E.Zine 10/09 N146

ESPERTEZA E POLITICAGEM
Artigo do deputado José Carlos Machado (CORREIO DE SERGIPE, 09.09) expõe com clareza o porquê do repúdio da classe média à continuidade da cobrança da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira. Idealizada pelo senador Antônio Carlos Valadares, a famigerada CPMF tem validade somente até dezembro. Daí a pressa dos barbudinhos para aprovar antes do final deste setembro a Proposta de Emenda à Constituição que a prorroga até 2011.
O Grande Molusco alega necessitar da grana da CPMF para continuar gerindo a saúde. Machadão, no entanto, encontrou uma situação esdrúxula: dos R$ 43 bilhões autorizados na Lei Orçamentária Anual para o Ministério da Saúde (MS), somente 85% foram gastos em 2005. "Então, por que será que sobra dinheiro se há tantas deficiências?".
Machadão resume: "O governo Lula não tem projeto de política pública para a saúde. Ao invés de investir na atividade fim, preferiu gastar com publicidade -somente no âmbito do MS foram R$ 97 milhões em 2005. Proselitismo é tudo e apenas o que este governo sabe fazer".
Assim dito, volta-se à questão mais importante do momento. Se não aplica o dinheiro alocado para melhorar a saúde pública e quando aplica o faz de maneira desastrosa, a que serviria então manter a cobrança da CPMF? A resposta pode estar nas grandes safadezas já descobertas, como a máfia das sanguessugas...

* * * *

FALTA O CHEFE (Blog Roberto Jefferson, 09.09)

  • Cláudio Humberto diz em sua coluna que, para setores do Congresso, o governo Lula começou a acabar com a decisão do STF de aceitar a denúncia contra os 40 envolvidos no escândalo do mensalão. Eu tenho certeza disso. Quando fiz as denúncias, eu não tinha a dimensão do tamanho do esquema, pensava que era uma coisa restrita ao Zé Dirceu, José Genoino, Marcos Valério, circunscrita a uma operação de partido. Jamais pensei que haveria ministros envolvidos nem que o presidente da Câmara à época (João Paulo Cunha) participasse. Nunca. Foi a investigação que deu dimensão ao tamanho do escândalo. E eu pergunto à sociedade: a quem interessava o mensalão? Ao Zé Dirceu? Ao Gushiken? Essa é uma ótica simplista porque esses homens são auxiliares do governo, mas não o governo eleito. Quem é o governo?
  • No início, eu achava que o Lula não sabia do mensalão, mas sua dimensão é tão profunda, tão debaixo do nariz e dos olhos do Lula, que ele tem responsabilidade por ação, não confessada, e por omissão, que é explícita. Não tem saída. Marcos Valério já está ameaçando. Se mais ministros forem envolvidos, como vem mostrando o noticiário, não tem saída: o governo "se atolou-se". O meu sentimento é que o Zé Dirceu é o subchefe da quadrilha. Só falta o chefe.

(http://www.sponholz.arq.br/)

Nenhum comentário: