JOÃO ALVES FILHO DEVERIA MANTER
SUA CACHORRADA NA FOCINHEIRA
Alguns homens públicos ainda desconhecem o poder das mídias sociais para fazer estragos graves à imagem alheia – por suposto, sobretudo aliás, à imagem das celebridades. João Alves Filho vive atualmente um momento de autocelebração das virtudes que ainda imagina ter, especialmente na gestão executiva. São tantos os circundantes a afagar-lhe o ego que o prefeito de Aracaju parece não se dar conta – ainda! – do que pode lhe advir em breve.
Pode haver aqui a ignorância suprema dos fatos ou na pior das hipótese a omissão proposital da Comunicação. Como se sabe, é dever do secretário da pasta, através de múltiplas ferramentas, informar-se sobre absolutamente tudo quanto ocorre no âmbito da comunicação que lhe diga respeito, para escolher que armas – dependendo da ocasião – utilizará para agir (ou manter-se na moita), além de informar o prefeito sobre questões relevantes.
Fica então a dúvida: teria o secretário Carlos Batalha tomado conhecimento dos ataques sofridos por parlamentares aliados nas últimas semanas, parte expressiva deles partindo de comissionados da Prefeitura de Aracaju com cargos na cúpula diretiva do Democratas Jovem, sob o auspício luxuoso do deputado federal Mendonça Prado? E se tomou, deu ciência do fato ao Negão?
Na semana passada, foi o deputado Augusto Bezerra o “Judas  da vez. Tomou tanta mordida dos Machadinhos que ficou mais fofo (e dengoso) do que já é... Foi tratado como se fosse vice-líder num chiqueiro. De dentro da casa do prefeito, o deputado mereceu reprimenda pública até da filha Ana Maria Alves de Mendonça. Ninguém pediu desculpas pelo arrazoado – pelo que sei...
Ontem foi a vez do deputado Venâncio Fonseca. Os dirigentes da Ala Jovem Pitbull do Democratas aplicaram violentas dentadas à honra do líder da oposição, insinuando que ele faz política com fisiologismoTalvez o mesmo fisiologismo utilizado na defesa de João Alves Filho, ainda quando os Patetas Fantásticos defecavam nas fraldas. Quem também foi vítima dos caninos dos aloprados foi o jornalista Joedson Teles*, acusado de ser um “vendido”.
Talvez João Alves Filho não tenha sido informado por Carlos Batalha de todos esses tristes episódios, os quais têm sido mais do que recorrentes – neste caso, trata-se dum secretário incompetente ou (pior) conivente! Caso o Negão saiba e não venha a tomar qualquer iniciativa, como fez quando dos ataques do mesmo grupo ao senador Eduardo Amorim, deixa claro que, ao menos, concorda com as agressões feitas por seus assessores (in)diretos.
O Negão apanha todo santo dia – no rádio, TVs, jornais e blogs – e os poucos que o defendem recebem como gratidão abocanhadas violentas da Juventude Pitbull Democrata. Mordidas que podem não arrancar pedaços dos aliados, mas ferem e deixam muita dor. É devido a fatos assim que João Alves Filho anda cada vez mais isolado, soturno... Seria triste vê-lo no ano que vem tentando sozinho abrilhantar a pose de gestor muito competente, ao lado da senadora Maria do Carmo, a quem quer manter no cargo.
__________________________
Por David Leite | 03/08 às 17h20
__________________________
(*) Leia o texto que suscitou a reação ao jornalista do portal Universo Político: http://joedsontelles.com.br/venancio-nao-deveria-perder-seu-tempo-deixava-na-insignificancia/




Atualizado em 05/08 às 11h29
CAMARILHA DEMOCRATA EMITE
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Chorosa após os pitos que tomou ontem do prefeito de Aracaju João Alves Filho, por estar cumprindo a agenda sem vergonha de ataques à honra de aliados do grupamento comandado pelo chefe do Democratas, sob os auspícios invejosos do deputado federal Mendonça Prado, que indicou a turma conhecida como “Patetas Fantásticos” para compor a diretoria executiva da Juventude do Democratas Aracaju, os “machadinhos” emitiram nota pública hoje pela manhã, com o fito de mais uma vez tentar sair da batalha (Ups!) como se vítimas fossem – os coitadinhos atacados, os odiosamente ofendidos, os diabolicamente satanizados...
Logo abaixo, a íntegra da nota da Juventude do Democratas Aracaju. Leiam-na e tirem os senhores as próprias conclusões, levando em conta que ela decorre de um escrito meu, sob o título JOÃO ALVES FILHO DEVERIA MANTER SUA CACHORRADA NA FOCINHEIRA, que pode ser acessado no texto acima.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Juventude do Democratas em Aracaju torna público, através deste expediente, alguns esclarecimentos acerca de fatos ocorridos durante o último final de semana:
1. No que se refere à discussão travada entre o seu presidente, o jovem Júnior Torres, e o líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Venâncio Fonseca, travada durante a última sexta-feira, por meio do Twitter, a Juventude afirma que, apesar de áspero em alguns momentos, o debate manteve-se sempre dentro do campo político-ideológico. Em nenhum momento, as partes envolvidas no episódio descambaram para ataques pessoais, como falsamente tentam fazer crer;
2. A Diretoria da Juventude reafirma o seu respeito e compromisso com as liberdades de manifestação de pensamento e de imprensa. Seu repúdio dirigi-se à conduta de alguns poucos radialista/jornalistas que, sob o manto da liberdade de imprensa, em defesa de determinada facção política, abandonam a verdade factual, relegando ao segundo plano o mister de bem informar à população;
3. A Juventude municipal esclarece que nenhum dos membros da sua diretoria recebeu ou recebe qualquer tipo de vantagem para atacar ou defender quem quer que seja. Tudo o que seus diretores falam ou escrevem é fruto única e exclusivamente do senso crítico de cada um deles;
4. Quanto ao que escreveu o jornalista David Leite, em sua fanpage (no Facebook) “Verdades que Incomodam”  VQI, diante da biografia do autor, a Juventude deixa ao arbítrio de cada leitor/cidadão a ponderação acerca do valor que suas palavras devem ter; e
5. Por fim, a Juventude do Democratas ratifica o seu compromisso e lealdade ao projeto político-administrativo do prefeito de Aracaju, doutor João Alves Filho, independentemente da ocupação ou não de cargos dentro da Administração.
Aracaju/SE, 05 de agosto de 2013
Juventude do Democratas em Aracaju  

ANTES DE FAZER GARGALHAR, O EXEMPLO
DE EIKE BATISTA DEVE SERVIR DE LIÇÃO...
São tantos e absurdos os erros de Eike Batista que surge a dúvida: foi burrice com um misto de audácia sem noção – ou simplesmente, má-fé? Nunca na história do capitalismo mundial alguém caiu tão rápido, diante do montante investido em projetos diversos, a maioria mais que complexos, extramente complexos, caso da exploração de petróleo em águas profundas e de um porto offshore. Só o futuro dirá como tanto dinheiro terá retorno para os investidores...
Quando o fenômeno Eike Batista surgiu, os conspiracionistas de sempre – entre os sergipanos, meu ilustre colega César Gama à frente – falavam sobre “dinheiro fácil entregue pelo governo do PT”, “esquemas de informações estratégicas governamentais privilegiadas”, “suborno a servidores públicos”, “esquemas de proteção no Judiciário”, “esquemas de aliciamento de parlamentares”... O saco era grande e cabia ainda a “ligação com potências capitalistas interessadas no controle de setores primários da economia nacional”. Do BNDES saiu a maioria do capital para a farra do grupo EBX.
Lembro ainda de outra turma aguerrida, a dos deslumbrados com “o saber quase místico de Eike Batista”, sobretudo após o sucesso de “O X da Questão – a Trajetória do Maior Empreendedor do Brasil”*, onde segundo o editor, “o maior empreendedor brasileiro narra com sinceridade ímpar suas aventuras de desbravador, desde os maiores sucessos até as experiências que não deram certo e os erros cometidos no curso de projetos vitoriosos.” O atual prefeito de Aracaju João Alves Filho era um desses entusiastas e, digamos, apreciadores do “estilo guerreiro” do empresário, que terá de acrescer alguns interessantes capítulos sobre inapetência e incompetência à nova edição do livro!
Para o professor de finanças da FGV de São Paulo Samy Dana, “Apesar de operar em setores tradicionais, as empresas de Eike Batista se parecem mais com startups da internet. Por isso, podem perder a confiança do mercado, de forma catastrófica, com a reversão das expectativas”. Eis o “X” da questão: para  capitar entre 2005 e 2012 investimentos de 26 bilhões de dólares, Eike Batista prometeu mundos e fundos. Seus campos de petróleo eram verdadeiras “minas de ouro”. Como um malandro-agulha, espetou e fez furos em muitos cofres de todos os cantos do planeta, agora leva no próprio buraco.
Sem dúvida, a falação destemida e o poder de convencimento da lábia de Eike Batista foram fundamentais para transformar o grupo EBX num mamute gigantesco – a palavra “mamute” não foi usada ao acaso, friso. Essas mesmas características o impediram de enxergar-se incapaz de gerir algo absurdamente complexo, sofisticado... Enquanto outros borrariam as calças diante de obstáculos difíceis de transpor, o danado do “empreendedor” aplicava o que hoje é definido por especialistas como “indisciplina financeira”, motivo para até políticos intuírem certa má-fé com o dinheiro alheio.
O exemplo de Eike Batista ficará para sempre marcado na história do capitalismo moderno Brasileiro, pelo inusitado – para o bem e para o mal... Ele sonhava ter a maior fortuna individual no planeta. Conseguiu algo ainda mais complicado: quebrar pela cepa, como um flash de relâmpago...
___________________________
Por David Leite | 02/08 às 14h05
___________________________
(*) O X da Questão - a Trajetória do Maior Empreendedor do Brasil
Autor: Batista, Eike | Editora: Sextante / Gmt 

PRESIDENTE DO PEN EM SERGIPE, EMANUEL
CACHO DEFENDE GENTE NOVA NA POLÍTICA
O Partido Ecológico Nacional de Sergipe lança hoje na TV e no rádio sua participação nesta segunda fase da propaganda partidária gratuita, de acordo com a agenda proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral. O PEN é presidido no estado pelo conceituado advogado criminalista Emanuel Cacho.
Nesta participação – cujo vídeo pode ser conferido abaixo –, o jurista diz que o PEN defende um novo modelo de desenvolvimento para Sergipe. Fala em sustentabilidade ambiental e inclusão social, mais empregos para os jovens e atenção aos idosos. Também alude à questão da saúde, educação e segurança, temas que estão na agenda da população, porquanto faliram desde a chegada do PT ao governo, em 2007. Uma pitadinha de sal na gestão de João Alves Filho não foi esquecida, ao comentar sobre o transporte público de qualidade.
Por fim – e talvez seja esta a mensagem mais importante da inserção partidária –, Emanuel Cacho fala que a hora é de mudança, de novas ideias e de gente nova, com mais competência para governar. Petardo mais direto para fustigar os gestores estadual e de Aracaju impossível. Vejam e avaliem...
__________________________
Por David Leite | 31/07 às 08h10

>>>   M U N D O   C A C H O R R O  <<<
JOÃO FONTES IMITA ALMEIDA LIMA
PASSEANDO NA ATALAIA COM SEU CÃO
Esteve tediosa, a tarde quente... Para distrair, passei a ler “O diário de bordo do JN no Ar, de Ernesto Paglia (Globo Livros), com o relato sobre as viagens que o repórter fez pelo Brasil adentro, semanas antes do primeiro turno do pleito eleitoral de 2010. Lá pelas tantas, chega-me via e-mail o clipping eletrônico da ConsensoWeb, com os destaques dos noticiários do meio dia.
Não pude deixar de rir com a armada do ex-deputado federal João Fontes, a imitar os trejeitos do deputado federal Almeida em passeio com seu cão London, na praia de Atalaia, no programa Batalha na TV. Convenhamos, é uma cena para lá de hilária. Pior era ver a cara do jornalista Carlos Batalha, que não se arvorou naquele momento, mas faz uma imitação do meu oraculoso amigo Almeida Lima como poucos, com direito a pazinha pegando o cocô do cachorro e boca torta.
Confiram a performance de João Fontes (vídeo abaixo). O cara leva jeito para comédia standy up...
__________________________
Por David Leite | 30/07 às 18h40
.

PICARETAGEM DOS GRANDES CONGLOMERADOS
EM ASSOCIAÇÃO COM O GOVERNO DOS EUA
havia a suspeita de ser o governo estadunidense o grande olheiro mundial. Havia somente uma dúvida: até que ponto os grandes conglomerados de comunicação da América do Norte estavam envolvidos na patifaria? Ela já não mais existe... A certeza agora, conforme reportagem da revista Época desta semana, confere ao caso a pecha de escândalo mundial.
A tal “rede totalitária”, patrocinada pelo governo da maior “democracia” do mundo, atuando em colaboração com os conglomerados privados de internet, expõe o conluio entre o poder político e o controle tecnológico das redes sociais. Conforme relata Eugenio Bucci em artigo na revista, “em algum lugar, em algum banco de dados, alguém é capaz de levantar tudo sobre você”.
Estão inclusos nesse “tudo sobre você” absolutamente tudo, sem firulas: “dos exames médicos que você realizou no laboratório da esquina aos gastos com o cartão de crédito, passando pelas ligações de seu celular, pelas mensagens que você publicou, pelas fotos que você enviou e pelos sites que você visitou (na internet).” Trocando em miúdos: tudo o que você disse e, mais do isso, toda a tecnologia que você utilizou, poderá ser usada contra você...
Neste exato momento, este texto que aqui escrevo, pode ser submetido ao escrutínio do governo norte-americano, graças à parceria com o Facebook (plataforma utilizada para divulga-lo, além deste próprio blog, hospedado pelo Google). A ação é feita de modo automático, através de robores que monitoram a rede 24 por dia, sete dias por semana, 365 dias ao ano, em busca de palavras-chave, fotos com determinados tipos de caraterísticas, além de áudios e vídeos.
Todos nós com alguma consciência da dinâmica da internet, sobretudo após a era digital, sabíamos que era possível espionar e ser espionado. Por serem os criadores e disseminadores da rede mundial de computadores, os EUA detêm a maior parcela do tráfego de informação do mundo. Podem fazer dela o uso que acharem mais apropriado. Mas outros países – incluindo o Brasil – também espionam interesses específicos (estratégicos, comerciais...) na internet. A guerra cibernética é a nova “onda”...
Claro está que somos todos cobaias de um grande experimento de observação planetária das atividades humanas, guiado pela tecnologia. Nunca fomos tão xeretados como agora – e a tendência, com o amadurecimento dos sistemas de busca e vigilância, é aprofundar ainda mais o nível de detalhamento dessa checagem. Pode parecer paranoia, mas uma certeza é inquestionável: a solução é vigiar quem nos vigia e combater a bisbilhotice!
___________________________
Por David Leite | 30/07 às 10h44