...
Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2012 | 11h47 | Eleições 2012
Decidido o nome do candidato do PT à Prefeitura de Aracaju
...
Se antes havia o forte boato, agora está consolidada a candidatura do deputado federal do PT, Doutor (ele gosta de ser chamado assim) Rogério Carvalho, para disputar a vaga – graças ao Céus, vamos nos livrar dele! – do prefeito comunista de boutique, Edvaldo Nogueira (PCdoB).
Há duas semanas, o governador Marcelo Déda participou de um encontro secreto em São Paulo com dirigentes do PT Nacional, dentre os quais o “chefe da quadrilha” do Mensalão José Dirceu, para discutir estratégias globais de ação, com vistas a ampliar o número de prefeituras sob o comando do partido de Lula da Silva.
Na ocasião, ficou decidido, no caso de Aracaju, pela performance eleitoral na campanha de 2010 (quando foi o deputado federal mais bem votado), ainda pelo discurso arejado e bem colocado, pela presença imperial e confiante proximidade com as ideias e pretensões políticas de Marcelo Déda, que Doutor Rogério Carvalho seria o candidato.
Ontem, numa entrevista concedida ao jornalista Gilmar Carvalho (Ilha FM), isso ficou bastante claro para a maioria dos políticos de oposição que ouviram Doutor Rogério Carvalho a tecer loas quanto ao suposto brilhante trabalho realizado quando esteve secretário de Saúde e no ataque direto ao principal oponente do PT e líder nas pesquisas, João Alves Filho (DEM).
O deputado Almeida Lima, candidato do PPS, resumiu o sentimento geral: “(Doutor) Rogério Carvalho é bom candidato... para os adversários!” Por sua vez, o dirigente do PPS, jornalista Marcos Aurélio, provocou em seu Twitter: “A disputa em Aracaju se dará com Almeida Lima. Esse é um direito que os petistas não irão nos impedir, pode apostar!”
Cotado para ser o vice do Negão, o ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB) já não tem dúvida: “Doutor Rogério Carvalho será o candidato de Marcelo Déda, pois já fala até em debate com João Alves Filho.” Mas apesar de inevitável em algum momento no futuro, o debate não deve ocorrer agora, porquanto daria luz e palco justamente a quem está na rabeira das pesquisas e precisando melhorar o coeficiente eleitoral – não é, Doutor Rogério Carvalho?
Amanhã, José Carlos Machado estará no programa de Gilmar Carvalho para por os pingos nos “is”. Pelo Twitter, antecipou o que pensa: “Deputado Rogério Carvalho pergunta o que João Alves Filho fez pela saúde em Aracaju. Fez muito! E só para reforçar a memória dele, construiu o HUSE (ex-Hospital JAF) e a Maternidade N. S. de Lourdes – aliás, é o único hospital de urgência funcionando em Aracaju e a única maternidade pública funcionando em Aracaju.”
José Carlos Machado adverte ainda: “Quem mais fechou hospitais em Sergipe foi o governo do PT. Fechou para fazer reformas que se arrastam há mais de quatro anos. A maternidade N. S. de Lourdes, construída no governo de JAF, só passou a funcionar efetivamente no governo de Marcelo Déda por decisão da Justiça. Também, por decisão da Justiça, passou a funcionar o Hospital Infantil José Machado de Souza, construído também no governo de JAF.”
Enfim, pode-se dizer, a disputa pela Prefeitura de Aracaju já tem três supostos candidatos: o Negão, Almeida Lima e Rogério Carvalho – o senador Antônio Carlos Valadares tenta emplacar o filho, que seria o candidato apoiado por Edvaldo Nogueira, mas teme perder posições no governo, o que deve empurrar a decisão do PSB para mais adiante.
Como se diria na Roma Antiga, “alea jacta est”...

Nenhum comentário: