AFINAL, O FESTIVO DESGOVERNADOR JACKSON BARRETO TEM ALGUM JUÍZO NAQUELE BRONZEADO CABEÇÃO?
Não é piada – aliás, muito pelo contrário! Mesmo dado à eterna fanfarronice, o festivo desgovernador de Sergipe, Jackson Barreto, não pilheriava quando disse numa entrevista semana passada que agentes do sistema prisional teriam facilitado as recentes fugas de presos em cárceres sergipanos.
De duas, uma: o desgovernador, diante da inação, deve sofrer impeachment por crime de responsabilidade, ao não denunciar à Justiça ou iniciar processos administrativos de servidores a quem acusa de mancomunar-se com presidiários; ou teríamos um grandioso caso de canalhice gerencial do galhofeiro, ao responsabilizar terceiros pela própria incompetência.
Em ambos os casos, dá-se o pior dos mundos, aquele no qual um punhado de presos perigosos escapa, sem dificuldades, pelo “ladrão” – com o devido perdão do nefando “trocadalho”.
Diante do barulho, que cresce a cada dia, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Sergipe confirma a informação de que associados estariam, sim, dispostos a processar judicialmente o desgovernador por calúnia e difamação. Enquanto isso, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania garante haver inquéritos e sindicâncias a comprovar a participação direta e indireta de servidores nas escapadelas dos detentos.
Resumo da ópera bufa: o sistema prisional sergipano está insustentável por causa da superlotação, questão recorrente em presídios e também nas delegacias de polícia. Não há pessoal suficiente para gerir tamanha esbórnia, nem estrutura para garantir um mínimo de segurança nas cadeias.
Talvez fosse o caso de Jackson Barreto falar menos e trabalhar mais! Seria pedir muito? Ou, se não aguenta, vaze...