Sexta-feira, 12 de Outubro de 2012 | 16h15 | Mídia
Campanha eleitoral em Aracaju ganha força na internet e emplaca vários candidatos
Por David
Leite
Eleições
nos EUA estão sendo ganhas com apoio maciço da internet. Alguns
candidatos, caso de Barack Obama, conseguiram arrecadar milhões,
muitos milhões de dólares – a maioria, contribuições não
superiores a US$ 300,00 – e arrebanhar uma militância aguerrida.
No Brasil, ainda não foi desta vez que os marqueteiros usaram para
valer a internet como braço da comunicação, para ajudar candidatos
a cargos majoritários. Muitos especialistas achavam que a internet
seria importante em 2010. Não foi. Achou-se o mesmo quanto a 2012.
Também não foi...
No caso de Sergipe contudo, uma experiência desenvolvida na campanha
proporcional do candidato democrata João Alves Filho, usou algumas
ferramentas disponíveis no cyberspace para conquistar votos.
Surpresa – uma boa surpresa, aliás! Nada menos que 13 dos 228
candidatos das coligações que apoiaram o Negão foram eleitos,
fazendo maioria no parlamento para o próximo prefeito. Os números
sugerem a participação efetiva da internet no processo de escolha
do eleitor. Somente os vídeos dos 186 candidatos que gravaram para o
Horário Eleitoral, somados aos vídeos de apoios de parlamentares
como os senadores Maria do Carmo e Eduardo Amorin – e de deputados
federais e estaduais –, bateram a casa de incríveis 65.816
exibições no YouTube até as 15h37 desta tarde de sexta-feira (veja
foto abaixo).
Pela primeira vez no Brasil, uma campanha de candidatos proporcionais
teve site exclusivo, além de páginas (também exclusivas) para os
candidatos proporcionais, no Twitter, Facebook e YouTube, em suporte
à campanha de rádio e televisão – diga-se, inclusive, que ao
contrário da campanha de 2010, quando João Alves Filho foi punido
com várias multas e perda de espaço na campanha de TV por causa de
delitos cometidos na campanha proporcional, numa tentativa burra de
ajudá-lo a divulgar suas propostas, em 2012 nenhuma das duas
campanhas foi sequer advertida ou perdeu um único segundo de
propaganda, fosse no rádio ou na televisão.
Totalizando entre todas as ferramentas usadas quase 150 mil acessos
de internautas residentes basicamente em Aracaju, a campanha dos
Vereadores do Negão mostrou-se eficiente e com custo relativamente
baixo para o candidato do Partido Democratas, além de ter servido, de forma indireta, para
divulgar as propostas do Negão para um público que, por ser jovem –
faixa etária entre 16 e 35 anos (42,8% do eleitorado de Aracaju) –,
ainda não o conhecia na inteireza.
Agradecimentos
Gostaria
de agradecer a confiança e a paciência do ex-deputado federal José
Carlos Machado, eleito vice-prefeito, e ao coordenador-geral da campanha do Negão, ex-deputado estadual Walker Carvalho, sem os quais seria impossível
desenvolver o trabalho. Também agradeço aos profissionais
envolvidos no processo: Jorge Salário e Eduardo da Mídia
(proprietários das produtoras onde gravou-se o material de RTV e
internet); a produtora-executiva Charlene Santos, meus braços
direito e esquerdo, e verdadeira chefe de equipe; ao meu compadre, jornalista Machello Gomes,
incansável coordenador da Redação; aos dedicados jornalistas Adler,
Malu, Zé Rivaldo e a produtora Jéssica; e aos radialistas Antônio Carlos de Oliveira (meu compadre Toni Xocolate), Flávia Lins e Willian Fonseca... sem os quais o trabalho
teria sido incompleto... A todos os demais envolvidos – 20 outros profissionais: câmeras, fotógrafos, maquiadoras, auxiliares... – não citados, meus sinceros parabéns!
A
melhor assessoria de imprensa
Sem
dúvida, o trabalho de divulgação das propostas e do pensamento de
João25 teve um suporte digno das melhores campanhas eleitorais
Brasil afora – e nos municiou com vários bons argumentos –,
através da competente assessoria de imprensa desenvolvida com afinco
e extremado profissionalismo pelo experiente jornalista César Gama.
Ex-diretor do Cinform, a quem deu cara e corpo; e do Correio de
Sergipe, que fundou e deu a linha inicial bem sucedida, César Gama
fecha mais uma campanha sendo elogiado por todos os colegas de
imprensa pelo trabalho realizado através de sua equipe, que facilitou sobremaneira as editorias de
Política dos portais de notícias da internet, sites diversos, blogs e jornais sergipanos.
Um trabalho que reflete o espírito sempre muito honesto deste
abnegado – e por vezes, incompreendido – homem da Comunicação
sergipana...
----
Site Vereadores do Negão: http://www.vereadoresdonegao.com.br/.
Site Primeiro Turno 25: http://www.primeiroturno25.com.br/index.php.
Veja vídeo (duração de 4 minutos) com imagens do Negão no dia 07 de Outubro, desde as primeiras horas da manhã, até a Festa da Vitória na Praia 13 de Julho, em frente ao Democratas.
Veja vídeo (duração de 4 minutos) com imagens do Negão no dia 07 de Outubro, desde as primeiras horas da manhã, até a Festa da Vitória na Praia 13 de Julho, em frente ao Democratas.
Veja foto (clique para ampliar) com o número de exibições dos vídeos publicados no YouTube pelo site Vereadores do Negão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário