SERIA EDVALDO NOGUEIRA UM “AUTISTA” SELETIVO?
Quem haverá de entender de forma satisfatória a contenda a envolver a Prefeitura de Aracaju e o Hospital de Cirurgia? Parece claro existir certa insensibilidade do prefeito Edvaldo Nogueira, um cabra para lá de estranho! Ele simplesmente negou-se a receber e, portanto, dialogar, com a direção da principal casa de saúde que atende pacientes do SUS e iniciou uma campanha inglória, cujo objetivo sugerido pelas ações seria humilhar e por de joelhos o Hospital de Cirurgia.
Tal assertiva ficou ainda mais nítida após a desastrada participação da secretária de Saúde Waneska Barboza na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (27), que pode ser resumida num único adjetivo/substantivo: “patética”! Em vez de aproveitar a oportunidade para dialogar e pacificar a crise e assim permitir ao Hospital de Cirurgia retomar o atendimento – de acordo com o Cinform desta semana, mais de 600 pessoas aguardam por cirurgias que só podem ser feitas naquele nosocômio –, Waneska Barboza agiu como se “autista” seletiva fosse, repetindo o mantra de que quem deve não é a Prefeitura de Aracaju, e que o Hospital de Cirurgia cessou o serviço para pressionar as autoridades públicas.
Ora bolas, que se questione na Justiça quem deve ou não! Contudo, deixar de pagar por serviços prestados e já devidamente reconhecidos pelo próprio órgão comandado por Waneska Barboza em audiência no Ministério Público – e noutras ações anteriores, também no MP – parece mais do que simples sadismo. Sem esquecer que no Brasil negar socorro a quem está à beira da morte ainda é crime!
Pior, surge ainda a possibilidade de uma ação sub-reptícia de consequências imprevisíveis: tentam por debaixo dos panos “estatizar” o Hospital de Cirurgia, isso num ano pré-eleitoral. Somente um “Juca Pitanga” não percebe o resultado de algo escabroso como essa tal “intervenção”: servirá para destituir funcionários politicamente não-engajados e no lugar desses contratar apaniguados do Poder Político vigente e cabos eleitorais dos políticos cuja eleição ou reeleição interessa ao Governo de Sergipe e à Prefeitura de Aracaju, sem contar que o Hospital de Cirurgia pode ser uma grande “botija”.
Quem duvida disso não deve apostar nem meio vintém para ver essa desgraça, pois não se brinca com a vida de ninguém!
Que o prefeito Edvaldo Nogueira desça do pedestal, busque o diálogo e, com a humildade que se exige [e se espera] de um alguém com a sua responsabilidade, reconheça que erra no trato com o Hospital de Cirurgia, e no mais breve espaço de tempo possível honre os compromissos firmados pelo Município de Aracaju no âmbito do Ministério Público e da Justiça, sob pena de, mais adiante, incorrer ele e sua trupe desajeitada em crime de responsabilidade e até de homicídio doloso, posto que assumem o risco de contribuir para que centenas de pessoas morram.