Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009 – 18h15
Leia Nesta Edição:
>>“Lula, o Filho do Brasil” Vai Virar Panfleto Eletrônico
>> Jornal do Dia, o Panfleto Político-Eleitoreiro
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“Lula, o Filho do Brasil” Vai Virar Panfleto Eletrônico
Quem faz o alerta é o ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia em seu blog (www.cesarmaia.com.br):
A ala aloprada do PT já mandou um recado aos ambulantes: Não percam tempo em copiar o filme “Lula, o Filho do Brasil”. Vai haver uma derrama de cópias profissionais por todo o Brasil, em 2010. As primeiras tiragens somarão 10 milhões de cópias e terão como foco principal os beneficiários do bolsa-família e os jovens de diversos programas. Na segunda, serão outras 10 milhões de cópias. E a terceira, também de 10 milhões, dependerá das pesquisas e das regiões que precisam ser alcançadas. Os recursos, valerianamente* falando, já não são problema. A questão é a logística do armazenamento e distribuição. E os riscos que um policial a paisana, dê flagrante. Tudo tem que ser muito rápido: da mão à boca.
(*) Referência ao “Carequinha”, o publicitário coordenador da distribuição de dinheiro do mensalão, Marcos Valério.
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Jornal do Dia, o Panfleto Político-Eleitoreiro
Se ontem comparei o Jornal do Dia (e também as demais publicações bajuladoras do governo Marcelo Déda) com papel higiênico, talvez tenha eu sido ingênuo. O diário se presta a missão bem mais deletéria.
O Jornal do Dia tem em seu plantel vários jornalistas que também são servidores públicos (efetivos e comissionados): Rita Oliveira, por exemplo, é servidora da Educação e assessora o presidente do PT, o secretário de Meio Ambiente Márcio Macedo; Luiz Eduardo Costa, proprietário da FM Xingó, é subsecretário de Governo e assessor especial do governador Marcelo Déda.
Essa turma não se limita a bajular os próceres do Governo da Mudança Para Pior. Os adversários de Marcelo Déda são constantemente massacrados. Na cara de pau, eles falam de honestidade, ética, decoro... A missão precípua desse plantel é produzir propaganda governamental disfarçada de material jornalístico, para enganar trouxas.
Quem paga para ler o Jornal do Dia, seja comprando a R$ 1,00 o exemplar na banca ou através de assinatura (3 meses: R$ 100,00; 6 meses: R$ 200,00; 12 meses: R$ 350,00), precisa saber que está sendo lesado. No interior, especialmente em escolas e repartições públicas, o jocoso diário é distribuído gratuitamente*!
A dificuldade de circulação dos jornais sergipanos é histórica. Com tiragem diária em torno de 1.500 exemplares (entre banca e assinantes) e encalhe de 10% a 20%, o mais mirrado é certamente o Jornal do Dia. Quem afinal estaria bancando a transformação do informativo em panfleto? Conforme o burburinho, seriam cerca de dez mil exemplares extras diariamente...
Os objetivos dessa ação, engendrada pelo “publicitário” Marcelo Déda, são evidentes: difundir a propaganda eleitoreira governamental e atacar os adversários do governador justamente num nicho muito especial (estudantes e servidores). Sabemos como os jornalistas que “produzem” o material jornalístico-publicitário são pagos. A dúvida é quanto à remuneração do Jornal do Dia para executar a tarefa. Seria apenas pela linda voz de Marcelo Déda?
(*) Soaria de bom alvitre a promoção de uma campanha pública a atingir todos os recantos de Aracaju. Seria mais ou menos assim: “Não compre o Jornal do Dia. Além de ser o Diário Extra-Oficial do governo Marcelo Déda, ele está sendo distribuído de graça no interior. Por que só você tem de pagar para ler essa porcaria?”. Seria justo, muito justo...
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