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Terça-feira,
13 de Março de 2012 | 11h10 | Política
“Presepada”
no ouvido alheio é refresco
...
Que
é estranho, não há dúvida! O trecho da obra de duplicação da
BR-101 entre Aracaju e Riachuelo está inconcluso faz 15 anos –
começou com Fernando Henrique Cardoso, passou praticamente sem
acréscimos na Era Lula da Silva e segue se arrastando na gestão de
Dilma Rousseff. Já no trecho entre Aracaju e Estância, a obra segue
a todo vapor...
Na
tarde da sexta-feira última, o vice-governador Jackson Barreto
acompanhou os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e dos
Transportes, Paulo Sérgio Passos, numa visita ao trecho
Aracaju/Estância – pano rápido: visita à obra em andamento, que
fique claro. Então, resta uma pergunta: por que não levar essa
turma jeitosa para ver a parte da obra paralisada há uns bons anos,
a fim de tentar sensibilizar a presidente Dilma Rousseff a dar fim ao
relutante lenga-lenga?
No
seu programa desta segunda-feira, o danado do ex-deputado jornalista
Gilmar Carvalho definiu a visita dos ministros como uma “presepada”
– a palavra, aliás, lembrou minha finada vovó Dona Caçula,
useira desta por significar “espetáculo ridículo, extravagante,
bizarro...”; eram minhas as danações de menino travesso. A
indignação do CãoCão deu-se não pela falta de agilidade no
trecho Aracaju/Riachuelo, e sim pelos quase 12 quilômetros de
congestionamento provocados pelo aparato da comitiva das “otoridades”
na altura do município de Estância, local da visita.
Mas
“presepada” é palavra amena, se se quiser definir qualquer coisa
relativa a obra da BR-101 em Sergipe. Por conta dela, saltam aos
olhos duas tristes constatações: primeira – e mais singela: o
governador Marcelo Déda, compadre de Lula da Silva, tem mesmo
“grande prestígio” junto ao governo federal; segunda: a derrota
de Dilma Rousseff em dois turnos na eleição de 2010 jamais será
esquecida pela presidente, cujo tratamento dispensado ao estado, de
tão miserável, ficará marcado na História.
Na
foto de divulgação da visita (logo abaixo), vê-se um Jackson
Barreto paramentado e pomposo, dedos indicadores apontados ao solo,
numa conversa animada ao lado dos ministros visitantes. Pelo gestual,
voz rouca, pode-se imaginar que o vice-governador esteja dizendo algo
como “aqui a coisa anda, por que não lá?”... Há quem duvide
disso, porém. O mais certo é que o camarada Jackson Barreto esteja
apenas a desancar enfadonhos elogios, coisa típica da visão caolha
dominante em Sergipe há meia década...
...
OBRAS NA BR-101 / ESTADOS VIZINHOS
Pernambuco – A duplicação de 25 quilômetros, entre Palmares e a divisa com Alagoas, está em andamento. No acesso a Recife (contorno), a duplicação de 42 quilômetros da BR-408, que dará acesso à Arena da Copa, já tem 16,5 quilômetros concluídos.
Alagoas – Duplicação de 248,5 quilômetros de extensão da BR-101, ainda inconclusa, pois as obras atravessam áreas urbanas e incluem a construção de vias marginais (como em Teotônio Vilela) e de contornos (como em Novo Lino e Messias).
Sergipe – O estado possui 320 quilômetros de vias federais, sendo 204,3 quilômetros na BR-101, dos quais 14 km compõem o contorno de Aracaju, mais 114 quilômetros da BR-235. A execução das obras neste trecho tem a participação do Exército (4º BEC), de consórcios privados e do Governo de Sergipe, responsável pelo trecho entre Estância e a divisa com a Bahia, por meio de convênio com o DNIT – único trecho cujas obras seguem num ritmo aceitável.
Pernambuco – A duplicação de 25 quilômetros, entre Palmares e a divisa com Alagoas, está em andamento. No acesso a Recife (contorno), a duplicação de 42 quilômetros da BR-408, que dará acesso à Arena da Copa, já tem 16,5 quilômetros concluídos.
Alagoas – Duplicação de 248,5 quilômetros de extensão da BR-101, ainda inconclusa, pois as obras atravessam áreas urbanas e incluem a construção de vias marginais (como em Teotônio Vilela) e de contornos (como em Novo Lino e Messias).
Sergipe – O estado possui 320 quilômetros de vias federais, sendo 204,3 quilômetros na BR-101, dos quais 14 km compõem o contorno de Aracaju, mais 114 quilômetros da BR-235. A execução das obras neste trecho tem a participação do Exército (4º BEC), de consórcios privados e do Governo de Sergipe, responsável pelo trecho entre Estância e a divisa com a Bahia, por meio de convênio com o DNIT – único trecho cujas obras seguem num ritmo aceitável.
Um comentário:
Da forma como vem sendo conduzida a obra de duplicação da BR 101, um dileto amigo chegado à cálculos matemáticos, disse que no ano de 2028 chegaremos à Propria com a 101 duplicada.
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