EDVAN AMORIM, UM OSSO MUITO DURO DE ROER

Por David Leite | Quarta-feira, 10/04/2013 | 22h10
Do genial Millôr Fernandes, recordo uma referência ao gosto do momento, após assistir ao líder político mais paparicado e temido da última década em Sergipe, numa propaganda do PTB na TV (vejam o vídeo abaixo): estou boquiaberto e ainda não consigo boquifechar.
Edvan Amorim não é brinquedo, não! Ao contrário do que supunham os adversários e na contramão do que sugerem os seus próprios aliados, o pragmático empresário resolveu botar a cara para bater. Tem coragem...
Aliás, não só coragem. Tem também outros autoproclamados atributos. “Para nós, compromisso político tem valor e palavra dada não volta atrás. Venha para o PTB. Com novas ideias e mais trabalho, vamos escrever juntos uma nova história: mais crescimento, mais empregos e benefícios sociais para todos os sergipanos”, conclama.
Como diriam os antigos, pra seu governo, Edvan Amorim não dá nunca ponto sem nó. A família e alguns correligionários têm sido sistematicamente atacados por todos os lados. No entanto, ele não se faz de rogado e surpreende pelo discurso agregador e solícito.
O governo estadual contratou ano passado a peso de ouro – falam em R$ 35 mil por mês – um mega radialista cuja missão é difamar Edvan Amorim e políticos a ele ligados, sobretudo o irmão senador. A serpente falante dos olhos esbugalhados, de cabeça redonda avantajada e pernas finas é uma usina diária de impropérios. Hoje, numa espécie de mea culpa, disse ao final do programa que tem “consciência do dever cumprido”. Claro! Afinal, cumpre direitinho a tarefa de execrar os únicos verdadeiros adversários da gestão Marcelo Déda na atualidade. Politicamente perigosos, de fato...
Na Prefeitura de Aracaju, reunião realizada dois meses atrás num gabinete próximo ao do prefeito definiu a estratégia de enfraquecer o provável candidato a governador do PSC (partido sob influência de Edvan Amorim) e inflar o susceptível ego de João Alves Filho, a fim de induzi-lo a sair candidato em 2014 e liberar a cadeira para José Carlos Machado, seu vice. Um grupo de ratos cibernéticos foi designado para promover no Twitter uma campanha eleitoral extemporânea através de uma #Hashtag, cujo uso foi proibido pela justiça. A cambada agora chora...
Apesar disso, o líder do PTB não se intimida e através do rádio e da TV passa uma mensagem pessoal de confiança na política, nos políticos e no futuro de Sergipe, que se encerra aludindo a um “novo projeto de desenvolvimento” para o estado e para os sergipanos.
Com tanta perspicácia e desenvoltura a despertar ciúme, inveja e dores de cabeça, com tantos poderosos a tentar limar-lhe os beiços, o danado do Edvan Amorim promete ser um osso muito duro de roer! Sigamos a fera de perto, sempre muito atentos...

Atualizado às 10h05 | Por David Leite
NEM O DANADO DO CLÁUDIO NUNES RESISTIU...
O jornalista comenta hoje no blog dele (Infonet):


Valor da palavra
O empresário Edivan Amorim, presidente estadual do PTB, raramente aparece em público, não faz discurso ou propaganda e só dá entrevistas no rádio quando a última trincheira está sob ameaça dos inimigos. Líder de um expressivo grupo de oposição com 11 partidos, 14 deputados e 1 senador, mais de 30 prefeitos e dezenas de vereadores, ele é de atuar sempre na retaguarda, aliás, com reconhecida competência.

Valor da palavra II
Talvez, por isso mesmo, sua surpreendente e bem produzida aparição como principal protagonista das inserções do PTB na televisão esteja repercutindo tanto no meios políticos desde ontem à noite. Edivan Amorim assumiu uma nova e avançada posição estratégica no front dessas preliminares operações de guerra política. E, diga-se de passagem, saiu-se muito bem.

Valor da palavra III
Sua mensagem é simples, objetiva e inovadora. Parte do compromisso histórico do PTB - progresso e justiça social - e sobre esse conceito aplica sua marca registrada: "...compromisso é pra ser cumprido e palavra dada não volta atrás". Isso é tudo o que magnetiza a classe política sergipana desde que faleceu o ex-deputado Antônio Carlos Franco (PMDB) igualmente famoso pelos acordos fechados e cumpridos â base do fio do bigode.

Valor da palavra IV
O empresário Edvan Amorim conclui anunciando a criação de novo projeto de desenvolvimento para Sergipe com ideias inovadoras, gente nova, mais trabalho, mais empregos para os jovens e benefícios sociais para todos. A mensagem do PTB remete sutilmente a missão para o PSC, partido que faz do seu irmão, o senador Eduardo Amorim, um virtual candidato ao governo em 2014, com propósitos de mudanças políticas e administrativas em Sergipe. A propaganda é boa e o debate de ideias deverá ser ainda melhor.
- - - - - 

ESSE OTÁRIO SOU EU – SE LIGA, MALANDRO

Por David Leite | Segunda-feira, 08/04/2013 | 10h45
Acordei hoje com mania de horóscopo. Fui consultar o que os astros previam para mim... Verdade ou não, diziam que o Sol transitará pela minha Casa 2, enquanto a Lua estará transitando pela primeira casa do meu mapa astral, aproximando-se do Sol, o que sugere que minha “beleza e inteligência estariam em consonância com a Lua na primeira casa, favorecendo o surgimento de pessoas invejosas, ciumentas e adversários com desejo de perturbar”.
Horóscopo é invenção de chinês... e a China é o maior Paraguai do mundo. Mas que previsão astrológica deixa a gente tonto de vez em quando, isso deixa...
A pior coisa do mundo é ciúme de homem... Mas o que é o ciúme de homem? Por sua natureza e efeitos, o ciúme de homem se aproxima da inveja. Porém, entre ele e a inveja permanecem certas diferenças. Na inveja, o outro não merece o que tem, mesmo que tenha trabalhado duro para conquistar – notoriedade pública, reconhecimento, por exemplo! Já no ciúme de homem, não se deseja ver partilhado com outrem o que se julga próprio, seu. Seja o espaço político, uma nesga de poder, a esperança de um bom emprego no futuro, e por aí vai.
Triste do homem que sinta ciume de outro homem, em qualquer aspecto da vida: no amor, no trabalho, na amizade... O receio da perda, o medo de ser deixado para trás são dores inseparáveis do declínio. Jamais será plenamente feliz o homem ciumento. Sempre estará desatinado às vinganças.
Por outro lado, há pessoas que se acham espertas – lembro-me de um ditado de um vigarista carioca: “Malandro demais vira bicho”. Vejam vocês os meninos chorões, os paus-mandados... Os caras esculhambam um sujeito, dizem que ele e sua família são do mal, acusam o melhor amigo de ser envolvido com roubo de galinhas, que juntos formam um bando...
Depois de chamados à responsabilidade, posam de bons moços, de gente boa... de vítimas da injustiça! O cabra quando entra num ringue tem de resistir ou cair com a cara na lona. Choramingar, apelar por Deus ou pelo Diabo ou correr da cruz não vale... Mesmo os chorões são machos em algum momento na vida.
Acho que vou consultar o horóscopo para amanhã...