#PrisãoDeManoelSukita
DEUS ME LIVRE DA POTENTE LÍNGUA
DO DEPUTADO VENÂNCIO FONSECA
Mosfios, pegando ponga no velho Millôr Fernandes, “estou boquiaberto e não consigo boquifechar”. Já ajoelhei ao lado da cama e pedi ao bom Deus que me livre e proteja da ferocidade e eficácia da poderosa língua do deputado estadual Venâncio Fonseca, líder da oposição na Alese. Estou pasmo sobre como fui profético num texto escrito no domingo, 01/05, quando afirmei que, “Se procurava sarna para se coçar, Manoel Sukita a encontrou”, ao incluir o parlamentar do PP no roll dos “matadores” de Sergipe – sim, Venâncio Fonseca seria um Lampião moderno, assassino contumaz, na célebre opinião do ex-prefeito capelense. Questionado se teria provas, esquivou-se: “É só procurar por aí!”
Ontem à tarde, munido com cinco quilos de documentos, 10 megabits de palavras – foram quase 3 horas de discurso, na tribuna da Assembleia – e da ironia que lhe é peculiar, Venâncio Fonseca desancou Manoel Messias dos Santos (vulgo Sukita), a quem classificou de “coronel maquiado”, com as bochechas vermelhas, “não por vergonha, mas por cinismo e maquiagem”! O deputado atribuiu à querela sobre a carnalita o chilique que teria levado o ex-prefeito a fazer tão grave e irresponsável acusação contra ele. Como se por antecipação – ou foi praga mesmo? #Uia –, Venâncio Fonseca disse que Manoel Sukita não era um caso de psiquiatria, “é antes um caso de polícia e da Justiça”. E não é que a casa caiu?
Nesta manhã, agentes da Polícia Federal e policiais civis sergipanos cumpriram mandados de prisão do próprio Manoel Sukita, mais a esposa, uma irmã dele e um ex-secretário de Finanças da Prefeitura de Capela, além de também cumprir mandados de busca e apreensão de documentos e computadores em duas empresas do ex-prefeito. Na Polícia Federal, investigam-se os crimes de lavagem de dinheiro e de responsabilidade. Na Polícia Civil de Sergipe tramitam três inquéritos para investigar crimes de responsabilidade supostamente praticados por Manoel Sukita durante sua gestão. Existem ainda procedimentos nos Ministérios Públicos Federal e Estadual para apurar atos de improbidade administrativa. Por outro lado, segundo levantamentos realizados pela CGU, constam diversos indícios de irregularidades na aplicação e prestação de contas de recursos federais, por parte do ex-gestor, em convênios firmados junto a vários Ministérios.
Trocando em miúdos: Manoel Sukita é mesmo um caso de polícia. Empresário de sucesso, o cabra não precisava enveredar pelo caminho fácil da bandidagem. Mas quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. Dinheiro público enebria... Disse eu no domingo que o danado falastrão já devia estar atrás das grades há tempos. Hoje, mesmo que tardiamente, a Justiça enfim cumpriu com sua dolorosa obrigação. E como disse há pouco, num texto publicado nas redes sociais o jornalista diretor do Cinform Jozailto Lima, uma das vítimas da inconsequência do boquirroto, “O que se espera, para além do barulho de agora, é que ele seja submetido aos rigores da Justiça e que a panelinha de aliados não tente protegê-lo contra o impossível.” Faço minhas as suas palavras, e ponto final.
- - - - - -
Por David Leite ©2014 | 03/06 às 10h31 | Reprodução permitida, se citada a fonte.
#Curta #Comente #Compartilhe

- - - - - - -
Atualizado às 12h10 de 03/06 | 
#BoaTarde

CHOROSO NO MOMENTO DA PRISÃO, O BOQUIRROTO
EX-PREFEITO DE CAPELA SE DIZ PERSEGUIDO, COITADO
Manoel Sukita disse ainda que operação das polícias Civil e Federal foi ação de adversários e declara estar preparado para a prisão. Na entrevista à Serpente Falante da Cabeça Redonda Avantajada e de Olhos Esbugalhados, Pança Nababesca e Pernas Finas (vulgo George Magalhães), ele disse saber que o radialista também torcia pela sua prisão e que rezaria para isso jamais venha a acontecer com o ex-sócio.
-- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- 
Ouça entrevista do ex-prefeito ao radialista, que pode a qualquer momento também cair na esparrela, pois também investigado pela PF... http://www.comsensoweb.com.br/portal/2014/06/03/sukita-diz-que-operacao-das-policias-civil-e-federal-foi-obra-de-seus-adversarios-e-declara-estar-preparado-para-a-prisao/

MANOEL SUKITA ACHA VENÂNCIO FONSECA
PIOR QUE VIRGULINO FERREIRA, O LAMPIÃO
A política não é tarefa para amadores! Não é qualquer um que aguenta exercer tal função. Na hora do bem-bom, todo mundo se apresenta para ocupar um cargo público, mais das vezes sem levar em conta a exigência de predicados especiais, dentre os quais o mais notório, antes mesmo da competência, é a honestidade – a compreensão correta do que seja a política também é requisito essencial. O outro lado da moeda, contudo, tem um preço quase sempre elevadíssimo, especialmente quando o confronto de ideias é substituído pelo ataque pessoal, pela calúnia e difamação. Nessas horas, a política mostra-se mais do que rasteira...
Ex-prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos (vulgo Sukita) extrapolou todos os limites da decência nas querelas radiofônicas que trava quase diariamente com o deputado estadual Venâncio Fonseca, líder da oposição na Alese. Tresloucado no linguajar e travestido com as armas do cinismo, as quais usa com descaramento profissional, o danado incluiu o parlamentar do PP no roll dos “matadores” de Sergipe – sim, Venâncio Fonseca seria um assassino contumaz. Questionado se teria provas, esquivou-se: “É só procurar por aí!”
Não é a primeira vez que Manoel Sukita age como um “sem-noção”. Em outubro de 2009, ainda no exercício do cargo de prefeito, exortou a deputada estadual Ana Lúcia Menezes e seu colega Iran Barbosa (à época deputado federal) a terem “Vergonha ao falar em educação, porque nunca contribuíram efetivamente com a área”. O prefeito foi mais longe. Acusou a nobre parlamentar do PT de sempre ter usado a educação para se “locupletar”, ou seja: enriquecer, usando dinheiro público. Assertiva que não encontra lastro em qualquer prova real. Fez o mesmo com Jozailto Lima, tachando o jornalista de “vendido”, após denúncias feitas pelo Cinform.
Manoel Sukita seria um “incutido”, beirando o ridículo – o tipo que se acha louco? Doente mental ele não é... Pelo contrário, é esperto até demais! É tão esperto que permanece longe da cadeia. E caso o Judiciário assim decida, ainda poderá ser candidato a deputado estadual, alcançando a almejada impunidade – perdão, imunidade parlamentar! Tudo isso, mesmo diante de acusações como a de ter sacado R$ 1 milhão de reais da conta da Prefeitura de Capela, na boca de um caixa do Banese, no último dia de sua gestão.
Se procurava sarna para se coçar, Manoel Sukita a encontrou. Transformar Venâncio Fonseca num bandido pior do que Lampião não tem justificativa – isso tudo somente porque o deputado disse que o ex-prefeito está numa fase ruim, pois “Sonha todas as noites com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Tem uma saudade danada do cofre da Prefeitura de Capela”. Doido por dinheiro público? Parece que Venâncio Fonseca afinal descobriu a tal “doença” que mantém Manoel Sukita eternamente com os nervos à flor da pele bronzeada e maquilada: a saudade do talão de cheques públicos do qual ele abusava, como se a ele pertencesse.
Daqui, seguem alguns rápidos questionamentos: finalmente, vão o Judiciário e o Ministério Público permitir que Manoel Sukita seja mesmo candidato em outubro, que alcance a almejada impunidade – ops... imunidade parlamentar? Cadê o julgamento das contas do ex-prefeito em curso no Tribunal de Contas desde 2013? Por que a demora para julgá-las? Por que a Polícia Federal não conclui a investigação que realiza sobre os saques feitos por Manoel Sukita em contas de convênios com os ministérios da Saúde, Educação e Cidades? Por que o atual prefeito Ezequiel Leite ainda não apresentou o resultado da auditoria realizada na prefeitura, com informações chocantes sobre desvios de recursos públicos federais e locais?
De toda sorte, uma coisa está clara: Manoel Sukita deve ter bons advogados, do contrário, já estaria atrás das grades há tempos.
- - - - - -
Por David Leite ©2014 | Reprodução permitida, se citada a fonte.
#Curta #Comente #Compartilhe