O MESTRE ENSAIA UM RETORNO AO RÁDIO
Completo neste 2016 um marco: 28 anos de profissão na comunicação social, período iniciado no rádio, mais precisamente na Rádio FM Jornal 98,1 MHz em Aracaju.
Em rápidas pinceladas, relembro um período posterior a essa fase, quando ainda adolescente frequentava os estúdios da então Rádio Difusora, emissora oficial do Estado de Sergipe, cujo nome de batismo [Rádio Aperipê] retornou aos primórdios pelas mãos de Raimundo Luiz. Lá pude me deparar com mestres do quilate de Hamilton Leandro [falecido], Sérgio Souza e meu inesquecível padrinho Hilton Lopes [falecido].
Na mesma banda, havia uma rádio poderosa [re]nascendo – a Liberdade AM – sob a batuta de fenômenos como Santos Mendonça, Gilvan Fontes, Lurdinha Gusmão, Nazaré Carvalho e Francisco Carlos Chicão, todos liderados pelo genial Theotônio Neto (autor do jingle da emissora que até hoje canto), segundado pelo Mancha Negra Carlos Trindade [falecido].
Mas era a grande Rádio Jornal AM a forte do pedaço, com nomes como Manoel Silva, Dantas Mendes e ele, talvez o maior fenômeno do rádio moderno em Sergipe, Reinaldo Moura. Era uma bazuca: voz grave muito afinada, tiradas rápidas e sempre mordazes, inteligência e sagacidade.
Digamos, modestamente, que descendo dessa linhagem... Com eles aprendi muito, às vezes apenas ouvindo-os no rádio. Não foram poucos os conselhos e menos ainda as orientações. Algumas de modo pessoal e, por que não dizer, até intimista, com um carinho que até hoje me emociona.
Fiquei sabendo que Reinaldo Moura poderia voltar ao rádio, justamente para fazer o que ele sempre fez com maestria e entusiasmo: analisar e comentar a política. Seria um ganho à audiência. Ao ouvir o programa de Carlos Ferreira [Ilha FM] na quinta-feira, 14, eis que lá estava Reinaldo Moura – ponderado, na medida certa. Seria um ensaio do mestre para um retorno ao rádio sergipano?
O mundo dá muitas voltas e, creio, a resposta é sim! Aguardem, Reinaldo Moura vem aí…
----
Ouça a rápida conversa de Reinaldo Moura com o jornalista Carlos Ferreira: análise ponderada, na medida certa – https://soundcloud.com/david-leite-csm/o-mestre-ensaia-um-retorno-ao-radio