UM POLÍTICO SEM ESCRÚPULOS!
ASSIM É O VICE JACKSON BARRETO
Frase atribuída ao filósofo grego Sócrates: “Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.” Quisera eu, meu coração fosse assim tão brandamente cristão... Mas como sê-lo diante de comportamentos porcamente canalhas?
Bastaram apenas alguns dias no comando interino do Estado para o vice-governador de Sergipe exibir um estilo, digamos, peculiar de governar. Por trás de tapumes, como é do seu feitio, Jackson Barreto criou um certo “Gabinete de Perseguição”. O objetivo desse núcleo maléolo é estabelecer a nova “política de reciprocidade” entre a administração estadual e as prefeituras cujos gestores (ainda) não declararam apoio à sua candidatura ao governo. A primeira ação dessa facção da pilantragem política ocorreu em Itabaiana.
A deputada Maria Mendonça – aquela que foi barbaramente acusada pelo senador Antônio Carlos Valadares de ter implantado o câncer do governador Marcelo Déda – foi à tribuna da Assembleia, na quarta-feira 5, reclamar que a Prefeitura de Itabaiana disponibilizou dois terrenos (ambos com 5 mil m²) para a construção das sedes da Secretaria de Fazenda e do Detran no município, e mesmo assim o governador em exercício deu ordem contrária à Operação Tapa-buraco na cidade, embora esta já tivesse sido autorizada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
Maria Mendonça acusou Jackson Barreto de ser ingrato, posto que o agrupamento do prefeito itabaianense Valmir de Francisquinho teria “contribuído fortemente para a eleição desse governo que aí está. Mas mesmo que não tivesse havido a tal contribuição eleitoral, é obrigação do governo tratar a todos os prefeitos com equidade. O Ministério Público deveria atentar-se para a declaração do secretário estadual de Infraestrutura Valmor Barbosa de que teria recebido “ordem superior” para embargar o serviço. Santa picaretagem...
A questão da vilania em Itabaiana é só um rápido exemplo do que Jackson Barreto é capaz. Trata-se de um político menor, dado ao fetiche de pisar com o salto nos adversários. Que ele não está à altura do cargo de governador de Estado, isso está mais do que claro. No entanto, a população precisa se preparar para o pior...
Trocando em miúdos: que oremos pelo pleno restabelecimento da saúde do governador Marcelo Déda! Melhor um Marcelo Déda alquebrado pela doença do que um Jackson Barreto sadio fisicamente, mas podre nas intenções, na alma e na moral...

- - - - - - - -
Por David Leite | 08 de junho às 15h50


JACKSON BARRETO PREPARA UMA RASTEIRA NO PT
Os petistas precisam se alertar para um fato notório e incontestável: no seu mais profundo íntimo, Jackson Barreto jamais perdoou o voto de Marcelo Déda – e o do outro deputado petista à época, o médico Marcelo Ribeiro – para cassá-lo da Prefeitura de Aracaju sob a acusação de meter a mão no dinheiro público (1988). Ademais, o ódio amplificou-se desde 2011, com o tratamento dispensado pelas maiores lideranças do PT ao vice-governador e aliados.
Nesses dias de interinidade, JB tem usado do poder da Secretaria de Comunicação para mandar recados, através da parte da imprensa e dos meios eletrônicos mantidos a soldo – somente a serpente falante da cabeça redonda avantajada e olhos esbugalhados, pança nababesca e pernas finas faturaria R$ 35 mil mensais. O PT e o PSC têm sido os principais alvos. A saúde de Marcelo Déda é crítica. Não há dúvidas que tem sido tratado com o melhor que a medicina pode oferecer. No entanto, é cada vez mais provável o seu afastamento pleno para dedicar-se exclusivamente à recuperação física. A família tem discutido a questão de forma discreta. O beneficiário direto das “férias” forçadas do governador seria Jackson Barreto.
Vingativo e disposto a absolutamente tudo para realizar o antigo sonho de governar Sergipe, o vice faz as contas e encontra no Democratas de João Alves Filho o aliado perfeito para enterrar o PT. O próprio doutor (ele gosta de ser chamado assim) Rogério Carvalho tem dito isso... nas entrelinhas. Hoje mesmo numa entrevista de rádio, ele afirmou que o PT caminha para apoiar Jackson Barreto, “mas é preciso saber se o PMDB quer o apoio”. Precisa dizer mais sobre a relação entre o suposto candidato governista e as lideranças do partido que por ora ainda governa? Quem goza com tudo isso é o prefeito João Alves Filho...
O Negão enfrenta dificuldades inerentes aos pepinos deixados pelo comunista de boutique Edvaldo Nogueira. Nem por isso os aracajuanos lhe têm negado apoio. Até nas pesquisas João Alves Filho aparece bem posicionado para concorrer à governança. Fiado na possibilidade de atrair o Democratas – e por osmose, o PSDB –, Jackson Barreto trama. Pretende melar a reeleição dos petistas mais proeminentes em 2014. As treitas envolvem ainda um ás da dissimulação e da perfídia, o senador Antônio Carlos Valadares. Como perdeu a possibilidade de chegar ao TCE – a deputada Suzana Azevedo venceu mais uma vez o pleito na Alese –, Belivaldo Chagas já se imiscui como “o” nome para a vice-governadoria! E para senador? É aí que entra o falastrão Mendonça Prado...
O deputado federal democrata tem se apresentado publicamente – inclusive na TV – na condição de liderança propositiva e respaldada pelo sogro prefeito. Partem dele as pontes a ligar Jackson Barreto a Maria do Carmo – sem o aval dela, nada anda... Mendonça Prado tem a difícil tarefa de convencer a madrinha a desistir de buscar a reeleição e apoiá-lo na empreitada à senatoria. Tem chances de convencê-la? Talvez... Também tem cabido a Mendonça Prado o ataque direto aos irmãos Amorim, principais contendores da oposição. Incomoda a todos o senador Eduardo Amorim vir sendo sempre lembrado como “o próximo governador”.
É nesse cenário que o PT tentará travar a disputa eleitoral de 2014, talvez sem a presença direta do seu líder máximo no campo de batalha – não obstante, mesmo desgastado pela péssima gestão e pela grave doença, Marcelo Déda tem um poder que jamais deve ser desprezado numa campanha: a verve encantadora! O partido do governador não tem nomes atrativos aos olhos do eleitor e sem dúvida terá que ficar a reboque dos atuais aliados. Jackson Barreto jamais perdoou Marcelo Déda – e por conseguinte, o PT... É fato que o vice-governador vai cobrar dos petistas os anos de “dedo na cara”! A turma do PT vai enfrentar dificuldades para se reeleger, e já sabe disso... A vingança é um prato que se come bem frio! Geladinho...
- - - - -

Por David Leite | 07 de junho às 11h05

POR QUE NINGUÉM PEITA O SINTESE?
Para começo de história, não sou contra a existência de sindicatos. Todo trabalhador deve reivindicar seus direitos. Quem não o faz, fica acomodado e acaba vítima da usura do patrão. A luta por direitos como melhores condições de trabalho deve ser constante. Mas tudo tem limite... Professores da rede estadual de ensino estão mais uma vez em greve, com o apelo de sempre: reajuste salarial e intervenções na gestão da Secretaria de Educação. O sindicato da categoria informa que 80% dos 11.000 professores cruzaram os braços nas mais de 300 escolas estaduais. O governo sergipano diz que a greve é parcial.
O sindicato garante que os professores estão sem receber o reajuste do piso há 500 dias – isso fora a reivindicação do aumento salarial. Ontem os professores ocuparam a Secretaria de Educação. Motivo? Queriam um espaço mais confortável para dançar forró e bebericar uma cachacinha... Não importa com quem esteja a verdade, a greve simplesmente não deveria existir... O sindicato tem interesse corporativo, isso é fato! O governo não sabe como lidar com os próprios companheiros – o Sintese é petista. Sai perdendo o povo pobre. 
Entre os dias 18 e 19 de março o Brasil assistiu ao tumulto criado pela incompetência gerencial de Dilma Rousseff na gestão do Bolsa Família. O quebra-quebra reuniu tanta gente porque boatou-se na internet o fim do programa popular. Será que alguém sairia de casa para protestar contra o Sintese? Um professor da rede estadual ganha em média praticamente o mesmo pago pelas escolas privadas aos seus profissionais. Quase não há diferença entre a qualidade do ensino público e o privado. Em alguns casos nem as escolas têm instalações melhores. No entanto, não se vê greve em escolas privadas. Por que será?
A política do coitadinho impera no Brasil... O povo sergipano não percebe que o Sintese pensa somente no bem-estar dos seus filiados e não no da sociedade em geral. O pobre que se exploda. Incorporou-se o discurso de que o que é bom para o professor é também bom para o aluno. Não é verdade... Aquilo que é bom para o professor – aulas mais curtas, maior salário, mais férias, maior estabilidade no emprego, maior liberdade para montar seu plano de aulas e para faltar ao trabalho quando for necessário – é irrelevante ou até maléfico para o aprendizado dos estudantes. Mas cadê o protesto dos pais ou responsáveis?
Norte-americanos adoram pesquisa. Um economista de Harvard quis entender por que a carreira de professor nos EUA entre 1961 e 1997 tinha absorvido tanta gente sem a devida qualificação profissional. Encontrou dois fatores: um deles, que explica três quartos do problema, era a crescente sindicalização dos professores, causando compressão salarial. Na sindicalização de uma categoria, a tendência é que seus salários deixem de ser um reflexo do mérito individual e passem a ser resultado do pertencimento ao grupo. Pimba! Talvez seja por isso que os aumentos salariais tenham se provado ferramenta tão ineficaz na melhoria da qualidade da educação... Pessoas mais competentes trocam o magistério público por outras carreiras porque seu salário não tem nenhuma relação com seu desempenho.
Os pais e responsáveis devem abrir os olhos. Não fazem quebra-quebra se o Bolsa Família ameaça deixar de existir? Então, que vão à porta do Sintese fazer piquete e exigir que o sindicato acabe com a greve imediatamente! Nenhum nação cresce economicamente nem seus filhos se sobressaem socialmente sem educação de qualidade – e voltada para o engajamento em setores cujo sucesso seja comprovado. Não há como esperar mais...
Está na hora de peitar o Sintese, gente!

- - - - - - 

Por David Leite | 06 de junho às 12h05

PIRAMBU, RETRATO DA POBREZA DE ESPÍRITO
A política reflete a qualidade do povo. A frase consta de livros de sociologia. Temos um povo sem educação é notório. Os políticos não poderiam ser diferentes. Há exceções obviamente. Mas o nível educacional da maioria dos representantes públicos é abaixo do precário. Há porém prefeitos e vereadores respeitáveis pela capacidade de superar a barreira do conhecimento formal e imbuir-se do espírito público. São poucos mas existem...
Na sergipana Pirambu o lixo moral conduz (e induz) por ora o debate entre o prefeito Élio Martins e os vereadores da oposição. De um lado um empresário com boa formação e disposição para o trabalho. Do outro a ignorância. A administração vencedora do pleito de outubro está engessada. O orçamento para 2013 foi reduzido a meros 10%. A população sofre! Falta merenda em escolas e creches. Não há remédios e até o lixo não é recolhido.
A oposição é necessária e tem papel fundamental no impedimento dos abusos de certos governantes. A oposição deve ser livre para fiscalizar e cobrar. Em Pirambu aposta no “quanto pior, melhor”. Não importa se seus atos causem graves problemas. Antes da eleição em 2012 os parlamentares aprovaram o remanejamento do orçamento da prefeitura em até 80%. Após o resultado armaram uma patifaria: reduziram-no a até 10%. Queriam inviabilizar a nova gestão. Élio Martins tentou dialogar. Encontrou na Câmara Municipal gente disposta ao arbítrio e ao embate sem causa.
Como disse antes, o prefeito de Pirambu é um sujeito educado e tem boa formação empresarial. Mas sem dinheiro não há genialidade nas finanças nem gestor competente. Sem ter como remanejar recursos do orçamento, Élio Martins paralisou a coleta do lixo. Não há como pagar a empresa terceirizada. O mesmo ocorre com o transporte escolar. Já a merenda nas escolas passou de três refeições servidas ao dia para apenas uma, o almoço.
A oposição em Pirambu é irracional. Causam perplexidade a ignorância e a pobreza de espírito. Pior porém é a inação da Justiça, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. É como se o povo não merecesse a mínima consideração. Que se exploda se sofre! Ao prefeito Élio Martins resta entristecer-se com a “sujeira” na cidade e com a cafajestagem de um sacana como o radialista George Magalhães, que o responsabiliza inteiramente pelo caos.
O povo de Pirambu prova agora o gosto amargo da opção por um grupo político diferente do desejado pelos vereadores da oposição. A derrota não foi deglutida devidamente. Que se guarde cada um dos nomes dos vereadores cuja atuação tem sido no mínimo irresponsável. E que se os coloque para correr num pleito futuro! Assim seja...
- - - - - -

Por David Leite | 05 de junho às 11h07

RESPOSTA PUBLICADA HOJE (04/05)
NO JORNAL DO DIA, À PÁGINA 04
(Clique na imagem para ampliar)

MARCOS CARDOSO É SÓ UM INDECENTE.
É O MÁXIMO QUE ELE CONSEGUE SER...
No conto “O Corno de si Próprio, ou A Reconciliação Imprevista”, o Marquês de Sade ensina que “um dos maiores defeitos das pessoas mal-educadas é expor uma porção de indiscrições, maledicências ou calúnias sobre tudo o que respira, e isso diante das pessoas que não conhecem”. A “filosofia” de Donatien Alphonse François de Sade (1740 a 1814) é engraçada e até instrutiva. Mas se fosse levada a sério, nenhum sociedade civilizada poderia subsistir. Alguma forma de contenção tem de haver, caso contrário o mundo acaba.
Sem delongas, digo que em Sergipe o pudor se esvai na proximidade de eleições. Falatórios no rádio e escritos politiqueiros publicados em jornais seguem um rito sádico inspirado na hipocrisia e por vezes na covardia. Certos homens públicos – e muitos homens e mulheres da imprensa local – jamais alcançarão a obscenidade no grau mais elevado. Nem por isso deixarão de tentá-la como substituta para o extravasamento de atos infames. Quando a pornografia política excede todos os limites, tudo o mais perde a razão.
Na contenda entre este escriba e o deputado federal Mendonça Prado no começo da semana findante (vide publicações mais antigas), o distinto público observou minha grande queixa: não sou biombo a servir de cobertura para ataques ao presidente do PTB Edivan Amorim. Mendonça Prado que o atacasse de forma direta, palavra por palavra, ilação por ilação – se tivesse coragem, claro! O jornalista Marcos Cardoso, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju na gestão do comunista de boutique, o fazendeiro-Opará Edvaldo Nogueira, atualmente colunista do Jornal do Dia, repetiu a lascívia.
Marcos Cardoso nunca teve coragem para atacar diretamente. À época do famoso grupo policial de extermínio “A Missão”, escapuliu esbaforido de Sergipe na primeira ameaça, indo resguardar-se em Salvador. Deixou para trás colegas cujo destemor jamais lhe serviu de exemplo – aliás, todos estão bem vivos! Ao usar hoje o espaço do JD na reverberação dos ataques de Mendonça Prado a Edivan Amorim e classificar minhas queixas como “ridículos desabafos”, Marcos Cardoso tentou ser obsceno... Apenas reiterou a fama!
Da Prisão da Bastilha – onde esteve encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte –, Marquês de Sade escreveu muitas das suas obras. O francês libertino, a exemplo de muita gente boa, mentiu sobre suas aventuras sexuais. De fato, não há como separar o homem do mito. Sade, no entanto, permanecerá vívido como símbolo de uma atitude de hedonismo extremado.... Um homem cuja pena teve o poder do eterno.
Marcos Cardoso utilizou-se da vilania invejosa de Mendonça Prado para detratar Edivan Amorim sem sujar as mãos (veja reprodução do texto na foto; clique para ampliar). Sua falta de coragem é recorrente... Péssimo exemplo! Certos homens públicos – e muitos homens e mulheres da imprensa local – jamais alcançarão o topo da obscuridade porque já têm a alma apagada. No extremo da torpeza, Marcos Cardoso confirma e reafirma aquilo que lhe será eternamente uma mácula biográfica: como todo covarde, o máximo que ele consegue ser é indecente...

- - - - - - -
Por David Leite | 02 de Junho às 21h10