Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012 | 16h57 | Eleição 2012

Os números que incomodam – ou...
Fará Marcelo Déda terapia ocupacional?

Por David leite
Antes de comentar a pesquisa (mais uma) na qual João Alves Filho esfola os demais concorrentes – veja detalhes na edição de ontem do Jornal do Dia –, lembro das proféticas palavras ditas meses atrás numa conversa com meu oraculoso rejeitado, o candidato lanterninha Almeida Lima.
Era um sábado de abril quando estive na casa do cujo para lhe dizer de minha preocupação com a impressão deixada no imaginário coletivo pelos ataques aos adversários. Com pesquisas em mãos, fui objetivo: “O eleitor não mais aceita querelas ao estilo (defunto) de Jackson Barreto, aquela belezura com ficha policial que só pode ser transportada em caminhão-baú médio – já foi maior, mas muita aprontação acabou prescrita nos escaninhos do Judiciário.
O cabra, que já foi defensor do senador Renan Calheiros, achou por bem na segunda-feira seguinte ir ao programa de Gilmar Carvalho e lá, em mais uma sessão de tortura auditiva, alegar ter sido minha incursão (não um gesto de amizade e carinho por ele, mas) um recado enviado por João Alves Filho, como que em tom de advertência para que cessasse os ataques. Deu no que deu...
A pesquisa, muito parecida com a do Instituto Única publicada semana passada, é do Instituto Exatta – diante dos números, teria Almeida Lima disposição para também pedir a prisão do diretor do Exatta? O Negão, fosse a eleição entre 01 e 03 de agosto, venceria com folga já no primeiro turno: 55%; contra 13% de Valadares Filho, 8% de Vera Lúcia e 6% do apoquentado Almeida Lima, que além de ser o lanterninha – seria a tal Resposta do Povo alegada por ele? –, ainda lidera (disparado, coitado!) a rejeição popular: 37%.
Diz o Jornal do Dia que, “apesar de a campanha eleitoral estar apenas começando, João Alves Filho seria o futuro prefeito de Aracaju para a maioria dos entrevistados. Na estimulada, 72% deles disseram acreditar que ele será o eleito; 11% apostam em Valadares Filho, 4% em Almeida, 1% em Vera Lúcia e 18% não sabem e/ou não opinaram”. Reynaldo Nunes nem foi citado.
Trocando em miúdos: até os eleitores dos demais candidatos creem na vitória do Negão... Então, é aquela história: ninguém nunca viu nem há de ver pé de cobra, enterro de anão e foto do falastrão garboso, o bicho-preguiça Marcelo Déda, com Valadares Filho, candidato dele e de Lula da Silva a prefeito de Aracaju. Por que será?
Aposto uma colherada de doce de pitomba que o Bicho-preguiça – o falastrão garboso Marcelo Déda – se esconde para evitar “sujar” a imagem do afilhado. A rejeição dele chega a ser, modestamente claro, bem maior que a do próprio Almeida Lima: 53% dos entrevistados dizem que JAMAIS votariam num candidato indicado pelo mais vacilante governador da história de Sergipe.
Minha dúvida: se não governa nem participa da campanha de Vavazinho, Marcelo Déda fará terapia ocupacional para matar o tempo?

Pelas contas de Machado, fosse hoje a eleição, o Negão levaria no primeiro turno
 Engenheiro formado pela Politécnica da Universidade Federal da Bahia, o candidato a vice-prefeito da coligação “Aracaju não pode esperar”, o ex-deputado federal José Carlos Machado, é cobra na matemática – faz contas homéricas de cabeça, um dos seus mais conhecidos “fetiches”.

 Ao comentar a pesquisa da Exatta publicada no domingo pelo Jornal do Dia, que aponta João Alves Filho na liderança absoluta, Machado afirmou que esse percentual pode ser ainda maior ao se considerar apenas os votos válidos. Nesse novo cenário, João 25 atinge 67% dos votos (totais), indicação segura da vitória do candidato democrata já no primeiro turno.

 Afora elucubrações outras de “analistas” políticos – e levando em conta (além dos números da Exatta) o fato de na última década todas as eleições para prefeito de Aracaju terem sido decididas já em primeiro turno –, o eleitorado da capital sergipana mostra-se mais uma vez tendido a encerrar a próxima fatura eleitoral também em pleito único, no dia 07 de outubro. (Atualizado às 11h00 de 14/08/2012).

Nenhum comentário: