Quarta-feira, 02.04.2008 - Ano II - Edição Número 244

QUEM É POBRE ESTÁ PERDIDO*
(*) A palavra pensada não foi bem essa, mas o sentido é o mesmo. E a rima também.
O papel da imprensa livre é defender a cidadania. Neste tocante, o colega Giovani Allieve presta um relevante serviço não apenas à comunidade, mas ao próprio governo estadual, quando reaviva as promessas de mudança - até agora não cumpridas - feitas por Marcelo Déda para alcançar o poder.
Em sua coluna (ontem, no Correio de Sergipe), o jornalista diz que o governador tem bons motivos para fazer uma nova visita às dependências do Hospital João Alves Filho. "Na vez anterior, ele ficou ‘encantado' com a apregoada ‘nova era da unidade de saúde, sem macas nos corredores, sem filas de pacientes, higiene completa e funcionamento perfeito e pleno'".
Caríssimo Allieve, em verdade, bastaria Marcelo Déda apenas ouvir os programas matinais do rádio ou assistir aos noticiários das TVs para ficar inteirado - e talvez até perplexo - da real situação do agora rebatizado Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A visita só faria cair-lhe o queixo, se não lhe deslocasse a mandíbula.
Quando o líder do governo na Assembléia, Francisco Gualberto, ousou dizer que as denúncias sobre o Huse feitas pelo Sindicato dos Enfermeiros eram "falsas, coisa de quem quer brincar com a saúde pública", cometeu um desatino moral.
Como não é possível classifica-lo de desinformado, a descabida defesa à apodrecida Saúde estadual sob o comando do deputado-secretário Rogério Carvalho, um gesto de notória má-fé, faz dele cúmplice das mazelas que têm provocado óbitos em massa.
O "tribunal da história" vai cobrar de Francisco Gualberto tamanha desfaçatez. Pois, se a verdade é nua e crua, nobre deputado, nada há no mundo capaz de mantê-la sufocada, de calar-lhe a voz. Nem o poder midiático da poderosa máquina governamental.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Flávia Brasileiro, respondeu ao voluntarioso Francisco Gualberto dizendo ter ela muita responsabilidade em tudo que fala. Também confirmou o que havia denunciado: "Superlotação; desrespeito ao conhecimento científico de controle de infecção hospitalar; mulheres idosas, jovens e adolescentes expondo seus corpos sem privacidade ao lado de homens - enfermeiras já teriam até flagrado pacientes praticando o onanismo, enquanto observavam mulheres tomando banho; portadores de hipertensão e cardíacos, que requerem ambientes sem estresse, visualizando pacientes vítimas de tiros, facadas, acidentes de trânsito...".
Estes, nobre deputado, são alguns dos muitos males que consomem diariamente a paciência e a vida dos usuários do Hospital João Alves Filho. Só não enxerga quem não quer! Ou quem não pode?
Mas, para sorte de Francisco Gualberto, nem o próprio ou qualquer dos seus parentes próximos vai precisar sentir na pele o que o povo pobre padece no Huse (mas não Abuse!) graças à incompetência do governo que ele defende com unhas e dentes. Sorte também de Marcelo Déda, Rogério Carvalho e de toda a pomposa nomenclatura governamental.
Afinal, não sendo idiotas e com os altos salários (além de outras interessantes vantagens) que recebem do Estado, eles vão querer distância dos hospitais públicos de Sergipe, hoje transformados em verdadeiros chiqueiros. Quanto ao resto dos mortais...
  • PS: Não cola tentar culpar a dengue pelo caos de agora e de sempre. A epidemia apenas agravou o que já era imprestável.

Nenhum comentário: