AFINAL, DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
A imprensa de Sergipe tem dois problemas patológicos. O primeiro – e, certamente, o mais grave! – é a completa falta de miolo na cabeça de parte expressiva dos tais “formadores” de opinião. O segundo – não menos grave! – decorre da dependência [neste sentido, em sua maioria quase absoluta] das benesses de governos [estadual e prefeituras] e dos políticos.
Quem lê o calhamaço “1914/1918 – A História da Primeira Guerra Mundial”, do historiador inglês David Stevenson, encontra a definição do chamado “espírito de nação”. Em resumo: “Todos os jornais liderais e alguns unionistas [anti-governo] opunham-se à intervenção [guerra] (…) Porém, quando a Alemanha ameaçou a Bélgica e a França (…) o ‘Manchester Guardian’ [e os outros jornais], até então neutro, achou que agora, que a Inglaterra havia entrado no conflito, o que importava era vencer, mesmo que algum questionamento se fizesse necessário [p. 38]”.
Quando setores da imprensa de Sergipe, em conluio com os petralhas e outras chorosas e sedentas viúvas do poder, faz campanha aberta contra o presidente Temerário, trabalha contra os interesses do povo sergipano. Esses setores, aliás, por incapazes, não formulam para externar opinião, apenas reproduzem o que lhes chega através de quem os “estimula”, seja por interesses financeiros ou meramente os eleitorais. A ignorância junta-se ao desejo de sorver algumas migalhas.
Na verdade, os fatos comprovam, em um ano e um mês de governo, goste-se ou não do mandatário da República, Sergipe foi muito prestigiado, de uma forma como jamais fora, frise-se. Conforme informou o deputado federal André Moura semana passada, estão alocados – e parte disso já foi repassada para o governo de Jackson Barreto e prefeituras, incluindo a de Aracaju – mais de R$ 480 milhões, um pouco menos que o valor emprestado pelo governo sergipano desde 2012 via Proinveste, com resultados até o momento pífios em termos de realizações.
Entre o imenso volume de recursos estão os R$ 7 milhões liberados semana passada por André Moura para resgatar da inércia o Hospital Cirurgia, que finalmente poderá concluir a expansão do atendimento oncológico – um caos para quem é pobre e tem de viajar a Alagoas ou Bahia para receber tratamento – e implantar uma nova ala de UTI, com 20 leitos, o que significa um aumento de 20% no total de leitos de UTI hoje à disposição da população em todos os hospitais de Sergipe, para se ter uma noção de quanto estamos mal servidos no sistema estadual de saúde.
Portanto, quem torce para o presidente Temerário cair trabalha contra Sergipe – e nisso há também um misto de inveja e de preconceito contra o líder do governo no Congresso Nacional, afinal, todos os benefícios agora destinados ao Estado só foram possíveis porque André Moura hoje figura entre os homens fortes de Michel Temer, com poder comparável apenas ao de outro sergipano, o jornalista Lourival Fontes, junto a Getúlio Vargas [quem quiser saber mais que estude a história do seu País].
Resta, assim, a pergunta: de que lado você está? Setores da imprensa de Sergipe trabalham abertamente para depor o presidente. Quem compra jornal, prestigia sites e blogs e dá audiência aos programas matinais de rádio contrários a Michel Temer acaba colaborando com essa turba nesta guerra. A máxima do ‘Manchester Guardian’ em 1914 continua válida para nós hoje: importa a Sergipe vencer e se desenvolver.
Por que derrubar um governo que nos prestigia como nunca na história sergipana? E então, de que lado você está?

Nenhum comentário: