:: Segunda-feira, 12.11.2007 :: Edição N188 ::

MUITO ESTRANHO
Alguma coisa desandou pelos lados do esfomeado JORNAL DO DÉDA (antigo JORNAL DO DIA). A publicação tem sido nas últimas semanas muito ingrata com o patrono, governador Marcelo Déda. O diário tem tiragens ínfimas, longe dos demais -cerca de 1/3. Também perde de feio no somatório semanal para a tiragem do CINFORM. Porém, recebeu do governo estadual e da prefeitura de Aracaju, até setembro, quase 665 mil reais, contra 93 mil reais do CORREIO DE SERGIPE (tiragem diária de quatro mil exemplares) e 280 mil reais do CINFORM (tiragem semanal de 25 mil exemplares).
A derrocada no "desalinhamento" político tem sido recorrente. Os mais aguerridos colunistas do JORNAL DO DIA e até lisongeadores de Sua Alteza passaram a criticar enfaticamente a politicagem em voga no estado, sem falar dos editoriais contra o governo do PT e o próprio noticiário, recheado de farto material contrário à administração Marcelo Déda.
Ou o JORNAL DO DÉDA parou de receber a portentosa grana, tão necessária para manter-se de pé e cobrir os custos das dezenas de processos perdidos na Justiça por leviandade, calúnia e difamação -o diário teria de vender até as cuecas para honrar as penas, não fosse a providencial ajuda do governo do PT, a quem escolheu apoiar integral e notoriamente, desde o anúncio da candidatura de Marcelo Deda. Ou o JD foi acometido de um surto de lucidez.
Ainda é cedo para chegar a algum veredicto. Mas que está muito estranho, está...
. .
::: CALEIDOSCÓPIO :::
. O líder dos Demos na Câmara, Onyx Lorenzoni, expõe na ISTOÉ desta semana a estratégia dos petista manter a boquinha no governo federal. Para o deputado gaúcho, a aprovação de um terceiro mandato para Lula da Silva, se sair, não será sem uma grande batalha. Vale a pena ler o artigo. É curto e objetivo: OS "QUERO-QUEROS" DE LULA Por Onyx Lorenzoni Acaba de surgir o movimento quero-quero na Câmara dos Deputados. É comandado por um grupo de deputados companheiros que trabalham para abrir caminho para o terceiro mandato de Lula. O sucesso desta empreitada está diretamente ligado à aprovação da prorrogação da CPMF, imposto que deverá arrecadar R$ 120 bilhões até 2010. O dinheiro do sistema público de saúde turbinará a saúde política do PT e seus aliados. O raciocínio deles é simples: ganhando a batalha CPMF contra a oposição, a classe média e boa parte do empresariado, por que não tentar emplacar mais quatro anos para o presidente? Por que não impor este casuísmo, esta excrescência? Afinal, já há o exemplo de Hugo Chávez e Néstor Kirchner, que passará a faixa para Cristina, sua mulher, e continuará morando na Casa Rosada. Terceiro mandato significa quebrar o princípio da alternância no poder, um dos pilares da democracia. E, se vingar o terceiro, por que não tentar o quarto ou quinto? É lamentável que um bando de petistas aloprados, inebriados pelo poder, se transforme nos cupins da liberdade e da democracia. A própria personalidade do presidente estimula a manobra dos quero-queros. O maior herói de Lula é ele mesmo, que, do alto de sua vaidade sem limites, se julga um predestinado. Tão predestinado e tão candidato de si mesmo que jamais se preocupou em construir uma candidatura capaz de sucedê-lo dentro da normalidade. Os aloprados do PT imaginam aprovar o terceiro mandato na Câmara sem resistência. Estão iludidos. Vão acabar como os pássaros da lenda gaúcha sobre a fuga da Sagrada Família para o Egito. Perseguidos pelos soldados de Herodes, José, Maria e o Menino Jesus se escondiam e pediam silêncio aos bichos. Todos obedeciam, menos o quero-quero. Queria porque queria cantar. E dizia: "Quero! Quero! Quero!" E tanto disse que foi castigado por Nossa Senhora: ficou querendo até hoje. (©ISTOÉ, 13.11)

Nenhum comentário: