O CHORO PETRALHA E OS INCAUTOS
O Brasil é o País da Piada Pronta, como diz o humorista José Simão! Parcela boa dos brasileiros – estou nela incluso – quer Mula Lava Jato do Acarajé na cadeia. Mas existe um detalhe indissociável ao ato de prendê-lo: a Lei Penal precisa ser cumprida, a bem da legalidade institucional.
Os petralhas estão chorosos, porquanto a Presidência da República, aquela maravilhosa “bocarra”, começa a lhes escapar das mãos. Semana passada, o chefe da quadrilha do Mensalão, José Dirceu de Oliveira e Silva, num caradurismo próprio de bandidos contumazes, disse sem rodeios: “Como vocês sabem, nós vamos retomar o governo do Brasil (…) O povo está conosco e nós vamos voltar”. Ai, ai… A condenação na Justiça parece ser um grave empecilho!
Por outro lado, os incautos da direita sem beira ou eira, perdidos no fogo cruzado das pesquisas de opinião onde Mula Lava Jato do Acarajé desponta no topo das preferências – “topado”, como se diz aqui no Nordeste –, concordam ser a prisão a única alternativa viável para impedir o vagabundo de concorrer [e, quem sabe, ganhar]. Mas existe um detalhe indissociável ao ato de prender qualquer pessoa, incluindo um bandido como ele: a Lei Penal precisa ser cumprida, conforme preconiza o Estado Democrático de Direito.
No caso do triplex, falta a tal da “materialidade”, a prova concreta a ligar o apedeuta ao imóvel. Sérgio Moro se baseou no disse me disse das delações e na “intuição” dos procuradores para aplicar nove anos e seis meses ao vigarista petralha. De quebra, o condenou a 19 anos longe de cargos públicos. Tudo muito lindo, mas inconsistente…
Sem dúvida, diante do reiterado mau comportamento do ex-presidente e do seu homérico histórico de patifarias, motivos outros há de sobra para mandá-lo para o xilindró, incluindo a famosa “obstrução da Justiça” e o enriquecimento ilícito. Tudo ao seu tempo. No caso em voga, aos “garotos de Curitiba” tem sobrado ligeireza, tenacidade e vontade de fazer, digamos assim, justiça! A falta a “robustez documental”, contudo, atrapalha.
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região, responsável por reformar a sentença de Sérgio Moro, dirá por fim quem está com a razão, se a defesa de Mula Java Jato do Acarajé ou se quem o acusa. A Justiça funciona assim, para evitar abusos.
Por enquanto, aos brasileiros nascidos sob o signo do hilário, resta-nos rir de nós mesmos! Rir até da assertiva de Sérgio Moro de não mandar prender Mula Lava Jato do Acarajé pois isso causaria trauma à Nação. Me bata um abacate, seu juiz…
#SantaDanação #BrilMostraSuaCar



Nenhum comentário: