Sexta-feira, 12 de Outubro de 2012 | 16h15 | Mídia
Campanha eleitoral em Aracaju ganha força na internet e emplaca vários candidatos

Por David Leite
Eleições nos EUA estão sendo ganhas com apoio maciço da internet. Alguns candidatos, caso de Barack Obama, conseguiram arrecadar milhões, muitos milhões de dólares – a maioria, contribuições não superiores a US$ 300,00 – e arrebanhar uma militância aguerrida.
No Brasil, ainda não foi desta vez que os marqueteiros usaram para valer a internet como braço da comunicação, para ajudar candidatos a cargos majoritários. Muitos especialistas achavam que a internet seria importante em 2010. Não foi. Achou-se o mesmo quanto a 2012. Também não foi...
No caso de Sergipe contudo, uma experiência desenvolvida na campanha proporcional do candidato democrata João Alves Filho, usou algumas ferramentas disponíveis no cyberspace para conquistar votos.
Surpresa – uma boa surpresa, aliás! Nada menos que 13 dos 228 candidatos das coligações que apoiaram o Negão foram eleitos, fazendo maioria no parlamento para o próximo prefeito. Os números sugerem a participação efetiva da internet no processo de escolha do eleitor. Somente os vídeos dos 186 candidatos que gravaram para o Horário Eleitoral, somados aos vídeos de apoios de parlamentares como os senadores Maria do Carmo e Eduardo Amorin – e de deputados federais e estaduais –, bateram a casa de incríveis 65.816 exibições no YouTube até as 15h37 desta tarde de sexta-feira (veja foto abaixo).
Pela primeira vez no Brasil, uma campanha de candidatos proporcionais teve site exclusivo, além de páginas (também exclusivas) para os candidatos proporcionais, no Twitter, Facebook e YouTube, em suporte à campanha de rádio e televisão – diga-se, inclusive, que ao contrário da campanha de 2010, quando João Alves Filho foi punido com várias multas e perda de espaço na campanha de TV por causa de delitos cometidos na campanha proporcional, numa tentativa burra de ajudá-lo a divulgar suas propostas, em 2012 nenhuma das duas campanhas foi sequer advertida ou perdeu um único segundo de propaganda, fosse no rádio ou na televisão.
Totalizando entre todas as ferramentas usadas quase 150 mil acessos de internautas residentes basicamente em Aracaju, a campanha dos Vereadores do Negão mostrou-se eficiente e com custo relativamente baixo para o candidato do Partido Democratas, além de ter servido, de forma indireta, para divulgar as propostas do Negão para um público que, por ser jovem – faixa etária entre 16 e 35 anos (42,8% do eleitorado de Aracaju) –, ainda não o conhecia na inteireza.

Agradecimentos
Gostaria de agradecer a confiança e a paciência do ex-deputado federal José Carlos Machado, eleito vice-prefeito, e ao coordenador-geral da campanha do Negão, ex-deputado estadual Walker Carvalho, sem os quais seria impossível desenvolver o trabalho. Também agradeço aos profissionais envolvidos no processo: Jorge Salário e Eduardo da Mídia (proprietários das produtoras onde gravou-se o material de RTV e internet); a produtora-executiva Charlene Santos, meus braços direito e esquerdo, e verdadeira chefe de equipe; ao meu compadre, jornalista Machello Gomes, incansável coordenador da Redação; aos dedicados jornalistas Adler, Malu, Zé Rivaldo e a produtora Jéssica; e aos radialistas Antônio Carlos de Oliveira (meu compadre Toni Xocolate), Flávia Lins e Willian Fonseca... sem os quais o trabalho teria sido incompleto... A todos os demais envolvidos –  20 outros profissionais: câmeras, fotógrafos, maquiadoras, auxiliares...    não citados, meus sinceros parabéns!

A melhor assessoria de imprensa
Sem dúvida, o trabalho de divulgação das propostas e do pensamento de João25 teve um suporte digno das melhores campanhas eleitorais Brasil afora – e nos municiou com vários bons argumentos –, através da competente assessoria de imprensa desenvolvida com afinco e extremado profissionalismo pelo experiente jornalista César Gama.
Ex-diretor do Cinform, a quem deu cara e corpo; e do Correio de Sergipe, que fundou e deu a linha inicial bem sucedida, César Gama fecha mais uma campanha sendo elogiado por todos os colegas de imprensa pelo trabalho realizado através de sua equipe, que facilitou sobremaneira as editorias de Política dos portais de notícias da internet, sites diversos, blogs e jornais sergipanos.
Um trabalho que reflete o espírito sempre muito honesto deste abnegado – e por vezes, incompreendido – homem da Comunicação sergipana...

----
Site Vereadores do Negão: http://www.vereadoresdonegao.com.br/.
Site Primeiro Turno 25http://www.primeiroturno25.com.br/index.php.

Veja vídeo (duração de 4 minutos) com imagens do Negão no dia 07 de Outubro, desde as primeiras horas da manhã, até a Festa da Vitória na Praia 13 de Julho, em frente ao Democratas.


Veja foto (clique para ampliar) com o número de exibições dos vídeos publicados no YouTube pelo site Vereadores do Negão.

Nenhum comentário: