Segunda-Feira, 18 de janeiro de 2010 | 17h30

Leia Nesta Edição | Por David Leite

| Brilhante Sugestão, a do Chip para Albano Franco

_______________

Brilhante Sugestão, a do Chip para Albano Franco

Semana passada, recebi uma foto comovente. O enigmático deputado federal Albano Franco olhava choroso para o governador Marcelo Déda, quando este, por fim, reassumia oficialmente o comando da administração estadual. Se uma imagem vale por mil palavras, o instantâneo com as quase lágrimas de Albano Franco, diante do seu grande ídolo, resume o sentimento daquele coração apaixonado.

Porém, engana-se quem imagina ter sido o gesto de Albano Franco um ato de educada solidariedade ao político Marcelo Déda no retorno às funções, após um período afastado por problemas de saúde – o deputado tucano apenas agia no contexto público de forma similar às ações eleitorais engendradas em comum acordo nos bastidores.

Gilmar Carvalho desafiou hoje no programa dele na Ilha FM “a qualquer homem de Sergipe” desmenti-lo, quando afiançou ter ocorrido um almoço dias atrás na casa de Albano Franco, ocasião na qual o prefeito Edvaldo Nogueira discutiu a forma de apoiar – certamente de maneira velada, por conta das implicações e impedimentos legais previstos na legislação eleitoral – a provável candidatura ao Senado de... Albano Franco.

Edvaldo Nogueira não troca de camisa sem antes combinar com Marcelo Déda. Se permaneceu calado ante a provocação do radialista-deputado, mesmo detendo forte aparato de comunicação, pode-se concluir ter sido o enunciado no rádio absolutamente verdadeiro e em cumprimento a ordem superior.

Antes disso, através da imprensa oficial, o próprio governador defendeu o aliado da “escalada do Demo para cobrar a adesão de Albano Franco e ao mesmo tempo fustigá-lo com insinuações e observações desprimorosas, numa estudada estratégia de demolição da imagem do político, por alguns deles apenas tolerado e por outros explicitamente detestado, mas de quem precisam, porque o PSDB no mínimo dará a João Alves Filho um espaço maior na televisão”.

Bingo! Ponto para quem marcou a opção Marcelo Déda, acabrunhado com o desempenho do ex-governador nas pesquisas, desaba em choro quando imagina os mais de três minutos de TV do PSDB sendo usados pelo Demo para desnudar as promessas de 2006 – o PT calculava a reeleição como favas contadas e não esperava, depois das inúmeras ações rasteiras para desgastá-lo, disputar com João Alves Filho forte politicamente.

Albano Franco entra no jogo de Marcelo Déda por motivo bem particular. Doem-lhe até os cabelos ausentes sequer pensar na possibilidade de João Alves Filho (e sua fogosa trupe) voltar ao governo, não obstante depender da união de ambos a vitória em Sergipe do candidato tucano a presidente, José Serra – Aracaju, é bom lembrar, foi a única capital onde Lula da Silva perdeu no primeiro turno em outubro de 2006.

Assim, a brilhante pilheria de Marcelo Déda dita através do adulatório governamental (“... só resta agora os deputados do Demo exigirem [sic] que nos tornozelos de Albano Franco seja colocado um chip, para que eles possam com esse recurso eletrônico, [sic] seguir os passos do político no qual dizem publicamente não confiar, mas, mesmo assim, querem-no como aliado”) soa como interessante medida.

Somente com um poderoso chip plugado 24 horas, a vigiar os passos de Albano Franco (com áudio e vídeo disponíveis), seria possível ao Demo antecipar-se na defesa às artimanhas urdidas pelo deputado federal e aliados petistas para melar, seja como for, a possibilidade de João Alves Filho desbancar o contador de anedotas eleitoreiras, Marcelo Déda, para quem Albano Franco faz cara de muxoxo e quase vai as lágrimas apenas por chegar perto, como pode ser comprovado na imagem reproduzida logo abaixo.

Sim, e quem vende o tal chip, mesmo?