POR ENGANO(?), MAS QUE VALEU MUITO
Golpe de sorte o tal “engano” do vice-presidente da República, Michel Temer, que enviou – “sem querer”, segundo assessores dele – um áudio [contendo discurso de 15 minutos] a parlamentares do PMDB, no qual fala como se o impeachment já tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados, o que, convenhamos, está muito próximo de acontecer – a votação ocorrerá neste domingo (17).
Como sou adepto das famosas teorias da conspiração e não acredito na ingenuidade e nem na santidade dos políticos, penso ser esta fala, de fato, uma “vacina” – como tratamos no jargão publicitário –, um antídoto contra o veneno inoculado pela corriola do PT nas redes sociais da Internet, através do qual tenta contaminar a opinião pública, sobremodo os menos esclarecidos e as classes sociais usuárias dos programas governamentais de assistência.
Além do discurso conciliador e apaziguador, Michel Temer defende o amplo papel da iniciativa privada na recuperação do país, mas se compromete a manter e, “se possível”, até ampliar os programas sociais atualmente em vigor, como o Bolsa Família e o Pronatec. A fala é, digamos assim, uma espécie de “carta de apresentação” do que seria uma gestão sob sua batuta.
De toda sorte, vazada “por engano” ou de forma estratégica, do ponto de vista político, trata-se de uma peça elaborada com requintes sofisticados de comunicação e muito equilibrada no tocante ao projeto de Michel Temer para a unificação do país e a urgente recuperação econômica. Eis, pois, que serve, assim, de material ainda mais inflamável para manter aceso o fogo do impeachment.
----
Ouça o áudio...