:: Sexta-feira, 09.11.2007 :: Edição N187 ::

À FLOR DA PELE
.
Virou piada nacional a tal cantilena do presidente Lula da Silva de sempre tirar o dele da reta, quando algum podre estremece o Palácio do Planalto. Para salvar a pele do Grande Molusco, já dançaram o “chefe da quadrilha” José Dirceu, o senhor quebra-sigilo Antônio Palocci e até o mosca-morta Waldir Pires. Pois não é que o papo-furado é contagioso! Condenado pelo Tribunal de Contas da União a pagar multa de 20 mil reais e ter as contas como prefeito da Capital julgadas “irregulares” pelo suposto superfaturamento em 48,95% do valor inicial da obra de urbanização da Avenida São Paulo, realizada sem licitação e contrato, o governador Marcelo Déda, quem diria, também “não sabia de nada”. Nota de esclarecimento da Secretaria Estadual de Comunicação informa ter a Procuradoria-Geral do Município de Aracaju opinado favoravelmente à assinatura da ordem de serviço e orientado sobre os procedimentos para o início da obra. O então prefeito Marcelo Déda teria apenas “se limitado à emissão de determinação” para a Empresa Municipal de Obras Públicas e Urbanização de Aracaju (Emurb) “iniciar tratativas” com a construtora Queiroz Galvão. E completa: “De seu despacho não se depreende nenhuma aceitação cabal de eventuais preços acima dos de mercado em nenhuma das fases de execução da obra”. Deixa ver se deu para entender! Marcelo Déda ordenou a negociação com a proba empreiteira baiana, entretanto, lá no despacho, não fez qualquer menção a pagar 50% a mais pela obra? Ainda bem! Porque se tivesse escrito tal asneira, ao invés da multa de 20 mil reais, Sua Alteza poderia agora estar atrás das grades. Se a intenção da Secretaria de Comunicação era confundir, parabéns. Voltando aos negócios. Ao transferir para auxiliares a responsabilidade por qualquer eventual delito cometido nas obras da Avenida São Paulo, Marcelo Déda pode prejudicar o andamento do governo que dirige. Por conta da burocracia, muitas vezes os gestores públicos cometem equívocos, que explicados deixam de ser crimes, ilicitudes... Com essa de “saltar fora”, Sua Alteza deve ter deixado muita gente à base de soníferos!
.
::::: ::::: ::::: ::::: ::::: ::::: :::::
.
:: CALEIDOSCÓPIO ::
.
FIXAÇÃO (Do sítio http://www.pensandoassim.com/)
.
É impressionante a fixação que o bloco da situação tem com o ex-governador João Alves. Não bastasse levar a culpa por tudo de errado que este governo promove, agora Alves é vítima até do prefeito Edvaldo Nogueira, que também resolveu tirar uma casquinha. Inconformado com o ceticismo de alguns setores da imprensa sobre a obra projetada por Oscar Niemeyer para Aracaju, Nogueira disparou à coluna Periscópio, no JC: "Ninguém critica a obra de João Alves, que está sendo comida pelo mar". Em poucos dias, João Alves foi responsabilizado pela truculência da polícia contra os estudantes do colégio D. Luciano. E agora por não ter previsto o avanço do mar na Atalaia. Freud explica tanta obsessão. Em tempo: já o ex-prefeito Marcelo Déda se eximiu de responsabilidades sobre irregularidades na Avenida São Paulo. "O papel do prefeito se exauriu no momento em que transferiu aos órgãos da administração direta e indireta o papel de executor das obras", disse Déda em sua defesa.
.
VIVA A DEMOCRACIA! (Do sítio http://blogdojefferson.com/index.aspx)
Por Roberto Jefferson
.
Após protesto pacífico contra as reformas de Hugo Chávez, estudantes venezuelanos foram recebidos a bala por grupos ligados ao presidente, segundo testemunhas. Arautos da liberdade, jovens de todo o mundo não lutam por governos de direita ou de esquerda, mas contra a supressão de escolhas -de pensamento, de credo etc. No caso de Chávez, não dá nem para dizer de que lado ele está, apenas que é alérgico a democracia. Aí, não tem acordo, os jovens vão à luta.

Nenhum comentário: