...
Sábado, 12 de Junho de 2010 - 11h30
.
  Eles estão aperreados 
Incomodado com meus escritos, Marcelo Deda
inclui este blog no “index” do governo petista

Index Librorum Prohibitorum ou Index Librorvm Prohibithorvm (Índice dos Livros Proibidos ou Lista dos Livros Proibidos, em português): resumo criado em 1559 no Concílio de Trento (1545/63) contendo publicações proibidas pela Igreja durante a Santa Inquisição (ou Santo Ofício). O objetivo era impedir quem sabia ler –basicamente os “sofisticados”, pois mais de 95% dos europeus eram analfabetos– de conhecer o protestantismo através de obras contrárias à doutrina católica, e assim prevenir a “corrupção” dos fiéis.
De modo geral, desde a ascensão ao poder de políticos da esquerda, os meios de comunicação de vários países latino-americanos enfrentam novos mecanismos de pressão para impedir a divulgação de conteúdo crítico às gestões. No Brasil, sob a presidência de Lula da Silva, o governo federal insistiu na tentativa de criar o Conselho Nacional de Imprensa, com o claro objetivo de cercear a liberdade de expressão. Foi demovido diante da gritaria de jornalistas independentes.
Os irmãos Castro, proprietários da paradisíaca Cuba, instituíram a opinião única tão logo tomaram o poder. Lá se vão cinco décadas nas quais os cubanos foram impedidos de criticar abertamente o regime que transformou um belo país numa ilha-prisão. Somente elogios aos grandes arquitetos do socialismo caribenho são permitidos na “imprensa” oficial –recentemente, as mazelas da fraude cubana passaram a ser expostas em blogs de jovens muito ousados (somente acessáveis de fora da ilha), mas ao custo de incontáveis prisões, torturas e até mortes!
Na China Comunista, apesar da larga abertura ao mercado através da qual milhões de chineses foram alçados à classe média, com o país sendo um dos principais motores da economia mundial, ainda persiste o controle à informação. O governo chinês mantém uma quebra-de-braço ferrenha com os críticos internos (que não raro pagam com a vida ou com trabalhos forçados em campos de concentração pelas discordâncias) e até empresas de outros países –caso recente do Google, cujas páginas foram hackeadas– sofrem censura.
Para evitar maior desconforto, não vou descer o nível deste debate citando as estripulias de Hugo Chávez na Venezuela. Vamos direto ao assunto tema deste escrito. Seguindo a cartilha dessa turma da pesada, o governador Marcelo Deda, inconformado com as críticas ao governo publicadas neste blog –e talvez, mais insatisfeito ainda por ouví-las comentadas por aí–, tomou a drástica decisão de impedir o acesso dos funcionários públicos através dos computadores interligados à rede da Emgetis (Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação).
Não se trata de medida preventiva para evitar a sobrecarga da rede. Blogs de jornalistas ligados ao governo, sites oficiais (governos municipais, estaduais e federal e órgãos afins) e da imprensa, e sites de conteúdo geral têm acesso livre em todas as secretarias e órgãos do governo estadual. A censura ao ABRA-O-OLHO foi observada a partir da terça-feira (8/06), talvez em função dos inúmeros acessos de servidores públicos para assistir ao vídeo-reportagem com o governador pedindo votos no comício do Palácio de Veraneio.
Segundo pude apurar, a ideia de impedir o acesso de servidores no local de trabalho partiu de um jornalista de fora da Secretaria de Comunicação, mas acabou encampada por um assessor de Carlos Cauê ligado por anos de amizade ao dito cujo jornalista. O assunto foi tratado com o governador, que teria questionado acerca da legalidade –juridicamente, nada impede de o governo restringir acessos aos sites que considera “improdutivos”. Ao saber da falta de empecilhos legais, Marcelo Deda então teria autorizado.
De toda sorte, a censura governamental a este blog prestou-nos o grande favor de esclarecer o nível de aperreio dos governistas. Já não mais têm a sutileza dos dias passados, quando a censura era apenas velada, em forma de reprimenda a quem se dispunha a comentar esse ou aquele conteúdo aqui publicado ou através do ataque direto de bajuladores aboletados na imprensa a minha pessoa. Como perceberam que tais ações apenas alimentavam ainda mais a empatia do blog junto ao respeitável público, foram às vias de fato. Aliás, algo natural neste Governo da Mudança para Pior.

2 comentários:

washington disse...

Meu amigo DAVÍ, vamos derrotar esses canalhas, vamos para as ruas, todas as esquinas,vamos convocar o povo na rua, a rua será a nossa TRIBUNA, com toda determinaçao e fé em DEUS e no povo.Estou com uma vontade de leão de ver essa gente longe, já estou fazendo a minha parte, precisamos do todo para atingirmos a maioria.
ABRAÇOS,
WASHINGTON T. COSTA

Antonio C. Oliveira disse...

Muito bom, David.

Estou em São Paulo desde 2002 e seu blog foi o melhor informativo que surgiu nos últimos tempos para me inteirar das pilantrices da politicalha sergipana.

Muita força e continue como a gota d'água na rocha - um dia a pedra cede.

Abraço.