ENTREVISTA | JOÃO FONTES 
Ex-deputado pelo PT até 2006, o empresário João Fontes é conhecido dos sergipanos pela independência de suas posições políticas e, em especial, pela contundência das palavras. Fiz questão de convidá-lo para abrir esta série de entrevistas que #VerdadesQueIncomodam fará neste período de campanha, como forma de contribuir para o debate de ideias e, acima de tudo, buscar se inteirar dos bastidores da política. A série de entrevista é denominada de Abra-O-Olho, que também é o nome deste blog que mantenho desde 2007. A seguir, um resumo da entrevista (são aproximadamente 17 minutos, que você ouve no link abaixo) com o ex-petista João Fontes, um dos signatários, quando esteve deputado federal, da Lei da Ficha Lima.

“O SENADOR VALADARES ESTEVE COM SUKITA PARA
TRATAR SOBRE A CANDIDATURA DO EX-PREFEITO”
Claro que o tema do momento, a prisão e soltura do capelense Manoel Messias dos Santos (vulgo Sukita), não poderia deixar de figurar numa entrevista com João Fontes, cujos ex-companheiros de partido, José Dirceu e José Genoíno, hoje repousam na cadeia da Papuda (DF). Mais ainda por ter ele sido, juntamente a deputada pelo PSB Luíza Erundina (ex-prefeita de São Paulo, pelo PT), um dos signatários da lei que hoje tenta impedir a presença de mal políticos na vida pública do País.
Aliás, o controvertido Manoel Sukita revelou numa entrevista ao Cinform desta semana alguns fatos muito interessantes. O mais peculiar deles é que, ao chegar ao presídio onde ficou por 40 dias e quarenta noites, o ex-prefeito, acusado de meter a mão no erário capelense, foi julgado pelos colegas de detenção, para ser aceito. Detalhe: foi aprovado pela cambada de todos os pavilhões. O que o fato sugere? No meu entender – e João Fontes diz o que pensa sobre isso –, a turma da bandidagem sabe reconhecer um grande líder. A malandragem se respeita...
Voltado à entrevista... João Fontes se disse intrigado com o fato de o senador Antônio Carlos Valadares não ter visitado o ex-vice-presidente do PSB na prisão e, somente depois de duros recados de Manoel Sukita, de que abriria a boca, percebeu que não poderia ignorar o caso, que ao fim e ao cabo, promete ser explosivo. Mesmo que o próprio senador negue, e isso seja reverberado por segmentos da imprensa, a verdade é que ele esteve sexta-feira (de modo quase invisível) com o correligionário, conforme afirmou o próprio Manoel Sukita ao ex-deputado.
João Fontes não acredita que o PSB tenha condição de negar legenda a Manoel Sukita para que seja candidato a deputado estadual pelo fato de haver uma ligação estreita dele com a cúpula do partido em Sergipe, a quem representava publicamente. Ao Cinform, o ex-prefeito até afirmou ser ele mesmo e o deputado Valadares filho dois “patrimônios” do partido. Mas, se o PSB o fizer, estaria a endossar um político que a Justiça autorizou prender – e depois, a soltar – sob severas acusações de uso indevido do dinheiro público. O ex-deputado também acha estranho que o povo de Capela esteja se mobilizando para um ato de desagravo que o ex-prefeito organiza no próximo sábado, com o qual espera reunir 50 mil pessoas. Haveria até uma missa católica na programação.
O ex-deputado petista, que foi expulso do partido por divergir da conduta da agremiação no Congresso à época do Mensalão, também fala sobre a queda de Dilma Rousseff nas pesquisas e como isso pode influir no quadro eleitoral sergipano, trata sobre a falta de renovação política e de novas lideranças em Sergipe e deixa um recado perturbador à imprensa: “Não podemos ter aqui uma imprensa que silencie à malandragem. A imprensa é para informa, e não para deformar os fatos. Acho que Manoel Sukita é um péssimo cliente para quem deseja entrar no campo da assessoria política”. E q1ual comunicador social ousaria trabalhar para o ex-prefeito?
Ouçamos a entrevista...


- - - - - -
Por David Leite ©2014 | 23/07 às 10h40 | Reprodução permitida, se citada a fonte.
#Curta #Comente #Compartilhe

Nenhum comentário: