Quarta-feira, 05.03.2008 - Ano II - Edição Número 235

NADA COMO TER BONS AMIGOS
Depois da fantasiosa licitação para escolher as empresas de publicidade e propaganda que realmente interessavam, a ponta de um garboso iceberg desfralda-se no mar de mazelas do governo da mudança. Trata-se da concentração numa única empresa de toda a produção de vídeo da Secretaria Estadual de Comunicação. Uma verba para lá de milionária! Deve ser apenas obra do acaso, mas a produtora de RTV preferida do governo da mudança trabalha para Marcelo Déda desde a primeira campanha dele (2000) a prefeitura de Aracaju. De lá para cá, petistas e comunistas tornaram-se clientes cativos da empresa. Com a ascensão do prefeito-candidato Edvaldo Nogueira ao cargo (2006), a WG Produções perdeu por um breve período a exclusividade. A verba para a produção passou a ser dividida, mesmo que timidamente, com outras produtoras. Depois de um tempo, ainda não se sabe por que, tudo voltou ao “normal”. Antes de Marcelo Déda, a prefeitura de Aracaju e o governo estadual usavam seis diferentes produtoras, de proprietários distintos, para gravar, editar e finalizar material de RTV. Com a chegada dele ao poder, toda a produção passou a ser concentrada apenas na menina dos olhos! A relação da WG Produções com os clientes é generosamente recíproca. Nos primeiros meses de 2007, por exemplo, um núcleo da agência Quê Comunicação, que prestava consultoria informal ao governo da mudança, funcionou dentro da produtora. “Vencedora” da licitação de faz-de-conta realizada no ano passado, a agência se instalou em Sergipe à Rua Engenheiro Jorge de Oliveira Neto, 650, Coroa do Meio. Como uma mão lava a outra, o imóvel pertence à família do sócio-proprietário da WG Produções. Só com a reforma da casa, para adaptá-la ao gosto dos parceiros, gastou-se cerca de R$ 350 mil. Neste exato momento, visando exterminar de vez a concorrência e consolidar a concentração da produção de vídeo oficial sob seu total controle, a WG Produções constrói secretamente um outro prédio nas proximidades da atual sede da empresa e negocia no exterior a compra de equipamentos de última geração. A idéia é ter dois pólos de produção altamente modernos competindo entre si. Um atenderia ao governo da mudança; o outro seria usado para produzir a campanha de Foguinho à reeleição. A posteriori, no caso da vitória dele, estaria também garantido o atendimento aparte à prefeitura de Aracaju.

Alguns rápidos questionamentos:

  • Por que Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira fazem questão de concentrar a produção de RTV numa única empresa – exatamente a que os atende desde sempre, inclusive nas campanhas eleitorais – se há no mercado sete outras produtoras com recursos técnicos e humanos similares?
  • Por que, mesmo a contragosto, a secretária Eloísa Galdino se vê obrigada a exigir das agências “vencedoras” da fajuta licitação que usem somente a WG Produções para formatar toda a mídia da Secom? Se o objetivo era concentrar, por que não promoveu licitação exclusiva para contratar uma produtora?
  • Existe contrato de prestação de serviço entre a Secom e a WG Produções? Se há, qual é o valor médio mensal repassado à empresa? Quanto foi repassado em 2007?
  • Qual foi o real valor pago pelo PT a WG Produções pelos serviços de RTV da campanha de Marcelo Déda ao governo? Como e quando a conta foi paga? Onde estão os recibos?
  • A WG Produções realiza algum outro tipo de serviço para o PT ou para o governo da mudança? Se existe, qual é e quanto custa? Há contrato formalizando o atendimento?
  • Que motivos contribuíram para o secretário de Comunicação da PMA, jornalista Carlos Cauê, desistir de usar outras produtoras locais e contratar a WG Produções com exclusividade para realizar 45 filmes sobre a administração comunista da Capital?
  • Poderia Carlos Cauê adiantar onde o PCdoB pretende instalar o comitê de comunicação e a produção de mídia da campanha de reeleição do prefeito-candidato Edvaldo Nogueira? Quanto pretende investir na empreitada? Quem vai financiar?

É esperar para ver se alguém da transparente Secom do governo da mudança e da prestimosa Secom da PMA se dignará a aplacar tantas e tamanhas dúvidas!

Um comentário:

Anônimo disse...

visitei o blog pela primeira vez e não deixei de perceber o assunto colocado a respeito da produtora de vídeo WG, que me deixou um pouco triste ou perplexo com a falta de atitude dos empresários do ramo de produções de vídeo do estado de sergipe, que vê o governo do estado e a prefeitura da capital direcionando todo o dinheiro destinado a produções de vídeo para uma e exclusiva produtora de vídeo a WG.
OU os empresários não pagam os seus impostos ou estão morrendo de medo de uma represália desse governo falastrão, que no meu vêr não respeita quem vive onestamente pagando os seus impostos gerando imprego fazendo a cidade crescer dignamente simples mente pra gerar ai um caixa dois no mínimo.
fica o aviso pra quem é empresário: denuciem no ministério publico urgente, corram atráz daquilo que vocês tem direito de concorrer, ganhar e execultar o serviço.