ANDRÉ MOURA DESISTE DE “DEBATE” – CERTÍSSIMO!

Por David Leite | Quinta-feira, 07/03/2013 | 17h30
No programa do jornalista George Magalhães na Mega FM de Aracaju hoje pela manhã, o deputado federal André Moura pediu mais uma vez desculpas aos ouvintes pelo baixo nível do debate com o colega de Câmara Mendonça Prado em bafafá ocorrido no mesmo espaço, sexta-feira passada. Informou também que não irá comparecer ao debate previsto para amanhã, marcado pela emissora.
O apresentador de A Hora da Verdade, na onda da repercussão (negativa, frise-se) conquistada com o maldito bate-boca, queria promover um novo embate entre os parlamentares. Mendonça Prado já havia confirmado sua participação e tem demonstrado nas redes sociais que não está – ao contrário de André Moura – nem um pouco arrependido pela baixaria. No lugar de um “debate”, George Magalhães prometeu fazer uma entrevista com o deputado do Democratas.
Em suas considerações e justificativas para evitar o que certamente seria apenas mais um novo confronto, posto que no campo político não há o que ser discutido com Mendonça Prado, André Moura disse estar ciente de ter uma personalidade forte – e que se fosse provocado pelo adversário, não ficaria calado! Desta forma, acredita ele que poderia se repetir o bate-boca. Por outro lado, o deputado disse que tudo que queria dizer sobre e a Mendonça Prado, já externou na sexta-feira passada e não retira uma só vírgula... Quer mais bomba do que isso?
Ademais, André Moura disse – e aqui lhe dou plena razão – que Mendonça Prado não é líder de nada e que não apita no Democratas de Sergipe. A prova maior da falta de importância política dele seria o fato de, mesmo Mendonça Prado publicamente se dizendo contra a aliança com o grupo liderado pelo senador Eduardo Amorim para eleger João Alves Filho prefeito da capital sergipana, a junção teria ocorrido sem traumas e que a tal “desimportância” perdura intacta.
Para finalizar, o deputado do PSC disse que amanhã vai cuidar de uma agenda positiva, algo “mais proveitoso e produtivo, do que ficar batendo boca com Mendonça Prado”. André Moura também garantiu que estaria à disposição do programa para falar sobre temas que sejam do interesse público e aproveitou a ocasião para sugerir a Mendonça Prado que também peça desculpas ao público pelo papelão patético – palavras minhas – da semana passada. Coisa que eu duvido que ele faça...
Haja lucidez desse rapaz, amigas e amigos. Ponto para André Moura...

DEZ ANOS DE PT – MAS ESQUEÇAM O MENSALÃO, SIM?
Por David Leite | Quinta-feira, 07/03/2013 | 04h05
Hoje dentro da programação em comemoração aos dez anos no comando do Governo Federal, o PT de Sergipe irá reunir lideranças, militantes e convidados para um ato público. Na ocasião será distribuída a cartilha “O Decênio que Mudou o Brasil” – e já está confirmada a presença do chefe da quadrilha do Mensalão, o ex-ministro condenado pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de cadeia José Dirceu de Oliveira e Silva, vulgo Zé Dirceu!
A Juventude do PT, imaginem as senhoras e os senhores, pretende fazer uma “homenagem” ao preclaro camarada, por ter sido ele o “grande arquiteto do projeto do partido”, ao lado de Mulla da Silva & Cia Aloprada. Talvez o governador Marcelo Déda não se sinta muito confortável em meio a tanta gente boa – irá ele comparecer ante amigo tão distinto? Nunca se sabe...
A CARTILHA – Trata-se de uma peça de propaganda elaborada pelo PT em colaboração com o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo. Publicada em fevereiro, ela traz um emaranhado de conquistas que o petismo atribui a si, num típico embaralhamento entre causa e consequência – ou seja, uma magia dos marqueteiros para apresentar como sendo do partido ações e projetos sedimentados noutros governos, a começar pelo de Itamar Franco.
São tantos os autoelogios que se um extraterrestre aportasse hoje no Brasil e visse a cartilha, iria imaginar que “este País foi fundado em 2003 por Mulla da Silva & Cia Aloprada. Aliás, foi a presidenta (ela exige ser chamada assim) Dilma Rousseff quem deixou isso muito claro no encontro nacional que marcou o aniversário do PT há duas semanas, em São Paulo: “Não herdamos nada, nós construímos”. Só faltou dizer ...do zero!, para fechar com chave de ouro.
Sobre o Mensalão? Nadica de nada é dito nessa maçaroca, pelo bem da preservação da imagem de um partido que se pretende sério – diga-se...
ZÉ DIRCEU – A presença dessa alma nefanda em Aracaju, ciceroneada pela alta cúpula do PT local, é prova de que o petismo não enxerga José Dirceu de Oliveira e Silva como um bandido condenado a prisão em regime fechado e que somente aguarda a conclusão do processo para começar a cumpri a pena. Agora, imaginem: o PT se compromete em seu estatuto a expulsar os condenados por práticas ilícitas e improbidade administrativa. No entanto, com José Dirceu é diferente. O danado é até admirado... Santa retidão de caráter, amigas e amigos.
Lembro de um quase opúsculo que li faz tempo chamado “Todos os Sócios do Presidente”, dos jornalistas Gustavo Krieger, Luiz Antônio Novaes e Tales Faria, com a narrativa das peripécias de Fernando Collor de Melo e Paulo César Farias. Quem escrevia a orelha era Zé Dirceu! Àquela época, tanto para ele quanto para o PT, a imprensa prestava um grande papel social – hoje querem “regulamentá-la”! No texto, o então deputado condenava o presidente, pois “a CPI relevou que o chefe da corrupção era o próprio Collor, envolvido em fatos incompatíveis com o cargo” que exercia.
Naquele mesmo texto, Zé Dirceu dizia: “A CPI só saiu do papel graças à pressão da sociedade organizada e às denúncias da imprensa”. Tanto para o PT quanto para Zé Dirceu atualmente, jornalistas e veículos de comunicação da imprensa livre são os vilões da história. Quanta mudança... aliás, que mudança!
Pois é esse senhor, julgado e condenado por crimes perpetrados dentro do Palácio do Planalto, na antessala do presidente da República – que nada sabia, creiam! – que hoje estará em Aracaju sendo incensado pelos seus confrades.
Triste, mas real... muito real. Milhões de reais, aliás!  

O QUE JÁ ESTÁ RUIM PODE PIORAR
Ou... SIGMUND FREUD EXPLICA...

Por David Leite | Terça-feira, 05/03/2013 | 09h42
Ontem, num gesto de humildade e respeito ao público, que não suporta mais tanta baixaria no rádio sergipano, patrocinada por um jornalismo amador e disposto a tudo para conquistar uma audiência (também) tosca, o deputado federal André Moura reconheceu que exagerou no bate-boca de sexta-feira no programa do jornalista George Magalhães, e pediu desculpas aos ouvintes.
Vejam bem: uma coisa é tratar na imprensa de assuntos do interesse público – inclusive os de ordem patrimonial dos adversários, ponto que importa em qualquer debate, frise-se –, outra é atacar a vida pessoal de quem quer que seja, como ocorreu no “debate” na Mega FM, reprisado ontem em todos os seus maléficos instantes – valha-me Céus. Santa glória da mediocridade...
Volto a tratar deste tema chato porquanto, até o momento, o deputado Mendonça Prado fez-se de rogado. Magnânimo em seu narcisismo, ainda não se dignou – como fez seu colega de parlamento – em desculpar-se com a patuleia pelo espetáculo malévolo! Ou seja, se não o fez é porque certamente acredita que estava mais do que certo no seu comportamento nefando...
Não estava, não, nobre deputado Mendonça Prado... E pior – se é que pode haver algo ainda mais podre! –, o representante do Democratas diz via Twitter: “Estou à disposição para novos debates. É o melhor método de aprimoramento do processo democrático e conhecimento das pessoas.” Debate? Que debate? Sinceramente, Mendonça Prado precisa antes passar por um processo de rehabit*, se quiser retomar qualquer discussão pública com seus adversários – e usar de ansiolíticos, para manter a fleuma.

FREUD EXPLICA – A psicanálise em sua concepção filosófica jogou uma pá de cal no antropocentrismo. Mostrou que não somos nem mesmo o centro de nós mesmo, por estarmos sujeitos às pulsões advindas do inconsciente. Esta foi a grande contribuição de S. Freud à humanidade: consolidar a pequenez do homo sapiens! Pena que de nada tenha valido esse gigantesco esforço intelectual para algumas mentes que se acham portadoras de divinal sapiência...
- - - - 
- - - -
(*) Do Inglês, Rehabit é a contração do advérbio Rehabilitation, processo clínico ou terapêutico usado para tratar pessoas com dificuldades de manter a sobriedade mental por razões diversas, incluindo as de ordem psicossocial (fobias, neuras...) e cognitiva ou por dependência de fármacos e outros elementos químicos (drogas em geral).

BATE-BOCA NO RÁDIO:
QUE O BOM SENSO PREVALEÇA

Por David Leite | Segunda-feira, 04/03/2013 | 14h27
Tal não foi a minha surpresa – muito positiva, aliás! – ao ouvir nesta manhã, no programa do jornalista Gilmar Carvalho, o deputado federal André Moura admitir o erro na discussão de sexta-feira com o colega de Câmara Federal Mendonça Prado e pedir desculpas ao público. Um gesto nobre, porquanto denota que podemos esperar um debate de melhor nível de agora em diante.
De fato, a repercussão do miserável bate-boca foi a pior possível em todos os recantos da sociedade – imbróglio com prejuízo sobretudo à política, que anda em baixa no Brasil e tem sido alvo da indiferença do povo. Ao admitir que aquele tipo de debate nada constrói e resignar-se diante dos ouvintes, André Moura busca mostrar que há caminhos mais elevados à discussão política.
Espera-se agora que o deputado Mendonça Prado, pessoa educada e que certamente tem bom senso, também possa ter o mesmo gesto de elegância, em benefício de sua imagem pública e da política, que ele abraçou como profissão. Ter humildade é sem dúvida um ato de superior sabedoria...
E que fatos assim jamais se repitam, para o bem dos nossos ouvidos!