...
  Este blog está censurado pelo governador Marcelo Deda 
Sexta-feira, 25 de Junho de 2010 – 11h05
...
  Micareta Picareta  
Irritado com a divulgação da provável cassação,
Marcelo Deda tenta livra-se da pecha de Ficha Suja
Nesta quinta-feira, durante o encontro partidário do PT sergipano, Dilma Rousseff foi perguntada por um repórter da Folha de S. Paulo sobre a possibilidade de inelegibilidade de Marcelo Deda em virtude da “Micareta Picareta*” –havia no questionamento certa insinuação de que o apoio do governador de Sergipe poderia trazer-lhe algum prejuízo.
Quando a candidata do PT ia responder, Marcelo Deda tentou pegar o microfone. Ela não permitiu. Dilma Rousseff respondeu que houve arquivamento do processo no TRE. Insistindo, o governador conseguiu falar: “No dia de São João, a FSP me faz uma provocação e sair sem minha resposta? Nem lascando! A pergunta tem que ser dirigida a mim, porque a ministra Dilma não tem responsabilidade por algum processo que eu possa estar respondendo...”.
Para Marcelo Deda, ele não é acusado sequer de ter pregado um cartaz em muro de cemitério e que, se for condenado, é o diploma de 2006 que estará em questão. Já o processo seria fruto de ações dos adversários políticos ao transformar inaugurações da Prefeitura de Aracaju em pré-campanha eleitoral. “Vocês sabem que o conceito de ficha suja não se aplica a mim. O Brasil me conhece. É uma forçação de barra injusta, antiética”.
Esse junino bafafá começou um dia antes com uma provocação da revista Veja**, reverberada por mim no Twitter. Na versão online, o semanário dizia: “Dilma vai à Convenção de ficha suja sub judice”. Bastou isso para os governistas entrarem em pânico. Após várias “respostas” de assessores, o próprio governador tratou de tentar explicar o quase inexplicável (click na imagem para ampliar):
Como se vê, toda essa irritação do governador Marcelo Deda e da turma governista, travestida de aparente calma, ocorre pelo fato de estarem todos –repito, todos– sumamente aperreados com a possibilidade iminente de cassação! A candidatura de Marcelo Deda à reeleição, a bem da verdade, não depende de qualquer decisão judicial agora. No entanto, a depender de como seja julgado o processo da “Micareta Picareta”, ainda em tramitação, caso o governador seja condenado lá adiante (como ocorreu com outros gestores), o registro dele será imediatamente cassado.
...
Tal situação, em tese neste momento, ocorreria em função da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de negar registro à candidatura de políticos condenados pelos crimes previstos na Lei Ficha Limpa, em decisões de qualquer tribunal, mesmo que tenham sido sentenciados antes da promulgação da lei, em 7 de junho. Assim, mesmo negando, Marcelo Deda pode vir a torna-se mais um político ficha suja... triste sina!
...
(*) “Micareta Picareta” revista Veja de 10/05/2006: impunidade afrontosa (http://veja.abril.com.br/100506/p_054.html)
(**) “Dilma vai à Convenção de ficha suja sub judice”: (http://bit.ly/b58UU5)

Nenhum comentário: