APLICATIVOS DE CELULAR MINERAM HÁBITOS COTIDIANOS
anos alerto os que me cercam para o fato – agora já mais do que confirmado – de aplicativos, incluindo o WhatsApp, terem a capacidade de “ouvir” e “ver” o que se passa ao derredor do usuário, a fim de minerar informações úteis para vender a empresas interessadas em direcionar anúncios a clientes específicos. Em resumo: trata-se do uso do BigData para fins comerciais, posto que alguns governos usam os aplicativos para fins políticos e de segurança, alega-se!
Pois bem, o site Olhar Digital, especializado em temas ligados à internet, publicou dia 29/12 texto sob o título “Jogos de Android gravam áudio para monitorar o que usuário assiste na TV”. De acordo com a publicação, que cita o jornal The New York Times como fonte, “centenas de jogos para Android capturam o som do microfone do smartphone do usuário para monitorar o que a pessoa está assistindo na TV […] cerca de 250 jogos disponíveis na Google Play Store usam o microfone do dispositivo para buscar por ‘sinais de áudio’ ou trechos sonoros de anúncios, programas ou filmes que estejam passando na TV”.
O Olhar Digital diz que a tecnologia usada para este fim vem da Alphonso, empresa que oferece publicidade direcionando anúncios para smartphones e também para a TV paga, neste caso durante um filme. Os jogos em questão não coletam os dados sem que o usuário saiba. Eles pedem autorização para acessar o microfone, mas a explicação para isso é bastante rasa. “Permissão para acesso ao microfone para anúncios”, é o que diz o aviso que surge na tela do aparelho, sem especificar exatamente como vai ser esse acesso e o que vai ser feito com o áudio coletado.
Enfim, a cada dia tem ficado mais claro que os aplicativos a bordo de smartphones têm, sim, o poder de observar hábitos dos usuários, incluindo horários do sono, do acordar, se almoça em casa ou em restaurantes, que tipo de comida prefere, onde se veste, o que calça, com quem namora, se fuma, bebe ou usa drogas. Parece absurdo, mas de fato as corporações sabem mais sobre nós do que nós mesmos. Pena que muita gente, até pessoas razoavelmente inteligente, pensam ser isso apenas ficção ou loucura de algumas cabeças.
#SantaPatifatia
Leia na fonte: https://goo.gl/LsjQE7.