EDIVAN AMORIM DESAFIA MENDONÇA PRADO
A DEBATER SOBRE “CAIXA 2” DE SUA CAMPANHA
O pequeno Mendonça Prado é um sujeito ousado! O parlamentar de verve irônica e quase sempre sarcástica notabiliza-se mais por defeitos lastimáveis – inveja entranhada e incondicional detratação pública de desafetos – do que por ações legislativas dignas da alta remuneração recebida mensalmente da Câmara Federal. Acostumado a injuriar, difamar e caluniar, o baixinho falastrão foi desafiado hoje pelo desalmado caçador de loroteiros Edivan Amorim a se despir da imunidade parlamentar e debater sobre... o “caixa dois” de sua campanha!
Em entrevista pela manhã à Ilha FM, balançando ao microfone o que parecia ser um aglomerado de papeis, Edivan Amorim cutucou Mendonça Prado (sem lhe citar diretamente): “Temos na bancada federal de Sergipe um falso moralista, um Demóstenes Torres. Gostaria que ele abrisse mão da imunidade parlamentar para a gente discutir os gastos do caixa dois de sua campanha”. Repito: o empresário não citou diretamente o nome do deputado. No entanto, momentos antes, confidenciou que desconfiava de “homem que se esconde atrás da saia da mulher.” Bingo! Dona Ana Maria Alves de Mendonça, esposa de Mendonça Prado, tem atacado sistematicamente os irmãos Amorim através de sua página pessoal no Facebook. Aliás, para ela o empresário indicou que “procure Deus”, a fim de obter ajuda e paz espiritual.
Diz certo adágio dos morros cariocas: “Malandro demais vira bicho...” Terá o aloprado Mendonça Prado coragem de aceitar o desafio de Edivan Amorim? Devemos recordar que, durante o julgamento do Mensalão pelo STF, a ministra Cármen Lúcia condenou a tentativa dos advogados do acusado Delúbio Soares de minimizar a ocorrência de caixa dois numa campanha. A magistrada admitiu estar diante de um fato “inusitado e inédito” na sua vida profissional: “Acho estranho e muito, muito grave, que alguém diga com toda tranquilidade que ‘Ora, houve caixa dois’. Caixa dois é crime. Caixa dois é uma agressão à sociedade brasileira...” Assim sendo, se caixa dois é crime e uma violência contra o povo, o angu desandou...
Para mim está muito claro a quem o desafio se endereça. Mendonça Prado – juntamente com o governador em exercício Jackson Barreto; uma pareia boa, portanto! – é o único político notoriamente especializado em atacar os Amorim. Com o auxílio luxuoso da própria consorte, frise-se! O desafiado é o democrata, sem dúvida! Obviamente, Mendonça Prado pode se fingir de morto, e como não teve o nome citado, pode alegar nada ter com isso. Mas como gosto de ver o circo pegar fogo, liguei para Edivan Amorim. Queria lhe apresentar a minha tese. Respondeu-me o cabra: “Você não é menino pequeno, conhece quem é quem em Sergipe. Então, tire as conclusões que achar mais convenientes! O que eu disse já basta. O recado está dado!”
Opa, opa! Recado? Então é isso: Mendonça Prado recebeu hoje um RE-CA-DO cristalino de Edivan Amorim, ao balançar uma penca de papeis, dizendo que queria debater sobre o caixa dois da campanha do deputado. Aí tem coisa! Edivan Amorim não é de dar ponto sem nó. O gesto de balançar os papeis não foi à toa. Teria o empresário algum documento comprometedor, capaz de transformar o vestal da honestidade Mendonça Prado num salafrário e canalha, ao nível do ex-senador do Democratas Demóstenes Torres? Só há uma forma de saber: o baixinho mostrar que é um macho destemido, abrir mão da impunidade... – ops, perdão! – da imunidade parlamentar e enfrentar Edivan Amorim de cara limpa.
Mas como diria o prezado cantor, compositor, humorista e político Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido pelo nome artístico de Tiririca, “Eu sou um abestado”! Aposto uma banda de jaca mole como o pequeno Mendonça Prado vai dar de ombros e seguir, indiferente ao desafio, destilando seu ódio contra os irmãos que tanto lhe rebaixam o ego. Não creio que o deputado boquirroto quereria encarar essa parada dura! Seria, por certo, seu fim como político...
Por David Leite | 03/10 às 17h45 | Charge: clique para ampliar!

SE O GOVERNO ESTADUAL IGNORA ATÉ UMA
PREFEITURA DO PT, JÁ PENSOU NO RESTO?
Carmópolis deveria ser um dos mais desenvolvidos municípios de Sergipe. Deveria... Mas não deu sorte! Rico em petróleo, é miserável quando o assunto é governança pública. Falta gente séria no comando. Sob a prefeita Esmeralda Mara Silva Cruz, uma economista tapada, incompetente até mesmo para produzir uma simples planilha – imagine conduzir um projeto de planejamento! –, Carmópolis vive um momento terrível. O dinheiro que é arrecadado pela gestão petista parece destinado a todo e qualquer fim, menos a servir ao povo.
Para piorar um quadro já bastante deteriorado (política, econômica e socialmente), a Ouro Negro sergipana está entregue à própria sorte no tocante à segurança. Na sessão de ontem na Câmara Municipal, o vereador Décio Neto voltou a cobrar da Secretaria de Segurança Pública mais atenção com a população carmopolitana. Segundo o vereador, todos os dias acontecem arrombamentos e assaltos sem qualquer mínima intervenção da SSP. Conforme narrou, “a população está assustada. O número de policiais e viaturas não é suficiente para cobrir todo o município. Ninguém aguenta mais”.
Contradição – Diante da queixa de Décio Neto, fiquei a matutar: “Peraí, mas a cambada bem nutrida da Comunicação estadual não torrou uma baita grana em propaganda para divulgar que inaugurou um Batalhão da Polícia Militar em Carmópolis?” Como não sou otário, fui dar uma checada! Na verdade, o governador em exercício Jackson Barreto inaugurou apenas a implantação da 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar no município. Detalhe: trata-se de um batalhão com sede em Propriá! Santa cara de pau...
A prefeita Esmeralda é uma joia falsa! Membro do partido do governador Marcelo Déda e da governanta – que já foi estudanta, mas dizem que é completamente ignoranta –, é muito esperta para ajeitar seu caminho e o de parentes próximos! Já para administrar o município de Carmópolis, a prefeita cabeça de pedra dura segue os passos do seu partido, o PT – o partido das “...antas”...
Por David Leite | 02/10 às 09h00