ROGÉRIA FARÁ FALTA
Na segunda-feira (04), aos 74 anos, o Brasil perdeu Rogéria, um dos seus mais polêmicos e emblemáticos artistas nacionais, um ícone do mundo gay!
A primeira vez que vi Astolfo Barroso Pinto na TV, eu era um menino pequeno diante de um aparelho ainda preto e branco, assistindo ao programa de Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Vivíamos em plena ditadura militar e a censura vigorava nos meios de comunicação, mas Rogéria estava acima disso. “Ser mulher é muito fácil para quem já é. Mas pra quem nasce para ser João, é um sacrifício a transformação”, dizia.
Na primeira vez em que estive pessoalmente com Astolfo Barroso Pinto – parece nome de quem nasce predestinado à contradizer-se, não? – foi numa de suas passagens por Aracaju, para um show no Teatro Atheneu. Creio que era 1988 ou 1989, não lembro ao certo. Entrevistei Rogéria e, numa conversa nos bastidores do Jornal da TV [TV Jornal, canal 13], quis saber como lidava com o preconceito.
Espirituosa e muito falante, não se fez de rogada: “Quase todo artista sofre preconceito, isso porque muita gente acha que somos vagabundos, que estamos sempre entregues às orgias e às drogas. Às vezes, nem mesmo os parentes e amigos levam a sério o nosso trabalho. Comigo sempre foi pior porque vivo ‘montada’ 24 por dias. Não tiro a fantasia nem para dormir, meu filho”. Rimos…
Rogéria era um travesti “natural” – nunca fez cirurgia para mudar o sexo ou injetou silicone para alterar o corpo. Aliás, na contramão dessa estrovenga chamada “politicamente correto”, a artista era conhecida por sair no braço com os colegas homofóbicos e jamais levantou a bandeira da causa LGBT. “Engajada? Eu lá preciso ser engajada, meu filho? Eu sou o engajamento em pessoa! Se as outras travestis estão aí, agradeçam a mim, que sou uma bandeira”, disse ela a O Globo no ano passado, quando lançava sua biografia “Rogéria – Uma mulher e mais um pouco”.
Subiu aos Cosmos a estrela das vedetes travestis, que se destacou nas boates de Copacabana e em apresentações consideradas lendárias no Teatro Rival. Rogéria deixará saudades sobretudo porque era uma artista autêntico – ao seu modo, tempo e convicções! Filmou com grandes cineastas e conquistou popularidade no rádio e na TV, participando nos quais apresentou o universo do transformismo a um público mais amplo, tornando-se a “travesti da família brasileira”, título cunhado por ela mesma. Mas preferia o brilho do palco. Era lá que pintava e bordava.
Nestes tempos bicudos, quando uma simples piada pira a cabeça dos militontos, causando um verdadeiro alvoroço e acusações de intolerância e homofobia, Rogéria fará falta, pois pilheriava consigo mesma, “cazamiga” e com quem ela olhasse na plateia e pegasse “para Cristo”. Todos ríamos porque a vida foi feita para rirmos: de nós e dos outros. E para os engajados, como diz um outro grande artista, o danado do Ney Matogrosso, fica a dica: “Gay o caralho! Eu sou um ser humano”.
Um grande e eterno viva ao genial artista e ser humano maravilhoso Rogéria. Que viva nas estrelas como brilhou aqui…