UM VÍDEO EXPLOSIVO COMPELE DOUTOR ROGÉRIO
CARVALHO A FAZER O INUSITADO: DESCULPAR-SE!
Gato escaldado tem medo de água fria, diz o velho adágio! Doutor (ele gosta de ser chamado assim) deputado Rogério Carvalho não é de dar o braço a torcer. Mas como estamos em ano eleitoral, prevenir é sempre melhor do que remediar – perdão por mais este dito popular! As redes sociais alocadas na internet alcançaram um poder imenso, que já não pode ser simplesmente ignorado ou desprezado, por quem quer que seja.
Ontem, obrigado pelas circunstâncias – a divulgação de um vídeo capturado num aparelho celular no dia da eleição que sacramentou o nome do doutor Rogério Carvalho como presidente do Diretório Estadual do PT em Sergipe –, o cabra publicou uma nota de esclarecimento para justificar a reação intempestiva, agressiva mesmo, contra os companheiros de partido contrários à sua candidatura. São cenas fortes (veja na janela abaixo)!
O fato é que, de forma humilde para os padrões petistas – e creio eu, até muito inusitada para o próprio camarada-doutor! –, o parlamentar fez um mea-culpa destinado a minimizar o episódio: “Sim, me exaltei. Antes de ser homem público, sou ser humano, alguém como você, comum, que às vezes fica tenso, nervoso e que tem sentimentos. Estava muito chateado com a forma como foi conduzido o processo. Calado, sofri agressões verbais, atacaram minha honra e eu, com o grupo que me apoia, trabalhamos dia e noite para ganhar a eleição no voto. Mobilizamos, visitamos, agrupamos. Não tínhamos a máquina partidária, mas tínhamos e temos força de vontade e esperança num novo tempo.”
É possível, num certo limite, entender a reação de doutor Rogério Carvalho diante das consideradas “agressões” dos companheiros. Dizem os poetas que as emoções nos tornam humanos, sim! Mas elas também podem interferir de modo negativo em nossas vidas. Cabe ao líder a moderação e a superação das divergências, mantendo-se acima dos próprios sentimentos, para com equilíbrio exigir decência e ordem dos comandados. Contudo, eis a questão: os aloprados petistas sabem que peste é “convivência pacífica”? Obviamente que não. Portanto, todos erraram, sobretudo aquele que deveria ser “o” pacificador...

PALAVRAS, CUIDADO COM ELAS, POIS PODEM LHE TRAIR! – Em sua nota, doutor Rogério Carvalho diz ainda: “Não tínhamos a máquina partidária...” Seria uma acusação aos colegas deputada Ana Lúcia Menezes, líder do poderoso Sintese, e deputado Márcio Macêdo, candidato do finado governador Marcelo Déda? Ambos foram derrotados, mesmo possuindo por trás de si um mega aparato eleitoral, frise-se... Já os petistas que atacam doutor Rogério Carvalho (no vídeo) o acusam de “comprar votos” para se eleger – Ops! Simples troca de “gentilezas” entre irmãos siameses ou fatos verídicos, extremamente comprometedores... arrasadores, sim, da conduta política interna do Partido dos Trabalhadores, essa formidável máquina de guerra?
Ao encerrar a nota, doutor Rogério Carvalho faz uma exortação ao bom-senso e uma nova denúncia (a meu ver), esta acerca de “a” quem interessaria ver o tal vídeo publicado, com a intenção natural de exibir uma faceta pouco “lisonjosa” do companheiro: “Não entendo porque companheiros do PT estão agindo dessa forma. O PED já passou... É preciso saber lidar com as disputas. É preciso saber ganhar e saber perder. Neste momento, sai vitorioso de um processo eleitoral que se encerrou com a desistência do meu adversário. Sendo assim, cabe a uma parcela de companheiros e companheiras aceitar a derrota... Não podemos mais nos expor...”
O apelo pela paz entre os petistas feito pelo presidente do partido é válido. A nota pública também. Mas considerando o teor político do explosivo vídeo, não deve o caro doutor esperar a mesma complacência dos adversários. Como dizem os sociólogos, uma raiva bem canalizada favorece o desenvolvimento de estratégias para o sucesso. Santa danação...
Por David Leite © 2014 | Com informações da imprensa | Reprodução autorizada se citada a fonte
- - - - - 




PT DIZ NÃO AO DEM; UM DEPUTADO QUE SONHA COM
JACKSON BARRETO; E O CORAÇÃO DO PREFEITO NEGÃO
Os rumos de cada grupo político para este 2014 eleitoral começam a ser delineados com as opções de apoio aos candidatos já postos: Jackson Barreto e Eduardo Amorim. Ao Jornal da Cidade, o presidente do Diretório Estadual do PT, doutor (ele gosta de ser chamado assim) deputado Rogério Carvalho, reafirmou o desejo de manter o Democratas do prefeito João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo Alves bem longe do palanque governista. Contudo, declarou: “Por ter sido alçado à posição de candidato do bloco, é de Jackson Barreto a tarefa de liderar e definir as alianças”. Trocando em miúdos: ponto para Mendonça Prado!
O pequeno deputado Mendonça Prado tem sido o maior defensor da junção do Democratas com o PT e o PMDB. Saiu da toca faz um mês e em recorrentes entrevistas de rádio faz torcida pelo apoio do Negão à candidatura governista. O objetivo é eliminar qualquer mínima reação negativa diante da possibilidade do acordão mais inusitado da história política sergipana – maior até do que a cooptação de Jackson Barreto ao eletrocheque de Albano Franco em 1998. Mendonça Prado sonha com Jackson Barreto e até desfilou com ele no Pré-caju. Porém, os motivos do parlamentar na empreitada são pessoais, como Sergipe inteiro sabe: ele não suportaria ver sua madrinha, a senadora Maria do Carmo Alves, como companheira de chapa do senador Eduardo Amorim, desamor e desafeto de Mendonça Prado, cujo maior “cargo” na organização do Democratas é ser genro de João Alves Filho. Nunca apitou nem tem força política na agremiação.
Mas mesmo sem ter qualquer poder de ingerência no Democratas, a ladainha politiqueira de Mendonça Prado tem surtido efeito – ao menos junto a parcela da imprensa. Eugênio Nascimento, por exemplo, “caiu(?)” no canto do boto... No Jornal da Cidade ontem, o jornalista informa que Jackson Barreto deseja ter Mendonça Prado como candidato a vice-governador e garante: “Mendonça Prado aceita e tem a benção da senadora e sogra Maria do Carmo Alves, da esposa Ana Maria Alves Mendonça e da cunhada Cristina Alves Amorim”. Engaram o danado do Eugênio Nascimento. Tanto a senadora como a cunhada – e os próprios netos, filhos de Edivan Amorim com Cristina – trabalham para manter João Alves Filho apartado de JB, pois nele não confiam, sobretudo porque o boquirroto já tratou a própria Maria do Carmo Alves como “minha mãe política”, e depois, quando se tornaram adversários, passou a defini-la como “madrasta” do povo.
IMAGEM DA SEMANA – No início da semana, o sítio da Prefeitura de Aracaju na internet (SeCom) divulgava a agenda do prefeito João Alves Filho durante o Pré-Caju. O texto informava que o Negão fora recebido com o “carinho do público e de artistas” nas noites de sábado e domingo, quando esteve na folia. A mesma matéria divulgava fotos do prefeito no camarote oficial e numa delas João Alves Filho aparece com as mãos juntas, em forma de coração (clique na imagem para amplia-la). Alguém da Comunicação municipal talvez tenha esquecido que este é o símbolo usado pelo PT desde 2001, quando Marcelo Déda assumiu a PMA pela primeira vez e fez desta a marca de sua gestão. Santa danação... Veja o texto e fotos originais em http://aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=57694.
Por David Leite © 2014 | Com informações da imprensa | Reprodução autorizada se citada a fonte