Quarta-feira, 06.02.2008 - Ano II - Edição Número 218-A

FORA DO AR
Quase uma semana recuperando arquivos danificados pela ação de terroristas e os subseqüentes cinco ditosos dias do carnaval nos afastaram do convívio do dileto público leitor. Estamos de volta! Marginais de fino trato roubaram senhas de acesso e detonaram a lista de assinantes do ABRA-O-OLHO, diretamente no provedor de envio. Antes, porém, tentaram enviar uma mensagem desaforada onde supostamente esta publicação se “redimia” dos “crimes cometidos” contra “pessoas de bem”. Não obtiveram sucesso. Estamos de volta, com a certeza de estar incomodando (e muito...) quem se supõe acima da verdade e do direito de publicá-la! Sigamos em frente. Afinal, o mundo gira... .
THAÍS BEZERRA E A MUDANÇA NA SECOM
Dias atrás, comentou-se aqui sobre a obsequiosa Secretaria Estadual de Comunicação Social não caber mais no Palácio de Despachos. Que para acomodar parte do seu caudaloso séqüito, a secretária Eloísa Galdino mandou reformar o imóvel de número 05 da Rua José Oliveira Filho, conjunto Leite Neto, ao custo de R$ 206.980,01. Pois bem! Para a camaleoa Thaís Bezerra (JORNAL DA CIDADE, 27.01), nada há de errado com a casa da Secom. Disse a temida e bem informada jornalista: “Andam falando horrores da Secretaria de Comunicação por causa de uma casa bem próxima ao Palácio de Despachos. Disseram até que o aluguel é de R$ 12 mil. De fato, a casa foi alugada por R$ 1.300,00. Ali será desenvolvido o projeto “Mídia Jovem”, em parceria com a operadora Oi e, talvez (hum, talvez?), com a participação do grupo Votorantin. Como está sendo adaptada para instalações multimídia, ilhas e estúdios de TV e rádio, a reforma custa caro”. Um zangão garantiu à desinibida jornalista, integrante do gênero dos répteis saurofídeos da ordem dos sáurios, cuja pele muda de cor sob a ação da luz e por vontade própria, que no imóvel generosamente reformado, a Secom irá atuar com educomunicação, através de oficinas e de trabalhos com “temas transversais”, com adolescentes das cidades de Brejo Grande e Aracaju, dentro das ações integradas do Comitê de Políticas Públicas do Governo do Estado. Às questões: que cabrunco são “temas transversais” e como o governo do PT pretende incuti-los na cabeça da citada galera jovem? Por que a Secom não se utiliza da estrutura do SISTEMA APERIPÊ, criado para tal fim, economizando assim o dinheiro do contribuinte? Bem, quem sabe madame Eloísa Galdino queira mais um feudo só seu, sem ter de dividir espaço com quem quer que seja... Ou ainda, seja esta mais uma daquelas brilhantes idéias, cujo único fim é render páginas e páginas na imprensa, horas e horas de entrevistas apenas para a promoção pessoal de quem “se acha”! .
COM O SILÊNCIO DE CAUÊ, DÚVIDAS AINDA PERDURAM
O diretor da Formato Propaganda, José Augusto Lima de Almeida, preocupou-se com a repercussão da nota COM A PALAVRA CARLOS CAUÊ deste ABRA-O-OLHO, comentando a suposta armação na concorrência para a campanha publicitária do IPTU 2008 da Prefeitura de Aracaju. Por telefone, ele argumentou: “Nossa imagem no mercado é de trabalhar com honestidade. Não fizemos acordo com a Secom para facilitar a vitória nem nesta nem em quem qualquer concorrência”. Para José Augusto, a agilidade da Formato Propaganda ao gravar o spot de rádio da campanha, veiculado horas depois de anunciada a empresa vencedora do certame, só foi possível graças à tecnologia: "Com a internet, tudo é feito num prazo mínimo". Quanto ao material de vídeo, José Augusto garantiu que somente foi veiculado nas TVs a partir do sábado. Já a foto da equipe da Formato, publicada no sítio do ABRA-O-OLHO, na verdade seria de funcionários da Secretaria Municipal de Comunicação, e não da empresa publicitária.
Diante do silêncio do secretário Carlos Cauê sobre a pendenga, muitos pontos da tal "concorrência informal" criada por ele para “democratizar” o acesso à publicidade oficial da administração do PC do B ainda não estão devidamente explicados. É aguardar para saber o que mais vem por aí para ver como é que fica...

