INOVAÇÕES DO ALÉM, BEM ALÉM
Estou estupefato com a atualidade “técnica” – e por que não dizer, até “filosófica” – da Secretaria de Comunicação do Governo de Sergipe. Ao apresentar a assessores as estratégias de comunicação para a gestão de Jackson Barreto, o jornalista Sales Neto caprichou no linguajar: “O governo quer buscar no presente a construção do futuro, através de um trabalho integrado, transversal, preservando as conquistas das políticas públicas, mas que venha a ampliar a inclusão social”.
Transversal? Sim, “transversal”, adjetivo de dois gêneros e substantivo feminino – do Aurélio: “Que atravessa algo tendo alguma coisa como referente, não obrigatoriamente na oblíqua.”
A comunicação é uma ciência multidisciplinar, por envolver diferentes áreas do saber. Então, pode rolar de tudo. Sabe-se que comunicar significa, também, “desempenhar, de forma transversal, um papel fundamental na formação, difusão e identificação das tendências socioculturais”, como ensina a pós-doutora Janiene dos Santos e Silva, da Escola de Comunicação e Arte da USP. Detalhe: Trata-se de ferramental usado para investigar tendências de comportamento e consumo.
Talvez Sales Neto tenha confundido alhos com bugalhos, e pensado com os botões: “Falar bonito ajuda na, digamos, conceituação de ideias.” Hoje mesmo vou ao Centro Espírita, onde é comum ouvir referências à “Transversalidade da Comunicação”. Já nas faculdades de Comunicação...
De fato, formatar e planejar estratégias de comunicação requer definições relacionadas às tendências aplicáveis ao processo para compreender como elas (as tendências) podem interagir. Trocando em miúdos: sacar o desejo do povo para atirar certeiro no alvo.
Seria, portanto, um salto quântico na comunicação governamental sergipense se, de agora em diante, ela tiver a estratégia configurada por meio do magnífico “trabalho integrado, transversal”. Será que vamos precisar usar óculos 3D para enxergar com perfeição essa maravilha salesiana?
A “transversalidade comunicacional” do secretário Sales Neto ainda vai dar muitos panos para as mangas. Creiam! ‪#‎Uia‬
– – – – – – – – – – – –
Por David Leite ©2015 | 03/03 às 18h50 | Reprodução permitida, se citada a fonte | Com informações da imprensa e fontes de pesquisa.

Nenhum comentário: