezenas de inocentes. No caso dos remédios com validade vencida, vê-se que mais uma vez lhe faltou sinceridade.
Talvez agora fosse o momento de o deputado Eduardo Amorim pedir na Justiça reparação pelos danos causados à imagem, ante as acusações falsas a ele imputadas. Na política rasteira do PT, vale tudo para tirar da arena quem incomoda. No afã de detonar o suprapartidário e espertamente ardiloso Edvan Amorim, hoje um estorvo para o governador Marcelo Déda, atacaram o irmão.
Mais uma vez se confirma a máxima bíblica: a verdade sempre se revela...
:: CALEIDOSCÓPIO ::
SABOTAGEM
Sob o título "Sabotaram mesmo o João Alves", o ex-secretário estadual de Comunicação César Gama comenta em artigo no portal INFONET a tática de guerrilha no jogo de convencimento da opinião pública, para tirar dos ombros do governo do PT a responsabilidade pelo descalabro na Saúde: "De fato, o diretor do hospital tem razão. Houve sabotagem não apenas na instituição, mas na saúde pública sergipana de modo geral. Mas o sabotador foi ninguém menos do que o próprio governador Marcelo Déda, no exato dia em que entregou o setor nas mãos da mais irresponsável e incompetente equipe de gestores de saúde de que se tem notícia na história contemporânea de Sergipe".
Mais adiante, o jornalista demonstrar que a inapetência na gestão da saúde pública é rotineira nas administrações do PT: "Desde as mortes das onze crianças por infecção hospitalar na maternidade Hildete Falcão, no curto período de uma semana, ocorridas no mês passado, e regredindo ao período da malsinada e impune implantação dos fraudulentos hospitais de urgência pela prefeitura de Aracaju na gestão de Déda, anos atrás, passando pelos recentes casos de infecção hospitalar e mortes na UTI do João Alves, identificadas semana passada, só se pode concluir que a equipe de saúde de Marcelo Déda é, não apenas de uma irresponsabilidade a toda prova, como também profundamente criminosa e perversa".

:: Quinta-feira, 25.10.2007 :: Edição N177 ::

COBRANÇA
O deputado-líder da oposição Venâncio Fonseca comentou ontem sobre o requerimento dele convidando o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e secretário do Meio Ambiente, Márcio Macedo Babão, e o militante petista Frederico Romão para um amigável debate. Venâncio quer apurar a gravíssima denúncia de Fredão contra o presidente do PT, a quem acusou de gerir um balcão de negócios sujos, usando e abusando de cargos e contratos no governo estadual para aliciar companheiros.
Comentou Venâncio: "Vão dizer que estou me envolvendo em questões internas do PT, mas há cargos públicos no meio desta confusão e proponho um debate aqui na Assembléia entre os dois para que essa história seja esclarecida de uma vez por todas. Até porque, quem assina nomeação é o governador e Márcio Macedo deve sim satisfação a esta Casa".
O deputado-líder lembrou ainda de certa cartilha que anda meio esquecida, produzida pela tendência "Articulação de Esquerda", comandada pelos deputados Ana Lúcia Menezes e Iran Barbosa. O quase opúsculo denunciava com todas as letras a compra de votos para eleger o governador Marcelo Déda: "E vai ficar por isso mesmo, sem que a sociedade tenha uma resposta às denúncias?".
Pelo rebolado da mulata, pode apostar uma dose de Sagatiba Velha com caju maduro que o circo balança, balança, mas não cai...
:: CALEIDOSCÓPIO ::
DESABAFO
Chama atenção o desabafo da jornalista Grace Melo. Conta ela o desânimo tremendo a abater quem ainda acredita no futuro do país. O pano de fundo é a situação caótica na saúde do Estado, agravada quando as desculpas dadas para as atrocidades cometidas são as mesmas: "herança maldita e falta de tempo".
Ela propõe, então, dar um desconto: "A saúde pública é um problema crônico em todo o país. Como disse o governador Marcelo Déda, para resolver é preciso tempo. E não é pouco tempo. Tudo bem governador! Mas quanto tempo é preciso para comprar papel higiênico, sabão líquido e outros produtos de limpeza? Quanto tempo se despende para contratar faxineiros?".
Grace intui ter o povo acostumado com notícias sobre a falta de médicos, de vagas, de medicamentos e até do instrumental hospitalar. Mas falta de limpeza? Ainda não estava no cardápio. Realmente, o mínimo do mínimo a oferecer aos pacientes do Hospital João Alves ou de qualquer outra unidade de saúde seria um ambiente limpo, com as condições de higiene básicas.
A discordância com a jovem e perspicaz jornalista ocorre aqui. Segundo ela, "para quem sofre, o que menos importa é saber de quem é a culpa, a responsabilidade. Interessaria muito menos ainda saber se na administração anterior o problema já existia". Cara Grace, talvez seja esta a razão para o governador Marcelo Déda ainda abusar dos embustes teatrais e seguir com a gaiata fanfarronice: a certeza da completa impunidade.
Você tem razão, preclara colega, ao questionar se, quem sabe em 2010, para quem ainda estiver vivo e a quem interessar possa, o caos na saúde pública de Sergipe esteja plenamente resolvido. Aos de boa fé, realmente só resta apelar aos Céus e orar. Muito!

:: Quarta-feira, 24.10.2007 :: Edição N176 ::

OS ALQUIMISTAS As últimas noites devem ter sido péssimas para o secretário Nilson Lima (Fazenda). Dia 19, ele foi à Assembléia para a prestação de contas periódica das finanças estaduais. Sorriso faceiro no rosto, expressão de plena felicidade, comunicava aos nobres deputados como grande feito do governo do PT a economia de quase 300 milhões de dólares (R$ 578 milhões). Corajosamente, também anunciou que o piso constitucional para investimentos na Saúde (12%) e na Educação (25%) não estava sendo cumprido. Pegou geral! A prosélita expressão de felicidade de Nilson Lima deu lugar ao torpor dos nauseabundos, tamanha a voracidade dos oposicionistas e dos setores sérios da imprensa ante sua pragmática confissão. O que era ouro puro, num piscar de olhos virou pirita, aquele mineral amarelo metálico, também conhecido como "ouro dos tolos" por sua cor assemelhada ao nobre metal. Na segunda-feira, a desastrada alquimia do secretário foi lançada ao lixo pelo próprio chefe dele. O governador Marcelo Déda disse não ser correto o montante divulgado por Nilson Lima. Explicou haver na baita fortuna inusitadamente economizada recursos do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e da Assembléia Legislativa. Outros 120 milhões de reais seriam destinados à rolagem da dívida estadual. Também haveria na rechonchuda poupança dinheiro para o pagamento de contratos em execução e uma reserva para o 13º dos servidores. O alquimista Nilson Lima amarelou! Mais rocambolesca que a falta de sintonia entre o homem que cuida do dinheiro e o que manda na grana é o motivo para mantê-la intocada. Disse Sua Alteza Real ter sido necessário ajeitar primeiro as finanças governamentais para começar a ter recursos que justifiquem os investimentos. Com o estado tão tragicamente moribundo, deve ter sido hercúlea a tarefa do governador Marcelo Déda para fazer a máquina andar sem atrasar salários ou repasses constitucionais e ainda obter a pedra filosofal que possibilitou poupar o equivalente a cinco pontes Aracaju–Barra dos Coqueiros. As desídias a malograr a administração petista vão do aumento desenfreado da violência às lamentáveis mortes por causa da imundice nas unidades de saúde, passando pelo desmonte de importantes projetos de inclusão sócio-econômica da parcela menos favorecida da população. Porém, o maior dos malefícios nestes tempos de terríveis mudanças é constatar que, mesmo diante das indefensáveis falhas e faltas, o governo do PT ainda insiste em socializar a canhestra incompetência com a administração encerrada quase 11 meses atrás. Até quando o embuste dos alquimistas flertará com a fanfarronice dos gaiatos?
:: CALEIDOSCÓPIO ::
# A Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE) distribuiu ontem nota onde repudia os recentes descabelamentos do deputado Wanderlê Correia, aquele que tem acusado o juiz da Comarca de S. Cristóvão, Manoel Costa Neto, de tramar contra o honesto irmão dele, o prefeito afastado Zezinho da Everest. A representação dos magistrados diz ser o uso livre da tribuna da Assembléia uma das maiores expressões do exercício do mandato parlamentar. Porém, “é lamentável quando esta serve de palco para ataques infundados contra um membro do Judiciário pelo cumprimento da missão constitucional de zelar pelas leis”. Para a entidade classista, as decisões de Costa Neto são públicas e estão fundamentadas na convicção formada a partir das provas colhidas pelo Ministério Público Estadual, havendo ainda a possibilidade de reapreciação pelo Tribunal de Justiça. A AMASE encerra o pleito pedindo que o deputado cesse as agressões pessoais contra Costa Neto, “comportamento que, além de não contribuir com o harmonioso relacionamento entre os Poderes, é considerado como uma tentativa de mudança de foco para questão muito mais importante para a sociedade”. Pelo andar da carruagem, o Ministério Público Estadual deve pedir em breve a cassação do mandato de Zezinho da Everest. As peripécias do prefeito já motivaram três decisões de Costa Neto pelo afastamento dele. O irmão-deputado tenta a todo custo defendê-lo, mas o peso das malfeitorias tem falado mais alto. Só falta a pá de cal...

:::: Terça-feira, 23.10.2007 :::: Edição N175 ::::

BANDA PODRE
Vergonhosa a postura dos colaboracionistas do governo do PT infiltrados no JORNAL DA CIDADE para tentar reaver a qualquer custo o mandato do prefeito Zezinho da Everest, irmão do deputado Wanderlê Correia. No afã de defender a dupla de aliados do governador Marcelo Déda, eles acusam o juiz da Comarca de S. Cristóvão, Manoel Costa Neto, de ser célere demais!
Ontem, Costa Neto distribuiu nota onde enquadra o bando esquerdista que tenta assaltar a reputação alheia através de notinhas supostamente jornalísticas. Explicou que liminares são apreciadas no dia em que chegam, porque a lei prevê a urgência, sob pena de causar prejuízos maiores. A fim de agilizar despachos e sentenças, o juiz disse anexar nos processos pedido aos advogados para que comuniquem por e-mail todo e qualquer atraso na marcha processual. Seria uma espécie de ouvidoria particular, "para que a prestação jurisdicional se faça célere".
Porém, é na análise do conteúdo publicado na coluna "Periscópio" (21.10) que Costa Neto resume como age a banda podre da imprensa sergipana: "Acho interessante a mudança de foco. Ao invés de atacar minha decisão como injusta, falha, tecnicamente errada ou outra pecha semelhante, esquece o conteúdo, que é bastante sério, para punir perante a opinião pública um servidor público que tão somente cumpre o dever de forma ágil e isenta, julgando de acordo com as provas carreadas pelo Ministério Público e com a consciência". Assim dito, nada mais se faz necessário declarar...
  • Sujeira pura - O esquema de desvio de imensas somas de dinheiro da prefeitura de S. Cristóvão para os bolsos de alguns espertos larápios foi denunciado ontem pela TV SERGIPE. O debate chegou a Assembléia. Mas por lá ninguém parece muito interessado no assunto. Veja a matéria completa em: http://emsergipe.globo.com/multimidia/?id=16716
A BACTÉRIA TRANSFORMISTA
Até onde a estupidez humana vai? "Vírus é bactéria de laboratório". A conclusão absurda, de causar embrulhos estomacais em quem estudou minimamente Ciências Biológicas no antigo Curso Ginasial do Atheneu Sergipense, é do jornalista Ivan Valença, denotado lisonjeador do deputado-secretário de Saúde Rogério Carvalho e do governador Marcelo Déda. Ao tentar fazer a defesa deles ante o caos na saúde pública do estado (INFONET, 22.10), o colunista-petista acabou por envergonhar os colegas jornalistas mais preparados, que lhe recomendam o Mobral de Ciências antes de se aventurar por esta complicada seara.
Tratar vírus como bactéria, organismos de reinos distintos na biologia deste planeta azulado, é o mesmo que, guardadas as proporções, afirmar ser o homem um vegetal. Ou que a beterraba é um "ser" animal! Ao reproduzir tal asneira, usada como pano de fundo para defender o indefensável, a INFONET prestou um desserviço à população.
Mais grave ainda é a estapafúrdia explicação do atávico jornalista para a propagação da bactéria que infectou as vias respiratórias de pacientes da UTI do Hospital João Alves Filho e contribuiu para a morte deles: a culpa é da UTI ficar vizinha à sala de cirurgia! Santa baboseira, urdida para enganar os otários e tirar do governador Marcelo Déda a óbvia responsabilidade pela imundice do hospital, além do colapso do sistema de refrigeração, reais causadores da proliferação do microorganismo.
E o colunista baba-escrotos ainda chega ao desplante de afirmar ser "de laboratório" a bactéria-vírus inventada por ele, quando se sabe que organismos fabricados pela Ciência são mantidos permanentemente em ambientes fechados, longe do convívio com humanos. Tentava ele dizer que a cepa de uma bactéria comum pré-existente simplesmente mutou para uma variante multiresistente às drogas, graças à contínua exposição com antibióticos normalmente usados no ambiente hospitalar, vindo a transformar-se num grave elemento apto a desencadear infecções incontroláveis!
Fora dessas explicações, o ideário obrado por Ivan Valença no texto de medíocres seis toscas linhas, abrigado como de suma sapiência pela INFONET, é bajulação gosmenta e ignorância sideral...
---- CALEIDOSCÓPIO ----
# O ex-secretário estadual de Comunicação, jornalista César Gama, publicou ontem novo artigo na INFONET. Segundo comenta, a saúde pública de Sergipe virou caso de polícia: "(...) logo que assumiu, o governador Marcelo Déda foi ao hospital João Alves para observar de perto como estava o estabelecimento. Exercitando com maestria sua retórica teatral, se mostrou publicamente horrorizado com a situação e pediu um plano emergencial, rápido e eficaz, para mudar a cara do local. Dez meses se passaram e já dá para notar que as condições do hospital realmente mudaram. Para pior! A deterioração hoje chega a tal grau que é de lamentar o fato de que só esta semana os órgãos fiscalizadores do Executivo finalmente se manifestem com mais veemência para barrarem tanta incompetência, irresponsabilidade e descaso com a saúde pública".
Leia o artigo completo em:
# O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, alertou para as armações do PT visando detonar o governador mineiro Aécio Neves, pois seria ele o adversário em 2010 e não o governador paulista José Serra. Maia citou a capacidade de agregação do neto de Tancredo Neves, testada e demonstrada quando foi presidente da Câmara dos Deputados e agora como governador. Sendo ele candidato, a possibilidade do PT conquistar o apoio da base aliada anula-se. Nem o PMDB ficaria com o Grande Molusco. Daí o processo ‘delenda Aécio'. O governo federal realiza uma investigação contra o governador e a irmã dele. A ação não visa enquadrar Aécio Neves no processo do valerioduto mineiro. Serviria "apenas" para formar um amplo e profundo dossiê contra ele, de forma a desmontar uma candidatura no caso dela se afirmar no PSDB. O PT também busca desesperadamente fotos de Aécio em festinhas, que de alguma maneira possam comprometê-lo. Paga-se bem por elas. "Alopradamente bem", conforme garante César Maia.
O governador mineiro deve se cuidar. Os golpes sujos do PT atingem sempre as "partes baixas". Que o diga o ex-governador João Alves Filho...

:::: Segunda-feira, 22.10.2007 :::: Edição N174 ::::

FALTA VERGONHA
Quem mente quanto ao número real de assaltos a ônibus na Grande Aracaju? O presidente do sindicato das empresas transportadoras, José Amâncio, diz que são 300 desde janeiro. O presidente do sindicato dos rodoviários, José Adelson, confirma a cifra. Para a SSP, houve “apenas” 168 assaltos. Os marginais atacam majoritariamente a população pobre (Santa Maria, Parque dos Faróis, Piabeta, conjunto Jardim, Guarujá e Parque S. José).
Câmeras foram instaladas em 70% da frota. Custaram às empresas e a SSP 500 mil reais. A SSP diz que elas inibem os assaltos. Os representantes das empresas e dos trabalhadores acham que isso é balela: “Os bandidos continuam atuando”, diz Amâncio; “As câmeras estão lá para fiscalizar motoristas e cobradores”, diz Adelson. Na dúvida quando ao efeito delas, o secretário Kércio Pinto se comprometeu a “manter o policiamento ostensivo nas proximidades de pontos de parada e terminais”.
Faz tempo, o governo do PT perdeu o controle sobre a segurança pública. A situação é tão vexatória que até um quartel da polícia instalou cerca elétrica para evitar assaltos. A palavra de Pinto já não vale nem meia dúzia de banana nanica! Melhor seria se desocupasse a moita e deixasse o serviço para quem sabe fazê-lo. Mas vergonha na cara não é para qualquer um!

  • Ineficientes – Um especialista em segurança eletrônica, na condição de anonimato, avaliou a foto distribuída pela SSP feita por uma câmera instalada num ônibus e comentou: “O ângulo e o ponto de instalação não proporcionam visão geral do interior do veículo. A resolução é baixa e a identificação pode ser comprometida pela cor e desenho das roupas ou pela luminosidade do ambiente. Caso se mantenha de costas ou usar algo para camuflar o rosto, mesmo parcialmente, dificilmente alguém poderá ser identificado a partir desta imagem”.
  • Veja a foto:


::: MÍDIA :::
# O site PENSANDO ASSIM (19.10) comenta: “A cada dia que passa, a revelação feita pelo secretário da Fazenda, Nilson Lima, de que o Estado possui R$ 578 milhões em caixa, vai tornando-se mais pesada para o governo. Se a intenção era tornar este fato positivo, a realidade vai se encarregando de desnudá-lo. As imagens na TV do caos no Hospital João Alves puseram mais elementos para transformar a poupança do governo em fardo”. De fato, as imagens põem por terra qualquer contra-argumento!

# O colunista domingueiro Ivan Valença é incansável na defesa do governo do PT. Especialmente do astuto deputado-secretário de Saúde Rogério Carvalho. Mesmo diante das estarrecedoras imagens mostradas pela TV, ele (JORNAL DA CIDADE, 21.10) tenta dividir com o ex-governo a culpa pelas mortes de pacientes na UTI do Hospital João Alves, por causa da imundice. Nada comenta sobre a “economia” de quase 600 milhões feitas pelo governador Marcelo Déda, apesar de faltar até sabão no maior hospital do estado. E finge ignorar os mais de 170 milhões comprados sem uma única licitação pelo esperto Rogério Carvalho, a quem credita insuspeita probidade. Do jeito que vai, Ivan Valença leva fácil o troféu “Jornalista Chapa-branca 2007”.

# Em artigo no CORREIO DE SERGIPE (21.10), o deputado José Carlos Machado comenta a derrocada na Saúde de Sergipe: “(...) O secretário Nilson Lima (Fazenda) afirmou ter o Estado aplicado apenas 9,3% dos 12% dos recursos autorizados para a saúde. Isso representou, ressalto, menos de 100 milhões de reais para o setor. Não é pouco dinheiro para um estado que se depara com a falta de materiais básicos, como sabão, papel toalha, kits laboratoriais(...) Ouso afirmar que o problema (da Saúde) está localizado na falta de compromisso com a população. A situação advém da incapacidade gerencial dos gestores responsáveis. Não acredito em maldade, como já disse em outras ocasiões, mas em mera incapacidade administrativa”. Ou seja, para Machadão seria apenas burrice e nada mais! Haja inocência...