...
Segunda-feira, 25/07/2011 | 14h43
Energisa que se cuide –pode rolar um curto-circuito
...
Estive com o deputado federal André Moura (@AndreMouraPSC) na sexta-feira. Conversa boa, afiada, com vários jornalistas de diversos veículos... O camarada expôs uma situação cruel vivida pelos prefeitos de Sergipe –e, não duvido, de muitas outras localidades Brasil afora!
Aceitaram, no caso sergipano, que a Energisa, empresa distribuidora de energia elétrica e manutenção de linhas e redes, faça a cobrança de faturas em débito automático da carga consumida pelos municípios, mas a contrapartida demora –troca de lâmpadas, etc. Quando a prefeitura reclama, recebe um chega-pra-lá ou, simplesmente, um chá de cadeira...
Pior caso porém, é que André Moura acusa a Energisa de aproveitar-se do monopólio para pressionar prefeitos com um reajuste de fatura extemporâneo. De acordo com o deputado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou aumento apenas quando findarem os contratos atuais, que no caso da maioria das prefeituras sergipanas, ocorrerá em dezembro.
O federal diz ter a gravação onde um funcionário da Energisa expõe, digamos, a “política de relacionamento” da empresa a um secretário de finanças de uma prefeitura do Vale do Japaratuba: “Caso vocês não aceitem reajustar agora, nós somente pactuaremos um novo contrato, em janeiro de 2013, após o pagamento da diferença entre as faturas atuais e o reajuste proposto. É isso, ou deixaremos de fornecer o serviço até que uma decisão seja tomada.”
André Moura deve se reunir ainda nesta semana com dirigentes da Aneel, ocasião em que apresentará a gravação e pedirá providências. Como se vê, o jogo sujo das corporações somente vem a público quando alguém com coragem resolve se contrapor às regras impostas por quem se julga acima das leis. Vamos ver aonde tudo isso vai dar!