TEM UMA BARATA NO MEU PASTEL...
OU A IMPRENSA PRECISA "COMBINAR" A VERDADE

Por David Leite | Quarta-feira, 07/02/2013 | 12h40 | Política
Afinal, o prefeito João Alves Filho está ou não candidato à sucessão do governador Marcelo Déda? A dúvida decorre da contradição entre duas informações trazidas à público por dois dos mais badalados jornalistas políticos de Sergipe.
No início da semana, Gilmar Carvalho publicou em seu site uma (agora suposta) afirmação do Negão dita no sábado, garantindo "que não pretende ser candidato a governador em 2014 e que seu projeto é ser o melhor prefeito da história de Aracaju".
Já ontem à noite, através do Twitter mas sem especificar quando obteve a informação, Diógenes Brayner afirmou que "João Alves Filho (está) animadíssimo com (os) números favoráveis à sua candidatura a governador, embora (na opinião do jornalista, ainda) seja muito cedo (para discutir o assunto)".
Em quem confiar, então? Quem trouxe a verdadeira verdade? De que fontes os distintos colegas tiraram tais informações? Quem as pode negar ou confirmar? Eis o insondável do mundo...

- - - - - -
(Atualizado às 13h25)

O BICHO ESTÁ PEGANDO...
Mais uma para por lenha na fogueira. O jornal on-line Sergipe 247 publicou que o Negão teria convidado o prefeito de Socorro, jornalista Fábio Henrique, para ser seu candidato a vice numa suposta chapa para 2014...
De acordo com o Sergipe 247, “... Fábio Henrique teria ficado surpreso com o convite – e mais surpreso ainda com a disposição de João em disputar outra vez o Governo do Estado, pleito que perdeu em 2006 e em 2010, para o governador Marcelo Déda (PT). 'Você será candidato de novo, João?', teria questionado o prefeito de Socorro”.

Leia agora: http://www.brasil247.com/pt/247/sergipe247/92909/Jo%C3%A3o-Alves-convidou-F%C3%A1bio-Henrique-para-ser-seu-vice-em-2014.htm.

- - - - - -
(Atualizado às 15h35)

O SUPOSTO VICE NEGA...
O prefeito Fábio Henrique, ouvido por Gilmar Carvalho, em entrevista na Rede Ilha, negou que tenha recebido o convite para ser vice do Negão em 2014... "Conversei por cerca de um minuto e meio no camarote da Prefeitura de Aracaju (no Pré-Caju) somente sobre o sistema de transporte coletivo de passageiros", disse ele ao deputado-radialista.


AO GARANTIR QUE NÃO SERÁ CANDIDATO EM 2014,
JOÃO ALVES FILHO ABRIRIA ESPAÇO À RENOVAÇÃO?

Por David Leite | Quarta-feira, 06/02/2013 | 12h35 | Política

João Alves Filho voltou a afirmar (no sábado passado) – segundo informa Gilmar Carvalho em seu site – “que não pretende ser candidato a governador em 2014 e que seu projeto é ser o melhor prefeito da história de Aracaju”. De fato, o Negão pode estar a agir apenas com a devida cautela, sem qualquer afobação...
Político experiente, João Alves Filho compreende o anseio do povo para que cumpra as promessas de campanha. Sabe ainda que 14 meses – teria de deixar o cargo em fins de março de 2014, por força da Lei Eleitoral – é tempo exíguo demais para realizar a “revolução” esperada. Ademais, ele também não ignora que parte majoritária do seu sucesso nas urnas se deve sobretudo ao desencanto com as más gestões dos antecessores, audazes na falação e pífios no fazer.
Porém, caso seja essa mesmo a real intenção do prefeito de Aracaju, hoje aclamado como estrela política por onde passa – motivo aliás, para induzi-lo àquela coceira típica de quem deseja “algo mais” –, a oposição precisa urgentemente trabalhar um novo nome, dentre aqueles com melhor perfil para combater adversários de muito peso – peso político e peso da máquina...
Com efeito, no mesmo site de Gilmar Carvalho, o vice-governador Jackson Barreto reafirmou-se “candidatíssimo”. Ao ser questionado se o seria mesmo sem apoio do governador Marcelo Déda, JB saiu-se com uma gargalhada que acabou sendo interpretada pela imprensa ligada ao PT como um “sim!”. Já o senador Antônio Carlos Valadares, outro aliado do governo, não perde tempo em também mostrar-se “disponível, se for o caso” – sem esquecer Valadares Filho.
Com tantos governistas “dispostos” – alguns nomes do PT, como o do doutor (ele gosta de ser chamado assim) deputado Rogério Carvalho, também voltaram a ser comentados até pelos adversários –, Marcelo Déda torce para que a oposição se divida, lançando várias candidaturas. Ação que, no entender dele, facilitaria a permanência do grupo no poder.
A João Alves Filho interessa fazer uma grande gestão. Quem sabe – se o ego comum a todos os que se nutrem do poder assim o permitir –, não estaria o Negão reproduzindo “a voz que vem do coração”... Seria a porta aberta à renovação política? A oposição, bem sabe o prefeito, tem nomes simpáticos ao eleitor, com boas chances de vencer o certame. Nomes como o do deputado Mendonça Prado, do vice-prefeito José Carlos Machado e do senador Eduardo Amorim, talvez o mais bem cotado entre todos os demais do grupo.
No entanto – e vejam que os governistas já perceberam isso faz tempo, e estão se movimentando em Aracaju e no interior –, trabalhar já o tal nome deve ser a meta dos oposicionistas, se quiserem de verdade retomar o poder estadual. O desgaste de Marcelo Déda é grande, sim! Mas ele conta com a força do Governo Federal, ainda bastante perolado entre os menos esclarecidos. E com a aprovação do Pró-Investe, terá muito mais bala na agulha. Ficar na moita, significa dar chance demais a um adversário tão poderoso e sagaz...

EQUÍVOCO OU APENAS MAIS UMA SACANAGEM?

Por David Leite | Terça-feira, 05/02/2013 | 12h55
Há um "equívoco" da imprensa de Sergipe ligada ao governo do PT quando afirma ter o senador Eduardo Amorim convertido-se ao Pró-Investe sensibilizado com as lágrimas de Marcelo Déda – ou seria mais uma das sacanagens usadas para queimar adversários do regime estrelado?
Vejamos... o senador do PSC, basta rever suas declarações, defendeu todo o tempo o que quem tem vergonha na cara deseja: transparência! Desde o início, Eduardo Amorim sugeriu a Marcelo Déda estabelecer onde pretendia torrar mais de R$ 720 milhões. Por fim, aparentemente cansado de guerra, o "humildade" governador aquiesceu aos apelos do líder oposicionista.
Dito e feito. Agora, o senador trabalha para convencer os deputados a ele ligados de que "ampliar o debate, não significou reprovar o Pró-Investe" – lembremos de que ele próprio votou no Senado a favor da implantação do programa, como forma de ajudar os Estados com dificuldades em promover o desenvolvimento.
O financiamento, tudo indica, será aprovado pela Assembleia e ponto final. Com a verba em mãos, talvez Marcelo Déda empolgue-se e passe a trabalhar. Oremos...

COMO DIZ O NÊGO-BRANCO PELÉ:
"SÓ DÓI QUANDO TIRO A CHAPA..."


Por David Leite | Segunda-feira, 04/02/2013 | 18h22
Eis que o grande chefe dos bichos-preguiça, o garboso Marcelo Déda, teve uma ideia genial. Um belo dia, acordou com vontade de derramar lágrimas. Na mesma noite, voluntarioso como sempre, exibiu os olhos marejados para uma plateia organizada pelo brioso Instituto Luciano Barreto Júnior – até Edvan Amorim solidarizou-se com aquele rio nos olhos, e (também)... quase chora.
Mas o mesmo Marcelo Déda encantador dos corações mais sensíveis de Sergipe, horas depois da jeitosa chorumela, nos bastidores parece ter sugerido aos asseclas para não deixar morrer a cantilena de que, sem sua dadivosa falação de pé de ouvido a parlamentares e presidentes de partido, sem suas lacrimosas águas a rolar pela face amadeirada como cepa de umburana, o Pró-Investe seria mais uma vez detonado pela oposição ranhenta e abestada.
Se conselho fosse bom, diria Eu ao chefe Marcelo Déda: cabra de pêia, manda essa turma arengueira (o vice Jackson Barreto, o aliado desinteressado senador Antônio Carlos Valadares, e obviamente, os ratos de rádio e rede sociais nutridos pela SeCom de Carlos Cauê...) ficar de boca fechada. Até as vacas de presépio já sabem que a aprovação do tal empréstimo só vai rolar porque o preto chegou ao branco – se me permite o meu prezado colega e compadre Antônio Carlos de Oliveira Xocolate...
O que antes era um cheque sem destino, sem os devidos encaminhamentos, agora virou um grande cheque nominal, com os projetos de financiamento devidamente explicadinhos... O que, convenhamos, é o correto.
Como diria o Rei do Futebol, aquele que é o negão mais branco deste doce planeta, o meu chapinha Pelé: "Quem avisa, gente, amigo é!" Até rimou.
E tenho dito.

Reflexos de Santa Maria do Rio Grande do Sul
COISA DO BRAZIL – E DE SERGIPE, TAMBÉM...

Por David Leite | Segunda-feira, 04/02/2013 | 14h45
Na quinta-feira passada, o Corpo de Bombeiros em Sergipe resolveu se mexer. Como se movido por um surto de “acorda, cambada”, as casas noturnas de Aracaju foram visitadas pelos militares. Quatro delas já estavam desativadas pelos próprios proprietários, três foram encontradas fechadas e seis, que se encontravam em funcionamento, foram vistoriadas e interditadas. Motivo: falta de atestado de regularidade, que comprova a qualidade da segurança na prevenção e no combate a incêndios. E quem emite essa estrovenga? O Corpo de Bombeiros, imagem só...
O atestado pede requisitos mínimos para funcionamento de locais onde há grande aglomeração, o que compreende extintores, sinalização de saídas de emergência indicando os caminhos para chegar às portas, as saídas de emergência (em si) e a iluminação acionada por gerador ou baterias quando falta luz elétrica. Agora a pergunta que não quer calar: sabe há quantos anos os tais empreendimentos interditados funcionam? No caso de dois deles – Cariri e Mediterrâneo –, a maioria de nós ainda era adolescente.
Santa esculhambação... Precisou morrer uma porrada de gente – até ontem, 237 – para que o Brasil acordasse para a vigarice do faz de conta: o poder público faz de conta que fiscaliza e todos aceitamos calados, fazendo de conta que está tudo como manda o figurino! Coisa do Brazil...

Com informações de http://www.nenoticias.com.br/