Quarta-feira, 04/06/2008 Edição Especial – 11h30
.
BARACK OBAMA

Agora a pouco, recebi um resumo do discurso de Barack Obama na última prévia para a indicação à Presidência dos EUA. Quer gostemos ou não, os Estados Unidos fazem mais uma vez uma grande reviravolta na história, a partir de sua política interna, com reflexo no resto do mundo. Barack Obama entrou na disputa como patinho feio diante do poderoso clã dos Clinton, personificado pela senadora Hillary Clinton. A campanha dele mobilizou como nunca a juventude americana – que compareceu em massa às votações – e acendeu o orgulho na comunidade afro-descendente. Hillary Clinton sai da disputa maior. O discurso efusivo feito agora a pouco, onde reconheceu a vitória do oponente, é mais um grandioso espetáculo da democracia americana. Ela até cogitou ser candidata à vice-presidente. Num país rescaldado por séculos de segregação racial, quando há quarenta e cinco anos havia assentos exclusivos só para negros nos ônibus e os sanitários eram separados pela cor da pele, a indicação de Barack Obama aprofunda indelevelmente o conceito de civilidade e cidadania. Ontem à noite, o candidato republicano, senador John McCain, fez um duro ataque a Barack Obama, pouco antes de virar fato consumado a escolha dele. A disputa nos próximos meses promete ser dura. Se vencer as eleições, Barack Obama será o homem mais poderoso do planeta. O líder estrangeiro que apertar a sua mão negra terá de repensar as relações entre poder, inteligência, raça e cor da pele. Nada será como antes...

Leia a seguir a tradução que fiz do comunicado e abaixo o comunicado original.

David, Estou prestes a finalizar esta etapa (da campanha) em Saint Paul (Minnesota) e anunciar que vencemos a nomeação do Partido Democrata para presidente dos Estados Unidos.

Tem sido uma longa jornada e todos nós devemos aproveitar para agradecer a senadora Hillary Clinton, que fez história nesta campanha. Nosso partido e nosso país estão melhor agora por conta dela.

Preciso que você compreenda o que temos pela frente. Na noite passada, o senador John McCain (candidato Republicano) delineou uma visão da América que é bastante diferente da nossa - uma visão na qual perdura a desastrosa política de George W. Bush.

Contudo, este é o nosso momento. Esta é a nossa vez. É o nosso instante de virar a página de políticas ultrapassadas e trazer novas idéias e uma nova energia para enfrentar os desafios que temos pela frente. É o nosso tempo para dar ao país que amamos um novo rumo.

Será uma missão difícil. Mas graças a você e a milhões de outros doadores e voluntários, ninguém mais (do que eu) está tão preparado para tal desafio.

Obrigado por tudo que você fez para nos fazer chegar até aqui. Vamos continuar a fazer história.

Barack

------------------------------------------------------- David, I'm about to take the stage in St. Paul and announce that we have won the Democratic nomination for President of the United States. It's been a long journey, and we should all pause to thank Hillary Clinton, who made history in this campaign. Our party and our country are better off because of her. I want to make sure you understand what's ahead of us. Earlier tonight, John McCain outlined a vision of America that's very different from ours -- a vision that continues the disastrous policies of George W. Bush. But this is our moment. This is our time. Our time to turn the page on the policies of the past and bring new energy and new ideas to the challenges we face. Our time to offer a new direction for the country we love. It's going to take hard work, but thanks to you and millions of other donors and volunteers, no one has ever been more prepared for such a challenge. Thank you for everything you've done to get us here. Let's keep making history. Barack

Terça-feira, 03/06/2008 – Ano II – Edição 270
.
O Banese Que Se Cuide
O apetite voraz do Banco do Brasil para aquisições deve atingir em breve o pequeno Banco do Estado de Sergipe. Com a compra de instituições menores – já foram engolidos o BRB (Brasília) e Nossa Caixa (São Paulo) –, o BB reúne forças para bater de frente com os concorrentes privados. As investidas são sempre agressivas. Para detonar o Banese, o BB já devorou a folha de pagamento dos servidores de algumas prefeituras sergipanas administradas pelo banco. Os prefeitos não perceberam a jogada do BB para enfraquecer o Banese e transforma-lo num banquete. Caíram como patinhos! O Banese teve importância estratégica no fomento econômico de Sergipe até 2006. Só o Banco do Povo investiu R$ 24 milhões em pequenos empreendimentos. Como resultado, 17.242 postos de trabalho foram abertos, beneficiando majoritariamente mulheres chefes de família (68,5%), especialmente no setor do comércio (79,59%). O governo das mudanças para pior asfixiou o Banco do Povo, considerado pelo Banco Central “o melhor exemplo de execução de microcrédito”. O relatório da conceituada agência internacional de avaliação de risco Austin Rating, publicado em 05/01/2007, destacou a “elevada solidez do Banese, tanto no âmbito financeiro como corporativo-institucional, com efeitos positivos no crescimento e sustentabilidade do banco”. Noutra publicação (VOCÊ S.A. de maio de 2007), o Banese é apontado na primeira posição entre os 20 bancos de pequeno e médio porte com “melhor rentabilidade operacional” no mercado brasileiro. Diz a revista: “O índice preço/lucro para os papéis do Banese tem retorno em quatro anos, contra os habituais 12 anos. A média do setor. O Banese ostenta um retorno sobre o patrimônio de 50%, bastante superior aos 27% da média do mercado”. O governo do PT é o principal responsável pela recente vitória do BB sobre o Banese. Muitas mentiras foram ditas para emporcalhar a imagem do governo passado com a pecha de incompetente – para dizer o mínimo. Ninguém no governo das mudanças para pior tem moral para criticar os prefeitos vendedores de folha, pois deixou sob suspense a real saúde financeira da instituição. As ameaças de retirar apoio aos eventos de prefeituras desertoras não têm outra função senão iludir a população com uma reação tardia. Sabendo das investidas do BB desde o primeiro dia do mandato, o governo do PT deveria ter se precavido para preservar a liquidez do banco. Detratou e agora faz ameaça, ao invés de ter trabalhado a imagem positiva e o convencimento. Na oposição, o PT creditava ao ex-governo o desejo de privatizar o Banese – falava-se até de negociações secretas com o Bradesco. Todos sabem da ligação umbilical do governador Marcelo Déda com o compadre-presidente Lula da Silva. Noutras situações, o governador já afiançou seu intento de jamais contrariar aquele a quem deve parte substancial do sucesso político. O Banese que se cuide! .
Para Bom Entendedor...
Com o “amém” da imprensa paraestatal, regiamente nutrida pelas verbas da Secretaria Estadual de Comunicação, o governo do PT mandou a credibilidade do Banese às favas. Dizia-se com alarde que o banco passou perto de fechar as portas no governo de João Alves Filho. Agora imagine: se a situação do Banese era tão precária, por que a oposição da época, personificada pelo então prefeito Marcelo Déda e pelo deputado federal Jackson Barreto, aliados do governo Lula da Silva, não pediu a intervenção do Banco Central por gestão fraudulenta? Na mesma linha de raciocínio, tendo em conta o tratamento VIP dispensado ao ex-governador pelo governo federal, por que manter um banco à beira de um ataque de nervos nas mãos de um perigoso adversário? O governo do PT diz ter recebido o Banese na UTI, mas anuncia lucro de R$ 28,4 milhões em 2007 “depois dos remédios aplicados”. Rápido e fácil. Já a mesmíssima imprensa paraestatal ignora as perseguições contra servidores de carreira da instituição. As “bondades” do governo das mudanças para pior vão da redução salarial ao corte de inúmeros outros benefícios já incorporados. Torna-se claríssima a fonte do tal “lucro real”.
.
Eles Merecem
O crédito serve para boa parte. Na verdade, para a maioria dos servidores do Banese. Gente cuja vida sofreu mudança, mas não a prometida nos palanques pelo então candidato Marcelo Déda. Quem acreditou...

Aos assinantes: Estamos com problemas no provedor de envio do ABRA-O-OLHO. Esperamos saná-los em breve. Gratos pela compreensão, David Leite//