...
Sexta-feira, 05/08/2011 | 10h00
O turismo sergipano na gestão  Marcelo Déda virou piada de mau gosto
...
Ao observar o relatório deste semestre da Superintendência de Planejamento Aeroportuário e de Operações da Rede Infraero (http://www.infraero.com.br/images/stories/Estatistica/2011/junho.pdf), encontramos os números relativos à movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros e, obviamento, dos aeroportos da região Nordeste. Para a tristeza dos sergipanos, mesmo com o período do São João já incluso, o Aeroporto Santa Maria (Aracaju) perde em trânsito de passageiros para quase todos os dos outros estados e está a apenas 10 mil passageiros na disputa com Teresina, capital do Piauí –quem conhece Teresina, sabe ao que me refiro, sem demérito algum aos piauienses, por favor!
Mesmo após a novela “Cordel Encantado” (Rede Globo) ser filmada por aqui e ainda com iniciativas inéditas e surpreendentes como o “Barco do Forró” nas águas do rio Sergipe, mesmo assim o estado não decola, pois o setor do Turismo foi simplesmente abandonado pelo governador Marcelo Déda, que não enxerga nele qualquer capacidade geradora de emprego e renda, num contrassenso ao que ocorre no resto do mundo civilizado.
Não é preciso dizer que a gestão das Mudanças para Pior precisa tomar providências urgentes, sob pena de perdermos até para a pouco atrativa Teresina. Loucura...
...
Alguns dados importantes sobre o que já foi o turismo em Sergipe (do relatório da gestão João Alves Filho):
Maior Fluxo Percentual de Passageiros Dentre Todos os Aeroportos Brasileiros
Sergipe Redescoberto – Para se ter uma idéia do que aconteceu no quadriênio 2003/2006, até 2003 a média em Sergipe era de apenas 500 mil turistas/ano. Dados da Infraero, colocaram o Aeroporto de Aracaju batendo recorde nacional de passageiros, quando comparado aos demais no País: no primeiro semestre de 2005, subiu 53% em relação ao mesmo período de 2004; em 2006, cresceu 24% em relação a 2005.
Falta competência...