Leia Nesta Edição:
>> Teria Ivaldo José Acordado de Casaca Virada?
(Veja ainda: Curtas & Boas)
---------------
Ivaldo José Acordou de Casaca Virada?
Cá entre nós, ainda estava meio sonolento quando vi no site da Câmara Municipal a foto do jornalista Ivaldo José a exibir duas pequenas tartarugas. Pensei: teria o neófito vereador descoberto os símbolos ideais para mimetizar as administrações de Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira, e resolveu trazê-los aos olhos do respeitável público?
Explico! À primeira vista, enxerguei Ivaldo José a segurar na mão direita o Governo das Mudanças para Pior, justificando com riqueza de detalhes a incrível similitude com aquela tartaruga. Sem qualquer projeto, obra de relevância ou grandes ações para justificar a poética retórica eleitoreira, o governo Marcelo Déda poderia ser fielmente simbolizado pelo preguiçoso animal.
Da mesma forma, a administração Edvaldo Nogueira estava muito bem representada pela tartaruga da mão esquerda. Aracaju simplesmente parou no tempo. O único projeto prevendo o crescimento ordenado do município (criado pelo urbanista Jaime Lerner) remonta há três décadas. De lá para cá, nunca foi atualizado. Resultado: caos total –no trânsito, nas zonas de expansão... A tal promessa de “desprivatizar” a prefeitura também foi esquecida.
A simbiose entre as lerdas tartarugas e a letargia das administrações de Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira era perfeita demais. Teria Ivaldo José aderido à oposição?
Com os primeiros lampejos da realidade real sobrepujando minha sonolência, passei a enxergar a cena com olhos menos embotados. Ivaldo José havia sim encontrado nas tartarugas a simbologia adequada para identificar com precisão as administrações de Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira. Mas à maneira da fábula “A Tartaruga e a Lebre”!
A história infantil relata a disputa entre a esperta lebre e a preguiçosa tartaruga. Gabando-se da ligeireza, a lebre desafiou outros animais numa corrida. A improvável tartaruga aceitou. A lebre então respondeu: “Ganho com os pés amarrados”. A corrida começou e a lebre disparou. Para mostrar desprezo pela tartaruga, resolveu tirar uma soneca na primeira curva da estrada. A lebre acordou assustada com os gritos da torcida, aplaudindo a passagem pela linha de chegada da intrépida tartaruga, que disse: “Devagar se vai longe”.
Ao apresentar as prosaicas tartarugas, quem sabe Ivaldo José não estivesse a exibir-nos dois grandes símbolos da máxima esperteza, porquanto, aparentando lerdeza, Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira na verdade seriam tão ligeiros que facilmente deixariam a comer poeira até grandes velocistas... Senão, vejamos!
Somente no primeiro ano de governo, Marcelo Déda comprou mais de R$ 200 milhões em medicamentos, equipamentos e serviços para a Saúde sem licitação. Em 2008, essa conta se perdeu... Tem ainda a história do terreno adquirido em Lagarto a preço superfaturado para edificar um hospital. Licitações com cartas marcadas também ocorreram em obras de estradas e escolas...
Edvaldo Nogueira não fica para trás. O “amém” às grandes construtoras. Os lucrativos negócios do lixo, transporte coletivo e parquímetro. As transferências milionárias de dinheiro público a Organizações Não-Governamentais especializadas em todo tipo de “serviço”, incluindo os de cunho meramente eleitoral –só a Sociedade Eunice Weaver faturou mais de R$ 28 milhões. As obras inacabadas à espera de mais verbas...
Mas toda esta minha sonolenta elucubração com tartarugas, Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira logo se desfez ao ler o texto cuja foto acima servia de ilustração. Na verdade, os animais foram socorridos por Ivaldo José quando tentavam atravessar a avenida Melício Machado e por pouco não foram por ele atropelados. De acordo com o vereador, os alagados e lagos da zona de expansão, onde as tartarugas vivem, estão sendo paulatinamente aterrados (sem a mínima intervenção da Prefeitura de Aracaju). Além das tartarugas, jacarés e cobras também estariam obrigados a migrar em busca de novo habitat.
O interessante disso tudo é lembrar de outra intrigante semelhança. Tão quanto os animais capturados por Ivaldo José, o Plano Diretor de Aracaju, empacado na Câmara de Vereadores faz séculos, também caminha (espertamente?)... a passos de tartaruga!
Antes que eu esqueça – As tartarugas conseguiram se safar das rodas do carro de Ivaldo José. A mesma sorte não teve um pedestre, atropelado por ele na semana passada. Além do imediato socorro, o cidadão recebeu do vereador assistência médica e remédios. A vítima passa bem!

João Alves Filho Ganha Marketing Eleitoral Gratuito – O Jornal da Cidade (sem querer, certamente) prestou um grande serviço à campanha do ex-governador, possivelmente ao governo estadual. Ao promover a escolha de “As Sete Maravilhas de Aracaju”, o JC consultou os internautas do seu portal sobre os mais belos monumentos da cidade. Pela ordem, os mais votados foram o Projeto Orla, o antigo farol (Unit), a igreja do Santo Antônio, a Ponte do Imperador, a Passarela do Caranguejo, a ponte Construtor João Alves e o relógio do mercado municipal. Três obras de JAF (orla, Passarela do Caranguejo e ponte Aju/Barra) estão entre as vencedoras, sendo que outras três (o farol, a Ponte do Imperador e o relógio) foram construídas no século 19...
* * * * *

Afinal, Quem é o Melhor: Marcelo Déda ou Edvaldo Nogueira? – Curiosa enquete do portal www.clicksergipe.com.br questiona “Qual dos dois você acha que é o melhor: (1) Edvaldo com zabumbeiro; (2) Déda como cantor; (3) Os dois; (4) Nenhum dos dois”. Pelo auferido até agora (veja os resultados ao lado), a parada promete ser dura. Porém, as chances do governador parecem maiores. No sábado 17/10, ao receber no hospital a visita de Alceu Valença –o cantor fazia show