Terça-feira, 29.01.2008 – Ano II - Edição Número 218

Atenção, estamos com problemas no servidor de envio do ABRA-O-OLHO. O problema já está sendo sanado. Gratos pela comprensão.
CAÇA AOS CARGOS
Os brasileiros que se preparem! É cada vez mais evidente a movimentação do Grande Molusco no corre-corre atrás do prejuízo provocado pela morte da CPMF. O presidente Lula da Silva não faz outra nada, senão distribuir cargos com vistas a aprovar medidas para aumentar ainda mais a dinheirama que usa, basicamente, para dar cargos e mais cargos a correligionários e aliados. A estatal mais cobiçada é a Petrobras. Peemedebistas e petistas brigam por suas diretorias com unhas, dentes e outras armas mais poderosas. Quem sai perdendo nesta luta é a própria estatal, claro, conforme apontou o "Painel" da FOLHA DE S. PAULO de ontem: a reunião do Conselho de Administração da empresa "marca o momento de maior politização da estatal nos cinco anos do governo do PT". Eletrobras e Sudene também estão na lista da cobiça dos políticos ligados ao Palácio do Planalto.
Deve dar um trabalho danado descobrir quantos cargos vale cada voto para, por exemplo, aprovar o aumento de impostos que Lula prometeu que não ia fazer, mas que por baixo do pano trabalha sem cessar, como alerta em seu BLOG o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, que de mutreta é phd.
DÚVIDAS AINDA PERDURAM
O diretor da Formato Propaganda, José Augusto Lima de Almeida, preocupou-se com a repercussão da nota "Com a Palavra Carlos Cauê", publicada ontem neste ABRA-O-OLHO, comentando a suposta armação na concorrência para a campanha publicitária do IPTU 2008 da Prefeitura de Aracaju. "Nossa imagem mercado é de trabalhar com honestidade. Não fizemos acordo para facilitar a vitória na concorrência", argumentou ele ontem por telefone.
Disse José Augusto que a agilidade da empresa para gravar o spot de rádio da campanha, veiculado horas depois de anunciada a empresa vencedora, foi possível graças à tecnologia: "O material é gravado e posteriormente enviado via internet, num prazo mínimo". Quanto ao material de vídeo, José Augusto disse que somente foi veiculado a partir do sábado. Já a foto da equipe da Formato, também publicada no ABRA-O-OLHO, na verdade seria de funcionários da Secretaria Municipal de Comunicação e não da empresa.
Diante do silêncio do secretário Carlos Cauê sobre a pendega - segundo informações, ele preferiu usar um dos capangas do bando esquerdista infiltrados na imprensa, a quem mandou "nota de esclarecimento" para responder às inquirições desta publicação -, muitos pontos da tal "concorrência informal" criada por ele para democratizar o acesso à publicidade ofical da administração municipal ainda não estão devidamente explicados. É aguardar para saber o que vem por aí...

Segunda-feira, 28.01.2008 – Ano II - Edição Número 217

COM A PALAVRA, CARLOS CAUÊ
Cheira a desavergonhada embromação, para dizer o mínimo, a suposta concorrência informal realizada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, para a campanha de divulgação do IPTU 2008. O secretário Carlos Cauê diz que a principal característica dessa tal porfia comercial é ter sido “democrática, pois abriu espaço para todo o mercado publicitário”. Nada mais distante da verdade!
Venceu o certame a Formato Propaganda. Porém, alguns pontos da “concorrência” deixam um rastro fedido. O diretor de Marketing e Multimeios da Secom, Rafael Galvão, justifica a escolha assegurando que a Formato apresentou “a proposta mais aproximada do briefing”. Como, se o briefing* só foi distribuído pouquíssimos dias antes do certame?
Outra curiosidade: no dia da apresentação das propostas (segunda-feira, 14), a equipe da Formato foi a única fotografada por Alejandro Zambrana, fotógrafo oficial do prefeito Edvaldo Nogueira.
Mais intrigante ainda é que o anúncio do nome da empresa vencedora foi publicado no sítio da Secom exatamente às 16h35 da quinta-feira, 17. Até agora é um mistério como a Formato conseguiu se antecipar ao resultado da concorrência, produzir por conta própria o VT da campanha, receber o “aprovo” do secretário Carlos Cauê e entregar o material até às 16h00 da mesmíssima quinta-feira, 17, à TV Sergipe, para ser veiculado na grade do dia posterior (sexta-feira, 18), conforme as rigorosas normas da emissora.
Ao que parece, para atuar com tamanha desenvoltura e sobejada eficiência no concorrido setor de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, a Formato Propaganda se utiliza dos serviços de cartomantes, videntes e outros profissionais do mundo esotérico. Esta parece ser a explicação mais lógica, pois além do VT, também foram produzidos em tempo recorde o spot de rádio (veiculado já na sexta-feira, 18), o anúncio de jornal (publicado nos jornais de ontem) e os cartazes de rua (out-doors) da espetacular campanha do IPTU 2008. Tudo sem saber se seria a escolhida!
O caríssimo secretário Carlos Cauê é um cara inteligente. Jamais usaria da boa fé de seis empresas de publicidade para homologar uma concorrência de fachada, visando dar legalidade a uma parceria informal de exclusividade. Jamais trataria por baixo do pano com a Formato Publicidade, enquanto do outro lado simulava democracia na escolha de quem faria a campanha do IPTU. Também, jamais instruiria o citado fotógrafo a registrar apenas um grupo empresarial, exatamente o vencedor da concorrência, supondo que tal ação não seria percebida pelos demais participantes.
Então, fica a dúvida: se não foi o jornalista Carlos Cauê, quem finalmente é o idiota que armou toda essa palhaçada, que põe em maus lençóis a proba equipe da Comunicação da PMA, comandada pelo PC do B? Com a palavra o nobre secretário...


Equipe da Formato Propaganda: consulta com Mãe Dinah?

(*) Veja a íntegra do briefing em
http://www.aracaju.se.gov.br/userfiles/iptu_briefing_2008.pdf