...
Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012 | 21h15 | Arte & Cultura
Palavras que ofendem, palavras que ensinam
...
Minhas considerações publicadas num post mais abaixo sob o título “Marcelo Déda, o novo acadêmico?”, acerca da tentativa de membros da Academia Sergipana de Letras de agregar à entidade o governador sergipano, provocaram reações adversas em setores do colegiado.
Dentre os acadêmicos que me procuraram, um deles, a quem muito admiro pelo modo respeitoso e cativante com que debate ideias e aborda temas do interesse da coletividade – longe daquele autoritarismo professoral típico de alguns intelectuais”, sobretudo quando ligados à esquerda –, alertou para meu “trato indelicado para com a história da ASL e contra seus membros mais proeminentes (ontem e hoje)”.
Disse-me: “Desde sua fundação, a ASL é reconhecida como a mais democrática entre as academias de letras do país, pois abriga em seu quadro não apenas literatos, mas também profissionais de outras áreas. Tivemos e ainda existem entre nós, por exemplo, artistas, humanistas, historiógrafos, filólogos, oradores e até cientistas, o que faz a ASL bastante representativa dos muitos matizes culturais do nosso povo.”
Tomaria emprestado um adágio para observar que toda generalização é burra! Assim, meu julgamento radical do coletivo dos acadêmicos acabou por apequenar algumas notórias personas cujo valor intelectual é indiscutível e que integram com justeza de mérito a ASL – e poderiam integrá-la aqui ou na China –, não obstante ainda discordar do “ranço provinciano” dos que buscam premiar um governante no exercício da função.
Com efeito, hoje, após ouvir do citado acadêmico um paciente relato sobre o papel da ASL na preservação de importantes patrimônios culturais de Sergipe (materiais e imateriais) e dos ritos à escolha de seus novos membros, confesso, passei a ter um olhar de fato muito mais real daquela casa.
Grato, caro mestre...


Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012 | 10h50 | Eleições 2012
Santíssima barrigada, José Cristian Góes
...
Diante do fato já sacramentado da escolha do nome de Doutor (ele gosta de ser chamado assim) deputado Rogério Carvalho como candidato de Marcelo Déda para substituir o prefeito Edvaldo Nogueira, o jornalista José Cristian Góes, consultor para assuntos de comunicação da deputada Ana Lúcia Menezes, plenamente descarta da competição pela cúpula petista, trata agora de criar factoide, atribuindo ao suposto candidato do Democratas, João Alves Filho, preferência entre concorrentes à Prefeitura de Aracaju.
Disse o desiludido ex-petista, que já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, em texto publicado ontem numa página mantida no Portal Infonet: “No que pese uma crescente pré-campanha popular da deputada estadual Ana Lúcia Menezes para a Prefeitura de Aracaju, o ex-governador João Alves Filho vem demonstrando clara e publicamente que prefere ter como seu adversário, caso seja mesmo candidato a prefeito, o deputado federal Rogério Carvalho.”
Dois são os factoides de José Cristian Góes. Primeiro deles: não adianta espernear com essa ladainha de “crescente pré-campanha popular”, porquanto Ana Lúcia Menezes já foi devidamente “arquivada”. Segundo: o arbítrio do Negão não foi consultado sobre desejos; assim, diante da tentativa de José Cristian Góes de posar de “Mãe Dinah” do jornalismo de desinformação sergipano, o ex-governador garantiu: “Pessoalmente (caso seja ele o candidato), respeito todos os concorrentes, não tendo qualquer preferência por este ou aquele”.
Como diz certo político ex-pichador e douto na bandalheira esquerdista: “Loucura...”


Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2012 | 11h50 | Arte & Cultura
...
Marcelo Déda, o novo acadêmico?
...
Palavras sábias de um colega das letras: “O que já é ruim tem tudo para piorar!” O imortal Luiz Eduardo Costa informou no repasto que escreve aos domingos (5/02) no Jornal do DÉDA – opa, Jornal do DIA – que, morto o acadêmico Seixas Dória, ventila-se a possibilidade de entregar a cadeira dele na Academia Sergipana de Letras a ninguém menos que o governador Marcelo Déda.
Não se trata de piada... Segundo LEC, haveria “um forte movimento” entre acadêmicos para, imaginem os senhores, “convencer” o governador a ser o substituto do ex-governador. Alega a turba lisonjeadora, “só um grande tribuno, intelectual, partícipe dos mesmos sonhos e também governador” estaria credenciado a sentar na cadeira que foi do mito Seixas Dória. Santa bajulação!
Diante da lambança, não havendo escrito nem meia linha com o fito de torná-la literária, certamente o intelectuoso Marcelo Déda haverá de declinar do “convite”, sob pena de referendar a sabujice caquética de parte da ASL – não creio haver consenso entre os acadêmicos acerca da inconveniente indicação –, uma casa cujo poder de transformar água em vinagre já não mais surpreende...
Lisonjeador extraoficial de Marcelo Déda desde as primeiras horas, jornalista e secretário do governador, Luiz Eduardo Costa seria o “valete” a conspurcar tal firula, a fim de afagar com requintes de literatice o ego do próprio chefe. Há, no entanto, que manter-se calmo... “Eu, réu sem crime” evidencia não existir comparativo entre o “homo-literatus” que se foi e o que (para sofrimento de parcela relevante da patuleia) ainda “governa”!
Não comungo com os áulicos oportunistas, essa corja aboletada a soldo estatal na imprensa, cujo adorno efusivo aos feitos políticos e administrativos de Seixas Dória o eleva ao Panteão dos “Heróis de Sergipe” – tenho minhas dúvidas também sobre o espírito democrático do douto falecido. Mas ele, pelo menos, construiu uma carreira prolífica nas letras, que o credenciou à imortalidade.
Enfim, uma Academia Sergipana de Letras já falida de nomes com respaldo nas artes e nas culturas que deveria premiar, tenderia a ficar muito pior, caso venha nela abundar-se Sua Excelência, o iminentemente loquaz Marcelo Déda. Que o governador ouça, pelo menos uma única vez, a voz da decência, para evitar pagar mais um fedido mico. 


...
Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2012 | 09h54 | Humor
...
Piada do Dia, by DMilk com participação involuntária de @BlogClaudioNun: cheiro de candidato queimado!
A professora @AnaLuciaVieira bem que merecia, mas ficou para Doutor @Dep_RogerioCar a tarefa de tentar a sorte...